SEGUIDORES

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Resultados críticos

 



 

Sabemos que valores críticos de exames laboratoriais se não comunicados à tempo, podem comprometer a conduta médica. Segundo a literatura, dois terços dos resultados críticos resultam em alguma mudança na conduta terapêutica. 

Nenhuma Norma estabelece os parâmetros e  intervalos  de tempo a serem considerados para notificação, contudo, é um procedimento previsto nos  programas de Acreditação laboratorial e é o laboratório  que tem a responsabilidade de definir a lista dos exames e seus respectivos valores críticos, descrevendo  inclusive , o fluxo de comunicação a ser seguido.

O intervalo de comunicação é definido por cada Instituição.  Algumas preconizam o reporte do mesmo analito crítico todas as vezes que ele se repetir – mesmo que o corpo clinico já  tenha ciência do quadro. Outros profissionais acordam o  reporte do primeiro resultado crítico e os subsequentes informam em sistema ou em nota no laudo. A decisão desta manobra deve ser bem definida e difundida entre os profissionais da Assistência.

Sugiro um Modelo de contrato entre setores para que cada equipe tenha ciência do que precisa entregar e do que precisa receber. Assim, ambos poderão apresentar esta evidência em caso de cobrança .

 


Há uma fórmula onde no momento que o profissional digita o horário que ficou pronto o exame e o horário da notificação, o cálculo é automaticamente preenchido no campo Tempo de notificação. É importante lembrar que os números precisam ser colocados na mesma disposição, exemplo: ( 00:00 ) e ( 3:15 ) e não ( 00:00) e ( 3h15min).

O indicador de desempenho   deve considerar o tempo decorrido entre a liberação do resultado e a sua efetiva comunicação e o percentual de sucesso na comunicação.

É muito importante que a equipe do laboratório e a equipe Médica/Enfermagem estejam alinhados com esta responsabilidade e que os dados sejam ouvidos e repetidos ( read back ) – que é a confirmação das informações recebidas verbalmente a fim de conferir se ela foi compreendida de forma correta.

Muitos incidentes de conduta são provenientes destas falhas no contato (profissional que se recusa a fazer o read back por exemplo e etc.)

 A comunicação efetiva assegura não apenas tomadas de condutas mais assertivas, como promove a segurança do paciente de ponta a ponta.

 

Referências:

https://pncq.org.br/pttabela-de-valores-criticos-atualizadaenupdated-critical-values-tableeslista-de-valores-criticos-actualizada/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1676-24442016000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

juliana.yuri. planilhas contato: julianayurisv@gmail.com

The Journal of the Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, vol 14 no. 1 (eJIFCC – vol.14, nº 1).

Wallach Jacques, M. D. - Interpretação de Exames Laboratoriais - 7ª Edição – 2003

 

 

Nenhum comentário: