SEGUIDORES

domingo, 30 de outubro de 2011

Clostridium difficile

 Clostridium difficile é o tema da minha Tese, apresentada no último dia 26 de Outubro.
A postagem de hoje é primeiramente para agradecer à todos que fizeram parte deste projeto nos últimos 13 meses ,sem vocês eu realmente não teria conseguido!
À seguir,  fotos do dia de minha defesa e o resumo do trabalho. Aos pesquisadores que precisarem do conteúdo na íntegra, pode me solicitar ok?
RESUMO

C.difficile foi descrito pela primeira vez, na década de 1930 como parte da “microbiota intestinal normal” de crianças, mas foi identificado como causa de diarréia e colite apenas no final dos anos 70. É uma bactéria gram positiva, anaeróbia, esporulada, que vive no solo, rios, lagos, vegetais e no intestino grosso de pelo menos 5% da população de humanos sadios e é capaz de produzir uma enterotoxina e uma citotoxina, denominadas respectivamente toxina A e toxina B. Estas são responsáveis por desencadearem quadros de diarréia e/ou colite que podem evoluir desde a forma autolimitada até formas graves ou recorrentes, às vezes de difícil tratamento e com potencial de disseminação no ambiente hospitalar.
Sua ameaça se inicia quando o indivíduo encontra-se com baixa imunidade ou após exposição prévia ao uso de antimicrobianos sendo, por isso, mais prevalente no ambiente hospitalar, onde os pacientes acometidos são mais frequentemente submetidos a tratamentos com antibióticos, levando ao desequilíbrio da microbiota, fazendo com que o C. difficcile encontre ambiente propício para multiplicação e produção das toxinas. A toxina A causa aumento da secreção de fluidos por dano à mucosa através da quebra das junções intercelulares e alteração da permeabilidade e é o principal agente causador da doença. Já a toxina B é atualmente considerada a mais potente, levando à despolimerização da actina com destruição do citoesqueleto celular.
Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa, dando ênfase aos aspectos relativos aos fatores de risco, incidência e principalmente às medidas de controle e prevenção da Diarréia Associada ao C. difficile (CDAD), através da descrição de um surto ocorrido em um Hospital privado da cidade de São Paulo-SP.

PALAVRAS CHAVES: Clostridium difficile, toxinas A e B, diarréia

Minha ilustre Banca: da esquerda p/direita: Dra.Daniela, Dr.Maury e minha orientadora Dra.Dorinha


Minha irmã Tina e minha irmã do coração Irê com sua filhota linda Nicolly. Amo vcs!


Trio das super poderosas que estão comigo sempre!!!!! Vcs são essenciais na minha vida!!! da esq.p/direita: Vivi, Jessica e Déia!!!!

Minha querida amiga Bia!!!! pense em uma pessoa organizada?!!! ela é o MODELO!!! qdo crescer quero ser assim!!!! Te adoro!!!

Hora de ser sabatinada!!!! céusssss....foi mais de 1hora!!!!!

Dani, você foi um anjo comigo, suas palavras me emocionaram e suas observações, como sempre brilhantes!!sou sua fã!!!!

Minha orientadora Dorinha que  foi uma mãezona em todos os momentos!!! Ajudou em minha defesa, como minha mãe teria feito!!!! o máximoooo!!!!

Mauryzinho ( que estava 'inspirado' ! rs...) usou o tempo da minha orientadora,da Dani e o dele para fazer algumas milhares de perguntas!!! rs.....Sr."Myag" ,vai ver só viu?!!! kkkkk envenenarei seu café lá no laboratório!!!kkkk  para falar a verdade, me sinto é honrada pela sua presença e por todas as questões pertinentes que só veio à agregar meu trabalho!

Minha mana!!! e personal stylist!!!! obrigada pela força!!!!!
Depois, postarei mais fotos, inclusive daqueles que ficaram nos "bastidores" da pesquisa, me ajudando!!!!
Por enquanto é isso amigos! serei eternamente grata à todos!!!!
LEMC da UNIFESP, me aguardem em breve!!!

Nenhum comentário: