SEGUIDORES

domingo, 26 de agosto de 2018

San Andres de Giles - Provincia de Buenos Aires Argentina

San Andres de Giles é uma pequena cidade a 100 km da capital, que talvez não chegue a  25.000 habitantes. Típico lugarejo , onde todo mundo se conhece e onde me senti em casa.
Tive o azar de ser furtada - o que me fez perder a vontade de continuar a viver lá , porém, foi um fato mais que isolado - cometido pelo único bandido da cidade e que a polícia ainda não conseguiu prender. Mas sei que é questão de tempo. Bem, nem por isso, vou falar mal desse povo e do lindo lugar.
Ao contrário da fama de diferenças entre nosso País e Argentina, percebi que essa rixa é muito mais forte do lado brasileiro, vi de perto o carinho e hospitalidade dos Argentinos para nós do Brasil. Gosto muito dos los hermanos, especialmente das provincias mais afastadas, com suas árvores plantadas em linha, campos lindos e paisagens de cartão postal.
Giles é uma cidade  para quem busca por trânsito zero, qualidade de vida e sossego... ou para quem quer fugir da loucura de Buenos Aires . Muita gente vai para lá passar o final de semana e ficar in off.
A cidade tem uma população bem maior de pessoas mais velhas, a maioria nascida e criada ali. Os jovens não são ignorados por causa disso. A prefeitura oferece de graça atividades que vão desde aula de música à tecido acrobático. Ninguém fica entediado em San Andres. Eu mesma, fazia aulas de Ginástica, Tango e Teatro.
Assim como em outros países, eles  não  tem o hábito de comer nosso amado arroz e feijão e não possuem nossa diversidade de legumes e frutas. Frutos do mar então, esquece. O carro chefe deles é milanesa com fritas, milanesa com purê, frios e frango. No supermercado, você vai encontrar um corredor inteiro somente com opções de vinhos e em outra, uma ou outra marca de leite meio perdida ao lado das caixas de cereal. Os vinhos são muito baratos e cada um melhor que  o outro. Sem falar da diversidade de Alfajores....os melhores!
As estações do ano são bem definidas e no inverno, faz muito, muito frio...todas as casas possuem calefação e o vento é tão gelado que nos sentimos andando dentro da geladeira.
A economia gira em torno do comércio, frigoríficos, fazendas  e algumas fábricas dentro e fora da cidade. Não se precisa de muito para viver em Giles - não temos com o que gastar. Não existe shopping e nem programas caros. Às sextas, é de Lei  a galera ír no bar do Carlito Rivero - um armazém que virou pub e faz parte da história local há mais de 50 anos, que toca um bom rock, regado a  vinho , muito vinho. O dono,o  próprio Carlito ou Charlie para os amigos, é uma figura incrível, simpatia em pessoa e que no auge dos seus mais de 60 ou 70 anos nao sei, casou há menos de 1 mes , com o grande amor da sua vida - uma senhora da mesma idade . Me contaram que, quando eram jovens, a familia os separou, não aprovavam o namoro e agora, finalmente selaram o amor que guardaram durante toda uma vida....nos dando uma lição de que, tudo que é nosso, encontra uma forma de chegar até a gente, cedo ou tarde...
Aos Sábados, tem uma balada bem famosinha chamada Aeropuerto - que não cheguei a conhecer mas vem gente de todas as partes curtir o lugar que comporta até 4.000 pessoas.
Para os mais tranquilos, recomendo a pizzaria  La salsa  e um café expresso no restaurante La Familia.
Em Giles e em todas as provincias, costumam fechar os comércios ao meio dia, 13h... e só reabrem às 16h30... e isso vale para todos - inclusive farmácias e supermercado. Estranhei muito isso. Mas é um comportamento mais frequente no inverno.
Fiz amigos que serão para sempre, desde o pessoal do curso de Tango aos amigos da Delegacia.
Se estiver por BA e quiser esticar até lá, hospede-se no Hotel Bianchi e jante do restaurante do hotel que se chama Chiringuito do Pepe -  Lugar delicioso ! com uma culinária e vinhos de primeira!
Vá passear de planador do clube Albatroz, fica perto do hotel. Estique até uma cidade que fica a 20km de Giles chamada San Antonio de Arecco, charmosa em tudo! desde as lojas típicas ao lindo lago que embeleza ainda mais a cidade.
Enfim, fica aqui minhas impressões totalmente pessoais sobre a cidade e sua população.
E boa viagem!


http://hablemosdeargentina.com/c-buenos-aires/san-andres-de-giles/
Hotel Bianchi : Ruta 7Km 103, San Andres de Giles, Buenos Aires, Argentina

Nenhum comentário: