SEGUIDORES

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Auto-Estima: Você se valoriza?



"A sua auto-estima está ligada ao valor pessoal, isto é, o quanto você se valoriza ou não. Em outras palavras, é o quanto você se sente bem consigo mesmo.
Aprendemos a medir o nosso valor pessoal pelo tamanho da conta bancária, dos cargos, títulos, status, conhecimentos, inteligência e padrão de beleza física.
Através desses atributos, passamos a maior parte de nossas vidas nos comparando com os outros. Desta forma, se você não possuir esses atributos, não se sentirá bem, não terá uma boa auto-estima.
No meu entender, valorizar-se verdadeiramente não tem nada a ver com os outros, mas somente consigo mesmo.

Veja o caso da cirurgia plástica. Na verdade, a plástica não garante necessariamente uma boa auto-estima, pois quem não gosta de si continuará se vendo negativamente.
Neste aspecto, a plástica não foi feita para gerar auto-estima, mas, sim, para celebrar a auto-estima que já existe dentro de você. Portanto, valorizar-se é algo interno, uma conquista, um trabalho interior, é esse trato amistoso consigo mesmo. Ou seja, é ter um profundo respeito e apreço por si, sendo verdadeiro acima de tudo, amigo de si mesmo, ficando sempre de seu lado, principalmente diante das críticas alheias.

Também é não se criticar ou, condenar-se o tempo todo quando de erros; é se perdoar, não guardando mágoas, ressentimentos de si mesmo quando algo dá errado em sua vida.
Enfim, é ser verdadeiro, honesto com você, aprendendo a dizer não diante de um
pedido que você não está a fim de aceitar ou que irá de alguma forma lhe prejudicar.
Ser honesto é ser íntegro, inteiro, é não ficar dividido odiando o seu trabalho, sua profissão, mas continuando a exercê-la; é deixar de conviver com um parceiro tóxico, desqualificador, que a destrata, humilha, agride-a física e/ou verbalmente. São exemplos do quanto você não está sendo honesto, íntegro, consigo mesmo."
Autor:Osvaldo Shimoda

Penso que "estarmos bem" é algo que vem de dentro para fora, não depende de nada ou de ninguém....ou seja, primeiro devemos nos aceitar, entender nossos limites, nossas provações,fraquezas e procurar equilibrar tudo isso, a fim de não perdemos o foco, o valor, a satisfação em si mesmo...acredito que somente desta maneira, conseguiremos atrair coisas, situações e pessoas boas para nossa vida...o que acaba sendo uma consequência do equilibrio de nossa auto-estima...
Fábia Yves

Nenhum comentário: