SEGUIDORES

domingo, 26 de março de 2017

Sobre Cigarro...


Cresci convivendo com fumantes...meus pais...e embora nunca tenham fumado dentro de casa, o hábito deles sempre nos incomodou muito. Claro que respeito quem quer fumar, o problema é quando perdemos pessoas que amamos por causa desse vício.
Hoje perdi um amigo muito querido, mal fez 35 anos de idade e o que começou com um enfisema pulmonar, evoluiu para um câncer de pulmão  agressivo, sem chance de recuperação... Estou muito triste...já vi dezenas de pessoas morrerem no Instituto do Câncer onde trabalhava pelo mesmo motivo,porém, quando conhecemos de perto, dói mais ainda. 

"O início vem como brincadeira. Um cigarro aqui, outro ali após o jantar e, quando percebe, você já perdeu o controle. A vontade de parar, por outro lado, é muito séria e exige esforço além de vontade firme para resistir à ansiedade que bate em alguns momentos do dia.

Segundo a psicóloga Maria Teresa Cruz Lourenço, coordenadora do grupo de apoio ao tabagista do Hospital do Câncer, a nicotina cria dependência química e também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. "Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia, abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil", afirma. Ela e outros especialistas sugerem sete truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas."


Efisema pulmonar: Falta de ar , tosse, respiração difícil, produção de muco que não melhora...estes são os sintomas mais comuns.

Sobre o câncer de pulmão:
j
Tosse, geralmente seca, com persistência por mais de três semanas, ou nos fumantes com tosse crônica quando ocorre mudança da mesma, tornando-se mais intensa ou em horários diferentes dos habituais.

Dispnéia (falta de ar) podendo estar relacionada aos esforços ou mesmo as atividades habituais como tomar banho e em alguns casos até mesmo no repouso. Geralmente surge de forma leve ocorrendo piora com o passar do tempo.

Dor torácica continua, podendo estar relacionada com os movimentos respiratórios ou com a posição.

Hemoptise, ou seja, presença de sangue no escarro, juntamente com a tosse, sintoma também bastante associado a tuberculose.

Pneumonias de repetição ou “mal curadas”.

Inchaço no pescoço ou na face.

Perda de peso importante.

Rouquidão por mais de 1 semana.  "


Sinto muito que meus pais e todas as pessoas que gosto e são fumantes, não consigam vencer esse agressor da própria saúde, este vilão que diminui sua vida a cada dia que passa...esse negócio fedido que impregna na roupa, na pele ,no cabelo , no hálito... enfim...lamento, muito, muito mesmo! 

SUGESTÕES PARA PARAR DE FUMAR:

Evite locais com muitos fumantes

Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. "Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.

Quebre a rotina

Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. "Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades", aconselha Maria Teresa.

Concentre-se em outra atividade

"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. "Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro".
Fonte: Hospital do Câncer de Barretos/  Dra.Laura Tavares/http://www.copacabanarunners.net/enfisema.html
Abaixo, alguns links de tratamentos para ajudar a parar de fumar:
https://www.jnjbrasil.com.br/home/nicorette?gclid=Cj0KEQjwzd3GBRDks7SYuNHi3JEBEiQAIm6EI7ae4MIB-QDlEY-r8ZmrXuXj9dRBAYb5FFaayknQI1saArjz8P8HAQ
https://www.farmaciaeficacia.com.br/kit-para-parar-de-fumar?gclid=Cj0KEQjwzd3GBRDks7SYuNHi3JEBEiQAIm6EI_IIDX20WiSBtklOHKAf5gC3FUvcCCP0wuCbMs6b7ssaAgvf8P8HAQ
https://www.tuasaude.com/remedios-para-parar-de-fumar/
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/tudo-sobre/17705-bupropiona-efeitos-colaterais-e-como-funciona-o-tratamento-pra-parar-de-fumar
Espero que este artigo, faça meus queridos amigos repensarem sobre este vício .... eu só conheço pessoas fortes, pessoas que não dependem de nada ou de ninguém, que não são reféns de si mesmas, portanto, o cigarro não pode ser mais forte que vocês, lhes dominarem, concordam?



Sobre Cigarro eletrônico:
"Não há comprovação científica de que o cigarro eletrônico seja menos danoso que o cigarro comum. A alegação de ele só conter nicotina não é satisfatória, pois alguns dos refis contêm outras substâncias tóxicas do tabaco, mesmo que em muito menor quantidade.
No Brasil, sua comercialização é proibida pela ANVISA por este motivo.
A ideia principal do cigarro eletrônico é simular a sensação de um cigarro normal, mas usando apenas a nicotina, que é o elemento viciante do tabaco. Assim, o cigarro eletrônico se diz livre das outras mais de 4.700 substâncias que são fruto da queima do tabaco, sendo que várias são nocivas à saúde, causando câncer de pulmão, entre outras doenças.
Para tanto, a nicotina é diluída em uma substância, normalmente o composto propilenoglicol. Essa mistura é comparada em refis, que são armazenados em um reservatório dentro do dispositivo. Esse reservatório é ligado a um vaporizador, que transforma o líquido em fumaça. Na ponta que corresponderia ao filtro, o usuário pode tragar esse vapor, como se estivesse fumando um cigarro comum."

Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/tudo-sobre/17668-cigarro-eletronico-conheca-os-pros-e-contras-desse-dispositivo-para-parar-de-fumar

Nenhum comentário: