Adolescentes, especialmente do sexo feminino, que bebem grandes quantidades de álcool de uma só vez podem danificar a parte do cérebro que controla a memória e a percepção espacial, de acordo com um estudo americano. Os cérebros de jovens mulheres são mais vulneráveis aos danos causados pelo álcool porque se desenvolvem mais cedo que os dos homens.
Por isso, segundo a pesquisa publicada em Alcoholism: Clinical and Experimental Research, aquelas que bebem demais em um curto espaço de tempo podem acabar tendo problemas ao dirigir, jogar esportes com movimentos complexos, usar mapas e ao tentar lembrar o caminho para os lugares.
Testes
Os pesquisadores de diversas universidades dos Estados Unidos fizeram testes neuropsicológicos e de memória espacial com 95 adolescentes entre 16 e 19 anos de idade. Entre eles, 40 (27 do sexo masculino e 13 do sexo feminino) bebiam muito de uma só vez (mais de 1,5 l de cerveja ou quatro taças de vinho para mulheres ou mais de 2 l de cerveja ou uma garrafa de vinho para os homens).
Os mesmos testes foram repetidos com 31 rapazes e 24 moças que não bebiam em grandes quantidades e os resultados foram então comparados.
Tecnologia
Usando aparelhos de ressonância magnética, os pesquisadores descobriram que as adolescentes que bebiam muito tinham menos atividade em várias áreas do cérebro que as que não bebiam, durante o mesmo teste de percepção espacial.
Segundo Susan Tapert, professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia e autora do estudo, estas diferenças na atividade cerebral podem afetar negativamente outras funções, como concentração e o tipo de memória usado na hora de fazer cálculos, o que também seria fundamental para o pensamento lógico e capacidade de raciocínio.
Já os jovens rapazes não teriam sido afetados da mesma forma, de acordo com Tapert. “Os adolescentes que bebiam demais mostraram alguma anormalidade, mas menos, na comparação com os rapazes que não bebiam. Isso indica que as jovens do sexo feminino são particularmente vulneráveis aos efeitos negativos do excesso de álcool”.
Fonte: Portal do Biomédico
P.S. Pergunta para as mulheres da minha idade: Alguém se perde muito hoje em dia?? kkkkkkk
Bem,em minha opinião, que já fui uma adolescente normal,achei legal esta matéria porque serve de 'alerta' para as meninas que "acham" que beber é ser popular,adulta e/ou sex. Apenas prova que,no futuro, terá uma memória pobre.
O lema é viver o presente? concordo. Mas, sabem mesmo o que te fará popular,adulta e sex? Ser simpática,solícita,inteligente( ler de tudo um pouco),ter bom senso na hora de comer, se vestir de acordo com seu peso,altura e padrão de vida,nada de cabelos com cor desbotada!Se tem preguiça de tingir,nem se atreva a querer ser ruiva,loira ou ter cabelo verde.Para tudo tem que CUIDAR.
Posso dizer que minha adolescência foi memorável...tudo à seu tempo, de cada vez, no momento certo! Mas, esta já é outra história...
bjs à todas as minhas amiguinhas adolescentes!!!! e a todas as madurinhas como eu, que fizeram parte de uma das melhores épocas da minha vida!!! Amo vcs!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário