SEGUIDORES

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tiradentes e NÃO Tira dentes

Hoje é feriado!!!! ebaaaa!!!! quero homenagear o responsável por estarmos em casa hoje mas, de uma forma curiosa e não massante.


Vocês sabiam que Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional?!
É também o mais citado no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador! uauuu!!!
( tudo isso é curiosidade ou excesso de trabalho escolar? Freud explica?! rs...)
E ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava. ( Os carniceiros de hoje em dia,deveriam ler isso!rs..).
Aos 40 anos, se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos - João, com Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo. ( Se fosse hoje, seria pedófilo).

Ele tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.

- "Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria", teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte.

Não vou entrar nos detalhes da inconfidência mineira ,porque todos já estão carecas de saberem da história...

Fica esta singela homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, cuja luta,foi um divisor de águas na "Conjuração Mineira" já que o que aconteceu em Minas Gerais " foi um ato organizado para conquistar a independência do país e não um ato de deslealdade, traição ou infidelidade, que servem para traduzir a palavra inconfidência."

Fábia Yves

Um comentário:

Unknown disse...

Eu adorei sobre Tiradentes. Não sabia esses detalhes sobre ele. É um personagem que sempre admirei e admiro mt.
Seu blog ta cada vez melhor
Bjs