SEGUIDORES

terça-feira, 21 de abril de 2015

Tiradentes em 2015

Já falei sobre Tiradentes em outra ocasião do dia 21 de Abril, então ,para não ser redundante, lanço a pergunta: O que de fato ele fez para merecer que este dia tenha se tornado um feriado nacional?
Foi o líder da inconfidência mineira, de certo - é a primeira resposta que vem a cabeça de cada um - mesmo porque foi o que aprendemos na escola. Mas, vou além ...O que isso significa?
Bem,na segunda metade do século XVIII, nosso país vivia um caos ( não muito diferente de hoje ...risos) mas para piorar, ainda éramos uma colonia de Portugal - já esgotada ,quase desnuda de tão saqueada  pelos governantes portugueses. Foi então que um tal de Joaquim José da Silva Xavier,popularmente conhecido como Tiradentes ,cansado das posturas arbitrárias do governo que a cada dia arrasava mais com o povo ( coincidência com os dias atuais não?! ) se juntou ao movimento que tinha o objetivo de libertar o Brasil de Portugal, desenvolver a indústria no país e outras metas pertinentes ao próprio estado de Minas.
Embora não tenha sido o fundador da causa, foi certamente quem mais aderiu e brigou pela libertação do nosso país e esta batalha  lhe custou a própria vida.
Fico aqui conjecturando...o que Tiradentes diria do Brasil de hoje? qual seria sua postura frente ao nosso governo republicano? onde deu sua vida por isso?
Onde estamos errando meu povo?

Nenhum comentário: