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sábado, 29 de junho de 2019

Sobre Segurança do Paciente


Vamos desmistificar sobre Segurança do Paciente?

Por Fábia Bezerra - Biomédica

Quando se fala em Segurança do Paciente, já nos vem uma lista de regras a serem cumpridas. Mas, vocês estão realmente cientes da importância de cada uma delas?
Só para vocês terem uma ideia, a chance de alguém sofrer algum dano dentro de uma viagem de avião, é 1 em 1 Milhão, já em uma Instituição de Saúde, essa probabilidade vai de 1 em cada 300 pacientes, sim, eu disse 1 em 300, onde a pessoa pode desde receber uma medicação errada à ter uma perna amputada por um simples detalhe: falta de atenção ao paciente. E as estatísticas não param por aí, existem dados recentes onde indicam que os danos a pacientes são a 14º maior causa de morbidade e mortalidade no mundo, sendo comparadas inclusive aos índices de casos de tuberculose e malária.
Eu não gostaria de ter alguém que estimo dentro de  uma estatística dessas e você?
Então, está mais que na hora de redobrarmos nossa atenção quando formos atender o amor de alguém, eles não são números de leitos, são pessoas que estão sendo aguardadas por sua família, são seres humanos que depositam ali, em suas mãos, sua vida, sua confiança e esperança.
Atualmente, com toda essa tecnologia de identificações, prontuários eletrônicos e etc, ainda temos um índice de danos de 1 a cada 10 pacientes nos hospitais. O impacto de um simples comprimido para pressão alta para quem tem pressão baixa ou, uma cirurgia de tumor cerebral em um paciente que não tem tumor, mas o mesmo nome do paciente do leito ao lado – que é quem deveria ser operado, causam danos irreparáveis na vida daquela pessoa. Chega a ser uma crueldade com quem está ali para receber cuidados e é literalmente mal cuidado.
Investimentos em treinamentos e reciclagens para evitarmos e reduzirmos a ocorrência de incidentes de segurança do paciente podem gerar uma economia significativa , além de melhores resultados para os pacientes. Portanto, não pensem que é caro custear treinamentos para a equipe, caro ficará, ter que responder judicialmente por um dano.
E por onde começa a segurança do paciente?
No Atendimento Primário! Como está o acesso dos seus pacientes? Eles conseguem receber atendimento primário em tempo hábil? Existe um cuidado realmente eficaz que evita internações ou reinternações sem real necessidade?
Feche o ciclo dos resultados dos exames:  Sua equipe tem controle dos resultados urgentes e se estes são analisados com prioridade? Os resultados são transmitidos de maneira clara e linguagem de fácil entendimento?
Se houver falha na segurança, como é trabalhado o incentivo de comunicação de erros a Gestão? a equipe se sente segura para falar? A cultura é justa, focada em melhorias  de processos ou na culpa individual?
Reflitam sobre todas estas questões e tracem suas metas.
Escutem suas equipes, a experiências deles e suas perspectivas podem agregar muito a instituição. É um tipo de recurso valioso para ajudar na identificação de oportunidades de melhoria,  avaliar progressos e resultados.
A comunicação efetiva é uma das principais ferramentas que dispomos para assegurar um atendimento com excelência para garantir a segurança do paciente em todas as suas fases.

E na dúvida: Indico a empresa Suzimara&Sarahyba - Consultoria , estão sempre prontos para ajudar sua equipe! 
www.suzimaraesarahyba.com.br

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