SEGUIDORES

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Pré –Analitico em Laboratório de Análises Clinicas



 Pré- analítico é a definição de como se trata o material biológico, que destino lhes é encaminhado,bem como toda e qualquer observação que se faz antes do exame entrar em análise.

Cada exame tem sua particularidade, exigências e prazo de validade. E devem receber o tratamento adequado com o mesmo respeito que temos para com o cliente.
O questionário realizado na recepção não é uma invasão, mas um contrato de validação onde o paciente ou a amostra entregue, está apta a passar pelo processo de diagnóstico. Então, podemos afirmar aqui que, o cliente também é responsável pelo pré - analítico do exame, respondendo fielmente as perguntas que lhes são feitas tanto no momento do cadastro, como na hora em que a equipe da coleta o recebe.
Informações como medicamentos, prática de exercícios físicos, doenças em tratamento e qualquer outra nota que possa considerar importante.
Mas, por que o laboratório quer saber tudo isso?
É simples: o diagnóstico dos exames não é analisado isoladamente. Estes questionários são fundamentais para não pairar duvidas nas alterações e evitarem novas coletas para confirmação de resultados. Por exemplo: se um paciente sem histórico de uma determinada doença, de repente apresenta um resultado positivo, certamente o laboratório ao ler seu questionário e se estiver com a amostra integra, não solicitará nova coleta ao verificar os medicamentos que está tomando, tratamento ou qualquer outra informação pertinente. Esta manobra reflete segurança para ambos os lados e é por isso que ter um laboratório de confiança é de suma importância nos seus resultados.
A equipe da coleta tem um papel importantíssimo no estabelecimento de critérios como, por exemplo, realizar ou instruir assepsia rigorosa nas coletas de uroculturas para que o setor técnico não se depare com crescimento bacteriano de contaminações que nada refletem o quadro clinico do paciente.  O volume de sangue para amostras de sangue também é uma exigência da própria qualidade de análise e não do executor do exame. Os tubos de tampa roxa, por exemplo, se coletados inadequadamente desde o garroteamento prolongado a pouco volume, podem revelar uma série de erros no exame, inclusive contagem baixa de plaquetas – que é um parâmetro importantíssimo no Hemograma e refere problemas de coagulação onde o paciente estará suscetível a sangramentos espontâneos. Já pensaram no impacto de um resultado falso positivo como este?
Seguir a ordem correta dos tubos de coleta não é uma imposição aleatória. Aconteceram estudos para chegarem a esse consenso, então, cabe a equipe da coleta respeitar esta ordem como se estivesse coletando de alguém da sua própria família e o que fazemos quando ninguém está vendo, revela simplesmente que tipo de profissional você é de fato.
Após a coleta, os tubos de sangue devem ser homogeneizados de forma suave e o numero de vezes depende do que o fabricante preconiza. Os tubos com gel separador, impregnados com ativador de coágulo em suas paredes, seguem a mesma regra.
Não tenha pressa. Por mais que tenha dezenas de pessoas aguardando para serem atendidas. Todos esperaram por seu momento.
Um simples descuido de homogeneização em tubos que usam anticoagulante e necessitam desta manobra, pode causar o risco de formação de microcoágulos e consequentemente entupir o equipamento, causando um enorme transtorno para a técnica e pior, fazendo com que o paciente precise retornar para realizar uma nova coleta, que poderia ter sido evitada se a coleta tivesse sido realizada com mais responsabilidade.
A realização de um bom pré-analítico é a receita mais simples para a excelência de qualquer laboratório.

Por Fábia Bezerra - Biomédica/ Auditoria clinica

www.suzimaraesarahyba.com.br - Consultoria e Treinamentos especializados.


terça-feira, 21 de maio de 2019

A importância da Enfermagem e do Empregador na Coleta de Materiais Biológicos


            
Podemos dispor das melhores recepcionistas, dos melhores equipamentos e Analistas, mas se não tivermos uma equipe de enfermagem na coleta do material biológico extremamente alinhada com as políticas da empresa, empática com o paciente e treinada nas tarefas que lhe são confiadas, nossa Qualidade vai por água abaixo.
São estes profissionais que recebem o cliente que, na maioria das vezes está sofrendo, tenso, preocupado e muitas vezes até nervoso com o procedimento que irá realizar.
A arte de atender bem começa justamente em ter sensibilidade para se colocar no lugar do paciente. E esta atitude, precisa ser independente do seu humor frente aos problemas pessoais e/ou profissionais. Lembre-se do dom que a profissão exige e enxergue o paciente como o amor de alguém e não apenas como um número no painel.
Do outro lado, temos o empregador. Este espera uma equipe eficiente, que saiba todos os procedimentos, que não cometam erros e que ainda atenda com excelência.
Estamos diante de um cenário ideal: Empregados e empregadores falando a mesma língua. Porém, a realidade revela que, na maioria das vezes, não é o que encontramos nas Instituições.
Deparamos-nos com equipe de coleta desmotivada por serem extremamente cobrados e advertidos severamente quando erram. Gestores que promovem um turn over imenso sem darem conta que, nem sempre são os colaboradores que não servem e sim, os desenvolvimentos que não acontecem.
E qual o segredo para reter os profissionais na empresa?
Treinamento, reconhecimento e valorização.
E para os profissionais da coleta, qual o segredo para se manterem em seus trabalhos?
Treinamento, reconhecimento e valorização.
Para o empregador, treinar, treinar e treinar seu colaborador, é a chave do sucesso para que não tenha reclamações e erros de processo. Reconhecer a importância do tão difícil trabalho da equipe de enfermagem, sabendo ouvir suas dificuldades, lhes mostrando  melhores caminhos para desempenho de suas potencialidades e realocando sempre que possível cada profissional em tarefas em que possuam mais afinidade. Por fim, valorizar a equipe, lhes proporcionando incentivos que estiverem ao alcance da empresa, desde salarial à inscrições em congressos ou folgas a mais. Fica a critério.
Já a equipe da enfermagem que realiza a coleta, não trate as amostras como números qualquer. Se certifique sobre as informações mais básicas às mais complexas: se você recebeu uma amostra de urina de 24 horas, a primeira coisa é perguntar ao paciente como foi a coleta, se desprezou a primeira micção da manhã, se não perdeu nada da coleta até a primeira urina do dia seguinte e tão importante quanto esta informação é anotar o peso e altura para os exames de Clearence de Creatinina, por exemplo. Sem esta simples informação, não é possível fazer os cálculos que o exame exige. Vejam como o trabalho de vocês é fundamental e impactante. A Conversa com o paciente é um verdadeiro divisor de águas para ajudar o setor técnico a liberar resultados fidedignos. 
Você sabia que a pratica de exercícios físicos vigorosos, inclusive teste ergométrico, induz a proteinúria ( proteína na urina ) ?  Não imagina como este tipo de anotação contribui para a equipe técnica! Então, atentem-se daqui para frente, valorize o que faz, não espere que seja valorizado se não fizer sua parte. Seja humilde quando buscar por conhecimentos com os colegas mais experientes e mais humildes ainda, quando tiveres adquirido o conhecimento que precisa.
A área laboratorial parece grande, mas com certeza, um auxiliar de hoje, poderá vir a ser seu coordenador amanhã.



domingo, 19 de maio de 2019

Sobre Limites


No outro, sempre há o que buscar, em nós sempre há o que encontrar...
Este pensamento simples pode nos levar a uma compreensão enorme frente a vida , decisões, expectativas, desejos e a cerca das pessoas.
O que você espera hoje?
E o que posso encontrar em você?
Que limites devemos nos impor ou impor ao outro?
Muitas perguntas, muitas respostas. O objetivo aqui é fazer com que todos pensem sobre seus limites frente a tudo, como por exemplo : trabalho, ambiente familiar, esporte e amor. 
Muitas vezes, excelentes profissionais enfrentam problemas de saúde por "engolir sapos" no trabalho e por receio de serem  mal interpretados, acabam se afundando em desapontamentos sem limites -só que em algum momento, o corpo fala e é onde ficam doentes. Sendo que, bastava trocar sua oratória para se fazer compreender. Vejam, o problema não está no que você fala e sim, como fala.
No ambiente familiar não é diferente. Para não se indispor, você acaba calando-se e não impondo limites ao que te afeta ou, esbraveja como se a razão de todos os seus problemas estivessem ali. Que tal  se colocar de uma forma como gostaria de ser ouvido?
O esporte costuma ser a válvula de escape da maioria - isto quando não vira um ambiente da disputa  de egos. Não exceda seus limites para mostrar-se mais atleta do que os outros, você é você e pronto!
Já no amor....ah....que doce sentimento...o que busca na pessoa que está contigo? ainda encontra? E naquela que te descompassa o coração? o que pode-se encontrar?

Pensem nisso e sejam felizes além do limite!
Dream without fear 
Love without limits

domingo, 5 de maio de 2019

Encontro Regional de Medicina Laboratorial - ERML 2019


Ontem participei do Encontro Regional de Medicina Laboratorial - que é um Congresso rápido sobre as principais novidades na área e sempre com as maiores referências profissionais de nosso País.
Para mim, foi ainda mais especial porque metade dos palestrantes já trabalharam comigo e dois fizeram parte diretamente na minha orientação de tese quando eu era apenas uma estudante.
Dra.Maria Rita Elmor é uma sumidade na área de Microbiologia e minha Mestra no assunto quando eu ainda enveredava por esta área. Ela falou sobre tudo que há de novo e ainda nos brindou com sua simpatia ímpar!
( Enfa.Suzimara, Dra.Maria Rita e Dra.Luciane )
Dr.Alberto Duarte, que junto com a Dra.Maria Rita, me ajudou muito quando eu escrevia minha tese sobre Clostridium difficile e me deu acesso total a todos os dados clínicos dos seus pacientes. Sem eles, não teria conseguido provar que a infecção por esta bactéria, não era algo restrito ao ambiente nosocomial. Na sua palestra de ontem, ele nos ensinou sobre o uso racional de exames laboratoriais.
A minha "mãe" na área da Auditoria, Dra.Elizabete Mendes - que me ensinou tudo que eu sei sobre a área, falou sobre Laudos interpretativos na prática do Laboratório - o que foi de extrema importância para meu trabalho atual. Escrever notas em Laudos exige muito conhecimento técnico e pesquisa.
O Dr. Luiz Fernando Ferrari Neto - Médico Patologista e membro da FEHOESP, nos atualizou sobre tudo que norteia a  Federação dos Hospitais , Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.
Falar sobre as consequências para a Gestão com as mudanças de cenário nas Análises Clínicas ficou a cargo do Dr.Cesar Alex Galoro - Médico Patologista,  Presidente do Conselho de ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e possui conhecida notoriedade na área de Administração Laboratorial, reestruturação, gestão e indicadores de laboratórios clinicos.
O Dr.Nairo Sumita que é outra referência na área, nos ensinou muito sobre como rastrear erros e definir indicadores na fase pré-analítica.
Os testes de triagem na avaliação do risco hemorrágico não poderia ter sido melhor explanado que pela Dra.Majorie Colombini , que domina o assunto.
O Dr.Tiago Maciel de Oliveira  nos impressionou ao falar sobre Inovação e Transformação digital na saúde. Como nosso sistema pode ser frágil !
Já a Dra. Elaine Faria - que me formou no curso de Auditoria do PALC, nos agregou demais ao falar sobre a Gestão de risco e segurança do paciente. Trouxe casos reais que mais pareciam surreais!
Por fim, fomos agraciados com uma palestra incrível e repleta de informações preciosas sobre como tratar o transporte de material biológico, ministrada pelo Dr.Cristhian Roiz, Consultor da ANVISA - RDC 20 , referência no estado com a empresa Biocarga.
Foi um evento maravilhoso, um mar de conhecimentos adquiridos , com uma estrutura muito bem organizada pelas Empresas de Consultoria Suzimara & Sarahya e Bmn.
Ano que vem, não percam!
Seguem alguns videos e fotos do evento:
( Um pouquinho da palestra do Dr.Cristhian Roiz)

(Greiner marcando presença )

(Dra,Elaine Faria e Enfa.Suzimara )

( Dra.Elizabete Mendes e Dr.Alberto Duarte)

(Dras Luciane e Suzimara )

( Dr.Nairo Sumita. Dra.Bete e equipe HC )

Vocês podem conferir todas as fotos e videos no facebook da empresa de Consultoria Suzimara&Sarahyba


Espero encontrar vocês no ano que vem!
Abraços!