SEGUIDORES

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Curiosidades sobre Medicamentos

Autora: Fábia Yves

Vocês sabiam que não podemos tomar leite com Antibiótico?!!! e sabem por quê?
O leite possue Cálcio que reage com o antibiótico, formando uma substância chamada quelato e esta ,torna-se um composto insolúvel, fazendo com que o fármaco perca 100% da sua ação!!!!
Alimentar-se também não pode!! A Repleção (quantidade de alimento ingerido no estômago) também alteram a absorção do medicamento!!! Se você tem problemas de estômago, converse com seu médico,ele te orientará.

Para você ter uma maior eficácia na absorção dos seus medicamentos aprenda que: Os fármacos tem maior absorção em ambientes propícios,por exemplo, um medicamento ácido ( ex: Antiflamatórios), tem maior absorção em meio ácido ( estômago) ,então, se você tomar com um suco cítrico, a absorção será muito maior!!!
O mesmo vale para medicamentos básicos,que são mais absorvidos em ambiente básico( duodeno -intestino delgado). Então,sempre que estiver com uma receita em mãos, pergunte: Este medicamento é ácido ou básico doutor?!
E terá mais sucesso nos seus resultados!!!!!!
e...
SAÚDE à todooooos!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de ser um post antigo, posto aqui minha contrariedade dele.
O que você diz tem fundos de verdade, mas não podemos generalizar nenhuma destas informações.
Por exemplo, apenas os antibióticos da classe das tetraciclinas, tem capacidade de formar quelatos com ions de cálcio. Os demais podem ser tomados com leite.
Nem todos os medicamentos deve ser tomados com o estômago vazio, pelo contrário, tem medicamentos que o aconselhável é tomar de estômago cheio.
Entre outras coisas...
E um detalhe importante... quem entende de medicamentos é o profissional farmacêutico, então na dúvida procure-o.