SEGUIDORES

domingo, 16 de junho de 2019

JUNHO VERMELHO! Você já doou sangue este ano?

Junho Vermelho: Você já doou sangue este ano?
 
O que significa para você perder 10% de todo o seu sangue? 
Um adulto possui em média 5 litros de sangue e em uma doação, 450ml são coletados e este é o volume valioso que podemos doar para quem precisa.
O mês de Junho é considerado o mês vermelho, ou seja, o mês da conscientização da Doação de Sangue. Mais que um uma ação social, um gesto de amor ao próximo, sinônimo real de realmente fazer o bem, sem olhar  à quem.
Você sabia que uma simples doação, pode salvar até quatro vidas? Após a coleta, o conteúdo da bolsa de sangue é fracionado em componentes sanguineos ( concentrado de hemácias, plaquetas e plasma)  e estes são destinados de forma extremamente rigorosa.
Sabemos que não existe substituto para o sangue e, quem precisa, precisa muito! Tenho certeza que aqui, ninguém jamais se perdoaria em saber que alguém morreu porque faltou seu tipo de sangue e tipo esse que era o mesmo que o seu e esta pessoa estava ali ,naquele hospital, na esquina da sua casa, por exemplo.
Não tenham receio, não há risco de contrair doenças na doação de sangue. Todo o material é esterilizado e descartável.
E o melhor de tudo, além de ajudar a salvar a vida de alguém, seu organismo repõe  rapidamente o sangue doado, em 24h seus menos de 10% estão de volta!
Existe um mito bem popular onde diz que fazer doação “afina ou engrossa o sangue”.Nada disso! As células do corpo humano são renovadas a cada 120 dias, assim, o corpo entende a doação apenas como um estímulo à formação de novas células,nada mais que isso.
E não se preocupe: você jamais será exposto caso haja doenças no seu sangue. Se na avaliação prévia for detectado algum impeditivo  para doação, os exames são particulares e os resultados tratados sob total sigilo.
Algumas dúvidas pairam sobre doação, como por exemplo:
Quem está tomando antibiótico, pode doar?
Se o antibiótico for para infecções simples, aguardar 15 dias após a ultima dose.Se for infecções mais graves, como pneumonia por exemplo, o doador deve esperar mais tempo.
E para antiflamatórios, a regra é a mesma? Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Importante informar o nome do medicamento.
E o que é sangue Universal?
Hoje sabemos que não existe sangue universal, todas as pessoas possuem características diferentes, por isso, quando precisam de transfusão, precisam fazer exames, independente do grupo sanguineo do doador e receptor.
E quem está gripado, pode doar?
Recomenda-se um período de 7 dias após a cura.
Grávidas podem doar sangue?
Não. Após, deve aguardar um período de pelo menos 3 meses se o parto tiver sido normal e 6 meses em caso de cesariana. E enquanto amamentam, o período é maior, após 12 meses.
Estas e qualquer outra dúvida, você pode esclarecer em qualquer banco de sangue próximo, se pesquisar na internet, dezenas de locais estarão a sua espera.
Doar faz bem para quem recebe e um puro ato de amor para quem doa. A solidariedade é uma troca e o ato de fazer o bem ao próximo, afeta positivamente o autor da ação.


 Treinamentos e consultoria sobre este e outros temas, você encontra no site:


Fonte:


https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/doacao-de-sangue?page=1

Nenhum comentário: