SEGUIDORES

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia das mães...como começou?

Não tive tempo de escrever sobre o segundo Domingo de Maio ou  'dia das mães' no mesmo dia - então vamos falar agora...
 Data que muito embora muitos à vejam como um dia puramente comercial, na verdade é uma forma simbólica de relembrarmos a luta das mulheres pela valorização, igualdade e respeito dentro de uma sociedade que desde os primórdios se comportou de forma muito  machista, mas que graças a Deus e as lutas como a de Ann Maria Reeves Jarvis - uma ativista americana que em Maio de 1858, lutou contra a mortalidade de crianças filhas dos trabalhadores durante uma Guerra nos EUA - atos que só uma super mãe teria em uma época que a voz feminina era resumida em "sim senhor" para tudo,este cenário foi mudando e hoje as mulheres cada vez mais conquistam espaço na sociedade. Aliás, foi a filha desta ativista que iniciou um manifesto por uma data oficial aos dias das mães, em memória a batalha de sua própria mãe. 
Muito antes do século XX e XXI comemorarem o dia das mães, há registros nas enciclopédias britânicas de que na Grécia antiga já realizavam uma grande festa, era um evento derivado do costume de adorar a mãe - com cerimônias para Cibele ou Rhea, a grande mãe dos Deuses.
No Brasil, foi Getúlio Vargas que instituiu a data no segundo Domingo de Maio , seguindo o exemplo dos EUA  e alguns outros países como Canadá, Itália e Japão. Já outros países como México,Paraguai e Polonia por exemplo, possuem data fixa em seus calendários.
Por fim, claro que o dia de nossas mães são todos os dias mas, é sempre bom poder sair para comemorar com elas. E para aqueles que as mães precisaram atender ao chamado de Jesus e moram no céu, fica aqui uma representação de um eterno agradecimento de seus filhos aqui na terra.
Sobre a minha própria mãe, que mesmo quando é redundante é engraçada, mesmo quando brava é amorosa e quando abre seu sorriso ilumina meu dia!  À ela ,agradeço simplesmente os valores que possuo , a pessoa que me tornei! E fica aqui o meu muito obrigada!!!


Nenhum comentário: