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domingo, 23 de fevereiro de 2020

COLETA DE SANGUE E SEUS DESAFIOS


Coletar sangue de uma pessoa pode ser traduzido na linguagem em área da saúde como uma ARTE, arte esta  que não basta conhecer a técnica, é preciso ter talento.  E desta  amostra bem coletada ou não, nos deparamos com um sucesso ou fracasso de um diagnóstico que podem nos levar a uma incomoda solicitação de nova coleta à liberação de um resultado errado.
O pré-analítico encabeça um dos principais motivos de re-coletas ou resultados incompatíveis. Desde a troca de pacientes à coleta de volumes insuficientes e se na hora do resultado, o laboratório não tem um histórico do paciente ou uma equipe técnica experiente, nem sempre consegue identificar alguns erros. As diferenças podem ser mínimas, mas para o médico podem fazer toda a diferença em sua conduta clínica e escolha de doses dos medicamentos.
Sabemos o quanto é complexo um atendimento -  personalidades diferentes, humores, medos,nervosismos e etc. fazem com que o profissional da coleta precise moldar sua postura a cada atendimento que, aliado a pressão do movimento de pessoas a serem atendidas o deixe muitas vezes, preso a protocolos engessados de atendimentos, focando apenas na rapidez e em não atrasar o próximo.
Estes conceitos de que o bom é o mais rápido, já está para lá de ultrapassado. O atendimento humanizado é o que faz à diferença hoje e, apostando neste modelo, os laboratórios se inovam e fidelizam  seus clientes. 
Mas, como chegar a este tipo de atendimento de excelência sem esbarrar nas problemáticas de número suficientes de colaboradores X número de clientes?
A matemática é simples:  some a média de clientes nos horários de pico e o tempo que os coletores levam para atender um cliente com qualidade – como se estivesse atendendo alguém da sua família.  Com base neste cálculo, vocês gestores terão condições de estabelecer que seus pacientes sejam atendidos com extrema qualidade e que sua equipe consiga trabalhar mais confortavelmente. E após esses horários de pico, basta remanejar os coletores para outras atividades, que com certeza não faltam em um laboratório ou Hospital. A sugestão aqui é: concentre sua força de atendimento onde e nas horas onde se faz realmente necessário. Não precisamos enxugar nossa equipe para otimizar verbas. Precisamos otimizar nossa equipe e com isso, trazer mais verbas. Afinal, quem tem poder de escolha, escolhe e um cliente mal atendido – seja por demora na espera, coleta mal feita , repunção e etc, dificilmente nos elege para ser atendido novamente e pior, fará uma propaganda negativa que poderá se estender inclusive nas redes sociais – ferramenta poderosíssima que enaltece ou derruba um serviço de atendimento com a mesma força e intensidade.
A coleta de sangue exige preparo do profissional, ele precisa de treinamento, treinamento e treinamento. Não apenas de técnica, sobretudo em ter bom senso em não puncionar uma pessoa se não sentir segurança, saber ouvir e anotar as informações pertinentes, ter empatia em acatar a sugestão do paciente em pelo menos verificar o local onde o paciente sugere ser o melhor para a coleta, por exemplo. Além é claro da responsabilidade em transportar o material nas condições que o exame exige, atenção na hora da identificação, manobras de homogeneização e tudo que for pertinente a este difícil  e tão importante trabalho que é a coleta de sangue.
Quer saber como colocar em prática tudo isso? Procure a Empresa Suzimara & Sarahyba Consultoria. Dispomos de treinamentos altamente eficazes e personalizados para sua equipe e perfil de público.

Fonte:
Bezerra,Fábia. Biomédica. Especialista em Atendimento diferencial ao cliente. Auditora e Consultora Suzimara&Sarahyba.



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