SEGUIDORES

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Urgência? Não é uma Emergência!


Estamos diante de uma Urgência! Não! É uma Emergência!

Por Fábia Bezerra - Biomédica

Não são sinônimos?

Nem toda urgência é uma emergência, mas toda emergência é urgente! E esta diferença precisa ser muito clara para os profissionais de atendimento, seja na área de enfermagem ou até aqueles pacientes que vão fazer uma simples coleta de sangue em um laboratório.
Se você está atendendo um cliente que, por exemplo, sofreu uma sincope (desmaio), deve imediatamente interromper a coleta, colocar o paciente em decúbito horizontal ( deitado ), acionar o enfermeiro que solicitará a presença de um médico caso necessário, verifique os sinais vitais e se o cliente estiver em um  posto de coleta dentro do hospital, o  encaminhar ao pronto socorro em caso de não restabelecimento -  e em casos onde o paciente esteja em postos de coleta fora do ambiente hospitalar, deve-se encaminhar o cliente para  o serviço definido pela Instituição.
Estes são só alguns exemplos de atendimento de urgência – sugerimos a obtenção de mais instruções no livro Valor de Pré Analítico para Amostras de sangue, editora Savier.
Meu paciente apresenta uma parada cardiorrespiratória e agora?
Atendimento de extrema emergência! Se for dentro de um posto de coleta, a primeira atitude é acionar o código azul em ramal especifico definido pela Instituição. A equipe de Enfermagem deve encaminhar o cliente  para o local especifico onde consta o material para emergência. Siga as orientações para qual foi treinado e as chances de êxito neste tipo de emergência serão enormes. Na página 321 do livro que citamos acima, você encontrará um modelo de fluxograma para este tipo de ocorrência.
O Atendimento deve sempre obter respostas rápidas e eficientes para prevenirmos ou mitigar as eventuais conseqüências adversas  para a segurança do paciente.
Como anda o treinamento de sua equipe?
Precisa de ajuda? Consulte-nos!

Bibliografia: OLIVEIRA, Suzimara AVT., SARAHYBA,Luciane C. Valor do pré analítico para amostras de sangue, págs 313 - 321. São Paulo:SAVIER,2015.




Nenhum comentário: