SEGUIDORES

terça-feira, 24 de maio de 2016

Sobre Consciência...

Existe um frase que gosto muito e diz assim: 
"A Consciência é o melhor livro de conduta e o que menos se consulta.." 
Acho que quando Blaise Pascal inspirou-se para escrever estas palavras, quis dizer que, as pessoas falam aquilo que lhes vem a cabeça, a maioria não filtra e não se coloca em nenhum momento, no lugar de quem falam...ao longo da minha existência, já vi de tudo...pessoas que falam de outras por "n" motivos mas, tem um tipo de pessoa que fala dos outros porque confunde a liberdade e confiança que conquistou, até mesmo quando se oferece o mínimo gesto de simpatia, faz com que certas pessoas confundam comportamentos, sentimentos e acima de tudo, intenções...e com isso, estragam histórias que poderiam ser o máximo e afastam de si, gente que realmente vale à pena ter por perto...

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndroma do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A dedicação exagerada à atividade profissional ou a soma de muitos empregos e metas dentro do trabalho são característica marcantes de Burnout, mas não as únicas. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação.; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Área da Saúde, Segurança Pública, setor bancário, Educação, Cartorários, Tecnologia da informação, Gerentes de Projetos, profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários.
Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.
Trabalhadores da área de saúde são frequentemente propensos ao burnout.
O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.
Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.
Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.
O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.
Recomendações
* Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;
* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

Fonte: Internet