SEGUIDORES

quinta-feira, 17 de maio de 2018

CARPE DIEM

Ganhei este texto do amigo CM e mais uma vez , impossível não compartilhar..Sempre gostei do que entendia desta palavra 'Carpe Diem' - sabia que vinha do Latim e significava algo como "aproveite o momento"  mas não sabia que era derivada de um poema de Horácio...
Uma dose de conhecimento para nós! 

"Carpe Diem É também utilizada como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
Vindo da decadência do império Romano o termo Carpe diem era dito para retratar o “cada um por si”, devido o império estar se desfazendo, naquele momento a visão de que cada dia poderia ser realmente o último era retratado pela frase que hoje é utilizada como uma coisa boa, porém sua origem vem do desespero da destruição de um grande império antigo.
No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, o personagem de Robin Williams, Professor Keating, utiliza-a assim:
“Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurrar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? – Carpe – ouve? – Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas.”
O poema relacionado à ideia de Carpe Diem, de autoria de Walt Whitman, utilizado como mote no filme:
Aproveita o dia (Walt Whitman)
Aproveita o dia,
Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo.
Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
Valorize a beleza das coisas simples, se pode fazer poesia bela, sobre as pequenas coisas.
Não atraiçoes tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda a diante.
Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permitas que a vida se passe sem teres vivido…"

Walter Whitman (1819 – 1892) foi um jornalista, ensaísta e poeta americano considerado o “pai do verso livre” e o grande poeta da revolução americana.
Fonte:https://www.pensarcontemporaneo.com/3561-2/

domingo, 6 de maio de 2018

Sobre Gasparetto...Sobre Espiritismo e eu...




Nunca fui seguidora de Gasparetto. Sempre considerei suas ideias de "modernizar" o espiritismo muito àquem do que acredito. Para ele, a Doutrina Espírita pregava um moralismo que inibia a discussão sobre sexo e dinheiro que lhe inspirava uma falsa moralidade. Segundo ele, esse conservadorismo nos impedia de transmitir a liberdade dos ensinamentos. 

Contudo, não posso negar que lá no começo da sua trajetória dentro da doutrina, era alguém que inegavelmente contribuiu para o crescimento do espiritismo - até o próprio Chico Xavier lhe mostrou quem eram os pintores que o inspirava.
Gasparetto ficou conhecido aos 13 anos quando supostamente havia pintado um quadro sobre a influência do espírito de Claude Monet. Esse acontecimento incrível o levou até Chico Xavier que lhe explicou que não só Monet mas outros pintores pintavam através de seu intermédio, como Renoir, Da Vinci, Rembrant e outros...
Porém, conforme foi ficando famoso, Luis Antonio Gasparetto foi criando suas próprias ideias a cerca da Doutrina , sendo severamente criticado e criticando inclusive Allan Kardec. Eu era criança quando comecei a ler  à respeito. Como ainda não seguia a doutrina, os via - à todos como alienados. 
Como me tornei Kardeccista?
Bem, eu não acreditava em nada disso...até que, aos 18 anos sonhei com a morte do meu namorado na época.,, Acordei chorando copiosamente....meus pais foram correndo ao meu quarto e ao explicar o sonho onde alguém me dizia  : " só viemos lhe avisar que, a Missão dele acabou, em breve retornará ao plano espiritual e você terá que se preparar para a despedida".
Lembro que minha mãe falou: " imagine filha, quando sonhamos que alguém vai morrer é porque vai viver muito! " - De certa forma, ela estava certa pois, ele vive eternamente mas, como espírito. Faleceu duas semanas após meu sonho.
Após esta experiência, sofri muito...viajei por dois anos. Até que uma tia que amo chamada Vanea, que mora lá no Ceará - onde eu estava naquele momento - observando meu sofrimento, levou-me a um Centro Kardeccista. Confesso que fui mais para agradá-la. Não gostava dessas coisas.  E então, fui conduzida a uma sala com uma mesa e toalha branca, pessoas que jamais vi na vida e um senhor de bastante idade, Anisio era seu nome. Pediu que eu sentasse em uma cadeira e que eleva-se meu pensamento em Jesus. Eu estava era com medo daquilo, confesso. Mas, me mantive séria, incrédula para aquele teatro esquisito. Até que....
Um médium recebeu uma entidade... - quase saí correndo! mas, por algum motivo, fiquei. Então, veio a prova mais inacreditável  que poderia ter recebido na vida:
- só vim aqui para falar para ela que o LUCIANO  está sendo assistido, porém, não consegue fazer o desligamento dos fios que o liga à você porque não suporta te ver sofrendo tanto, desistindo de viver...por favor, volte a viver minha filha, assim, você o faz sofrer também e o impede de seguir "
Lágrimas grossas corriam pela minha face. Eu não disse uma palavra. Como aquele homem que nunca vi na vida, sabia de tudo? nem mesmo minha tia sabia o nome dele porque sempre o chamei pelo apelido.
À partir deste dia, mergulhei nos estudos kardecicstas. Descobri que era médium auditiva e desde então, sigo a doutrina, procurando melhorar, evoluir e a ter paciência frente a todas as provações da vida.

Por fim, sobre Gasparetto,  desejo que lá no plano espiritual , ele se reencontre e encontre com a nossa doutrina do jeitinho que ela sempre foi... sem interesses comerciais e afins.



"O fim só existe para quem não percebe o recomeço" (...) Gasparetto

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Tu te torna responsável por aquilo que cativas





Gosto muito desta célebre frase:
  “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. 
Porém, como acredito que o 'eterno'  é tempo demais, prefiro falar que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos...se será eterno ou não, só o tempo dirá. E isso vale para tudo na vida: sobre aquele bichinho de estimação que ganhamos no Natal, sobre o Diploma que conquistamos, sobre as amizades que ganhamos e sentimentos que despertamos no próximo...

O autor - que também era piloto de aviões, escreveu esta obra linda que é 
' O Pequeno Príncipe ' e embalou a imaginação de muita gente na infância - inclusive a minha e não se sabe ao certo quem ou o quê o inspirou. 
Mas é de uma sensibilidade tão intensa que, podemos tirar um monte de frases do livro e trazê-las para nossa vida, pensamentos escritos por ele em 1941 e continuam  tão atuais .

Para poquissimas pessoas em minha vida eu falei sobre as frases de Antoine de Saint- Exupéry porque são representações do que eu sou e sinto. 
Hoje, vou dividir com vocês pois esse negócio de guardar o que a gente sente, não está com nada! ( risos )

"Só se vê bem com a coração, as coisas essenciais são invisí­veis para os olhos”.
“Foi o tempo que dedicastes à  tua rosa que fez tua rosa tão importante.” 
“É preciso que eu suporte duas ou três lagartas, se eu quiser conhecer as borboletas.”
“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte”
"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo"
"É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila."
"Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão"
"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência."
"O que nos salva é dar um passo e outro ainda."
"É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não
deu certo..."
"Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz!"
"Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura, não sabe amar."
"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."
"O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."
"O homem é, acima de tudo, aquele que cria."
"As estrelas são todas iluminadas... Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?"


Reflitam...