Como
atender bem estes clientes tão exclusivos?
Antes
de falarmos sobre a melhor abordagem para o atendimento de clientes autistas,
vamos entender sobre estes pacientes tão especiais?
Autismo
é uma alteração cerebral que afeta a capacidade de comunicação em níveis
variados. Ainda não se sabe claramente os fatores que levam as crianças a
desenvolver o transtorno do Espectro Autista. Entre as possíveis causas,
encontramos anormalidades cromossômicas, fatores ambientais ,alterações
bioquímicas ,deficiência e anormalidade cognitiva de causa genética e
hereditária.
Dentre
os níveis de Autismo, encontramos os
chamados Asperger, que possuem inteligência até acima da média e fala integras,
porém, se sentem muito desconfortáveis com contatos físicos e estabelecimento
de relações à o grupo que apresenta atraso ou falta de linguagem verbal,
possuem comportamentos inflexíveis, alto nível de estresse e resistência para
mudar de foco ou atividade, apresentam também uma enorme limitação em iniciar
uma interação com desconhecidos e quase nunca responde as tentativas dos
outros. Em alguns casos, soma-se ainda a seus maneirismos – que são
comportamentos motores repetitivos como agitar ou torcer as mãos, por exemplo.
E
como devemos atender a estes pacientes hipesensíveis?
Em
primeiro lugar, conversar com seus acompanhantes, afim de identificar a melhor
abordagem para atender o cliente. O ideal é fazer o atendimento em algum
ambiente calmo, sem barulho, despertar o interesse para assuntos que lhe
agradem e por fim, localizar a veia e preparar os materiais de coleta. Mantenha um contato amigável e jamais
dispense a ajuda de quem o acompanha.
“Ao
falar com o paciente, procure modular sua voz, fazendo entonações que o ajude a
identificar emoções. Gesticule de maneira a mostrar que você tem interesse em
entendê-la. Use palavras simples e curtas, expresse-se usando os olhos, boca,
nariz e corpo. Tenha paciência, dê um tempo para que ela possa processar as
informações”.
Em
caso de precisar imobilizá-la para coleta, não mude seu tom de voz, peça ajuda
de quem o acompanha. Sabemos o quanto podem ser fortes e resistentes,
desafiando nossas manobras de atendimento acolhedor, então, a dica preciosa é:
identifique onde será a feita a punção antes da necessidade de imobilizar.
Desta forma, o estresse será mínimo para o cliente, para o acompanhante e para
quem faz a coleta.
Mesmo
após o atendimento, se puder, demonstre que você se importa com a presença dele
e seja o mais simpático possível.
Abril
é o mes da Conscientização Mundial do Autismo. Não é um diagnóstico fácil,
portanto, as dificuldades do seu filho na escola, por exemplo, pode ser que não
seja uma simples preguiça de estudar, mas um pedido inconsciente de ajuda.
Por Fábia Bezerra
Biomédica, Consultora da Empresa Suzymara & Sarahyba - Auditorias e Treinamentos.
CRBM 20.338
Biomédica, Consultora da Empresa Suzymara & Sarahyba - Auditorias e Treinamentos.
CRBM 20.338
Bibliografia:
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