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domingo, 16 de outubro de 2011

A gentileza no ambiente de trabalho...

ADORO A EQUIPE QUE TRABALHO!!!!!

Aniversário triplo: Eu, Eli e Roberto ( Daniel -moreno- tá de "Robert" na foto rs...rs..)

Equipe nota 1000

 Primeiro dia do resto de sua nova vida Celina ( vaso na mão)!!! Bem vinda de novo!!!
E mais Aniversariantes!! USP chegou e parou aqui!!! rs...
Nossa ex-estagiária Alynezinha mega turbinada!!

Ritinha linda e mais um aninho!!!

Karina fofa!!! parabéns tb!!!

Esse povo arrasa!!!

Ri e Danizinha!!! As The best´s da Endocrinologia!!! Cadê a Fabi tb??!!

Amiga Meiga Olivinha!!! Supra sumo da Imunologia no País e minhas amiguinhas biomédicas lindas Mi e Eli!! Adoooro vcs!!! Faltou a Lú Bento nesta foto tb!!!

"Passamos a maior parte da vida no trabalho. Um dos grandes desafios do mundo moderno é transformar as oito ou dez horas diárias de trabalho em horas mais agradáveis e horas de melhoria da qualidade de vida. Muitas empresas estão fazendo programas sérios de transformar o trabalho em “fun” que em inglês quer dizer alegria, prazer.
Às vezes, programas muito complexos podem ser difíceis de ser implantados em uma empresa pequena ou média. Mesmo em grandes empresas, esses programas às vezes esbarram em uma burocracia interna impeditiva do seu sucesso.
Um programa factível e de fácil implementação é levar as pessoas da empresa a compreenderem o valor e a importância da polidez ou que chamamos de “educação ou bons modos” na empresa. Se as pessoas que compõem uma empresa, um departamento ou uma seção passarem a tratar melhor, com polidez e educação seus companheiros, o ambiente de trabalho já melhorará sensivelmente.
Tenho visto empresas onde as pessoas tratam-se com uma rudeza incrível. Falam alto demais, gritam, xingam-se uns aos outros, têm o hábito de ridicularizar erros honestos, não têm o hábito de dizer “por favor”, “com licença” e “obrigado”, ou mesmo de elogiar atitudes positivas que poderiam ver repetidas pelo reforço positivo.
É preciso que lembremos que “civilização” significa regras de comportamento mais complexas que às vezes são interpretadas como verdadeiras “frescuras” por aqueles que não compreendem o ser humano. A mesma perna de um carneiro que o primitivo “arranca” do carneiro e come com as mãos, o diplomata come com vários talheres, vinhos especiais e todo o requinte “civilizado”.


A maneira mais prática e imediata de melhorarmos o nosso ambiente de trabalho é desenvolver nas pessoas a gentileza.
Sei que o leitor pode achar isso uma grande bobagem. Mas não é. Se as pessoas forem mais gentis umas com as outras, menos agressivas e adotarem comportamentos mais civilizados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho melhorará muito. Vejo empresas em que os colaboradores não se respeitam. Gritam uns com os outros. Falam mal de clientes, fornecedores e mesmo das chefias. Não cuidam da limpeza dos sanitários. A copa é suja e mal arrumada. As mesas entulhadas.
A gentileza, tomada em seu sentido mais amplo, significa respeito às pessoas, não só no modo de falar e agir, mas no cuidado com o ambiente. Num ambiente desprovido de gentileza, não pode haver prazer no trabalho. E trabalhar sem prazer é uma semi-escravidão.
Chefes gritam com subordinados. Subordinados respondem com palavras e gestos obscenos. A falta de respeito parece ter tomado conta de muitas empresas. O ambiente fica carregado do mau humor próprio das pessoas mal educadas.
Se sua empresa encontra-se nessa situação ou a caminho dela, é preciso, com urgência reverter esse quadro, antes que seja tarde demais. Quando discuto isso com alguns empresários, diretores, chefes e colaboradores, eles me dizem “aqui nesta empresa não há solução”. É preciso não acreditar nisso e buscar rapidamente o caminho da gentileza, do respeito, da educação, da limpeza, da ordem, da estética, pois são esses os símbolos da civilização e temos que desenvolver empresas civilizadas e não rudes, grossas, desprovidas de qualquer respeito aos colaboradores, fornecedores e clientes.


Não conheço nenhum ser humano, por mais pobre e simples que seja, que não queira ser bem tratado; que não goste de ser alvo de gentilezas, de um simples “obrigado”, “por favor”, “desculpe-me” ou “com licença”. Por mais rude que seja uma pessoa, ela se curvará, no mais íntimo de seu ser, a pessoas educadas, polidas, gentis.


Uma empresa gentil atrai e fideliza clientes. Uma empresa gentil atrai e retém os melhores talentos. Uma empresa gentil aproxima fornecedores de qualidade. Experimente e verá!
Faça em sua empresa um grande esforço para disseminar a idéia da gentileza entre as pessoas.


Pense nisso. Sucesso! "
 
Autor: Prof. Luis Marins

Quem me conhece sabe: sou um poço de tranquilidade ,bom senso e equilibrio. Para me tirar do plumo, a pessoa tem que fazer muuuuito!!!!! e mesmo assim, se puder dar um boi para não entrar em uma discussão, eu dou mas, TUDO TEM LIMITE!

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