SEGUIDORES

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Charles Robert DARWIN

Já havia lido sobre Darwin mas, o trivial da época de escola. Desta vez, mergulhei fundo neste universo evolucionário que permeia seu nome.
Charles Robert Darwin foi ( em minha opinião ) um nobre curioso, praticamente auto ditada, filho de um médico conceituado, Charles não demonstrava interesse em ser médico como o pai e o irmão mas, seu interesse por espécies diferentes - de plantas, animais e até besouros - o fez colecionar de tudo. Desde a mais tenra infância, o pequeno e inquieto menino rico, fazia diversas coleções. A fauna e a flora o atraia verdadeiramente.
Nem por isso, a vida dele foi fácil, demorou a 'se encontrar' e só conseguiu depois que se aventurou em uma viagem de 5 anos em um navio de pesquisa. Nesta viagem que circundou a América do Sul, Darwin ficou chocado com a escravidão no Brasil ao aportar na Bahia e maravilhado ao chegar em Montevideo no Uruguai ( até eu que sou mais boba!rsrsrs )
Enfim, nesta viagem ele conseguiu elaborar mapas, coletar espécimes de plantas, animais, besouros  -que mandava para seu país, onde os geólogos e biólogos catalogavam tudo, seu trabalho foi muito importante neste campo e devidamente reconhecido mais tarde.
Engana-se quem pensa que ele é o Pai da Teoria da Evolução sozinho, muitos antes dele e em sua época já esboçavam tal possibilidade, o problema era que ninguém tinha coragem de ir contra a igreja e dizer por exemplo que não foi Deus que criou a vida das espécies. Até o próprio Charles sentia este receio e por este motivo, publicou uma série de outros trabalhos antes de finalmente lançar aquela que seria seu maior legado para a história da humanidade: 'A origem das Espécies'. Foi o livro mais fiél a este tema que alguém poderia ter escrito. Sempre à luz da ciência, soube dar vida a vida, sem comprometer sua fé. Mesmo assim, foi duramente criticado pelos opositores de suas teorias. Para alguns ,ele era visto inclusive como um instrumento do "demônio", por desacreditar Deus e a Biblia. Para aqueles que atribuem uma origem divina ao homem, ele é visto como aquele que disse que o homem veio do macaco. Além de Darwin nunca ter dito ou afirmado tal coisa, essa ideia não pode sequer surgir de uma análise superficial do darwinismo. Primeiramente ,temos que entender que 'macaco' é apenas um termo genérico para designar todos os símios com exceção do homem e não é uma classificação cientifica, como nos explica André Campos de Mesquita, Mestre em Integração da América Latina, responsável por traduzir o livro de Darwin para o português.
"O homem pertence à mesma subfamilia, Homininae, de duas  espécies que popularmente chamamos "macacos": o chimpanzé e o gorila. Entretanto, eles não são nossos antepassados, ou seja: nós não "viemos" desses animais. O que se pode afirmar com certeza é que nós, Homo sapiens, temos antepassados comuns com essas espécies- assim como temos antepassados comuns com todas as espécies. Nossa história evolutiva se separou com a do chimpanzé há aproximadamente 7 milhões de anos.
Para Charles, o homem não era mais evoluído do que uma simples lesma. Acontece que, para ele, nenhum organismo é mais evoluído que o outro. O que existe são organismos mais complexos e menos complexos.Assim, pode-se afirmar que o homem e a lesma são igualmente evoluídos.Entretanto, o homem é um organismo mais complexo do que a lesma. A lesma por sua vez, é mais complexa que uma ameba,porém é tão evoluída quanto ela." É como as aves que conseguem voar e nós não e assim por diante.
Por fim, nosso célebre Charles Darwin foi um naturalista incrível, merecedor de todas as honras que ainda conseguiu receber em vida. Honras estas que perduram até os dias de hoje.
Recomendo esta leitura!
 
 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelos simpáticos comentários sobre o meu livro.

Abraços,

André

Fábia Yves disse...

André! Eu amei!
Muito obrigada!!
Se tiver outros,me avise!
biayves@hotmail.com