SEGUIDORES

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Que nossos presentes de Natal sejam maiores que nosso Colesterol


Que nossos presentes de Natal sejam maiores que nosso Colesterol 
Por Fábia Bezerra- Biomédica

Mas todo Colesterol não é ruim?
Não!  Seu organismo agradece a presença do HDL – do Inglês High Density Lipoporteins que significa Lipoproteína de Alta Densidade ou como é popularmente conhecido: Colesterol bom.  E é esse tipo de gordura  contido nas estruturas das células do cérebro, nervos, fígado, intestinos, pele e até coração, que o faz tão importante para que estas células funcionem bem, por isso, é chamado de bom colesterol.
O Colesterol vilão é  o LDL que quer dizer Lipoproteína de Baixa Densidade ( Low Density Lipoproteins ).
É seu excesso que causa o temido infarto ou o Acidente vascular cerebral (AVC ).
Em nosso sangue, o colesterol circula ligado a estas lipoproteínas. Por isso, é importante não nos assustarmos ao nos depararmos com um resultado de HDL alto, ele é nosso aliado, quanto mais alto, mais nos protege de doenças cardíacas, já o LDL , este sim precisa ser tratado se estiver alto.
O que devemos comer então?
Neste período de festas, se você briga com o colesterol e a sua família fica no seu pé diante de tantas guloseimas na mesa, podem consumir a vontade: Uvas – elas contem uma substancia chamada resveratrol tanto na fruta como no suco integral que ajudam a baixar o colesterol.
Peixes ricos em ômega 3 como salmão,atum e bacalhau.
Nozes em geral pois contribuem para a redução do colesterol ruim. Morangos e frutas vermelhas possuem antioxidantes que inibem a oxidação das partículas do LDL.
Estas são só algumas dicas para você não passar mal no dia seguinte ao natal ou ano novo, fazer seus exames pós período de festas tranquilos e não deixem de conversar com seus endocrinologistas e nutricionistas a fim de te ajudarem a conviver de forma saudável e segura de que não estão fabricando armas contra si mesmo.
Na página 200 do Livro Valor de Pré Analítico para amostras de sangue da editora SAVIER, tem um texto muito interessante sobre as instruções especificas nas condições de preparo que interferem nos resultados de exame.
Não quer errar no preparo para a coleta deste exame?
Consulte-nos!