SEGUIDORES

sábado, 20 de julho de 2019

O que seria da humanidade sem a pesquisa cientifica?





Julho é o mês em que comemoramos o dia Nacional da Pesquisa Cientifica e, com ela, fica aqui nosso agradecimento a estes curiosos de plantão que contribuíram e contribuem muito com suas pesquisas incríveis para o avanço de todas as áreas do conhecimento.
Vital Brasil, foi um notório pesquisador brasileiro que nos agraciou com suas pesquisas sobre soro antiofídico , descobriu a especificidade do soro, percebendo que cada veneno, produzia um soro especifico, isto é, o soro obtido a partir do veneno do animal que causa o acidente,que só neutraliza a ação desse veneno. Ele  simplesmente desenvolveu o soro usado hoje no mundo!
No ano passado, tivemos 12 brasileiros entre os cientistas mais influentes do planeta! Cada um em sua área, fizeram a fazem à diferença na ciência, como o pesquisador Paulo Eduardo Artaxo Netto, da Universidade de São Paulo, com suas pesquisas sobre o impacto de emissões de queimadas na saúde pública e no meio ambiente amazônico. Ele mostra que a ocupação desenfreada da Amazônia, está afetando gravemente o ciclo hidrológico na região. Segundo Artaxo, isso impacta  na produção agrícola brasileira e tem implicações no papel da Amazônia no ciclo global.
A Universidade de São Paulo é a Instituição com mais nomes citados na lista e entre as áreas de conhecimentos desenvolvidas por nossos cientistas, estão no topo: as ciências agrárias, geociência,medicina e ciências sociais, além de áreas transversais.
Nosso País possui grandes talentos e na mesma proporção, grandes  dificuldades de investimentos em ciência e tecnologia. Sem recursos financeiros, consideramos uma proeza, estes doze brasileiros, terem conseguido entrar na lista, dada as limitações que eles e tantas outras mentes brilhantes lutam para trabalharem em suas pesquisas.
E você, o que está pesquisando hoje?

Referências
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Pílula do câncer (Fosfoetanolamina Sintética)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/pilula-cancer.htm. Acesso em 29 de junho de 2019.

Nenhum comentário: