Podemos
dispor das melhores recepcionistas, dos melhores equipamentos e Analistas, mas se
não tivermos uma equipe de enfermagem na coleta do material biológico extremamente
alinhada com as políticas da empresa, empática com o paciente e treinada nas
tarefas que lhe são confiadas, nossa Qualidade vai por água abaixo.
São estes profissionais que recebem o cliente que, na
maioria das vezes está sofrendo, tenso, preocupado e muitas vezes até nervoso
com o procedimento que irá realizar.
A
arte de atender bem começa justamente em ter sensibilidade para se colocar no
lugar do paciente. E esta atitude, precisa ser independente do seu humor frente
aos problemas pessoais e/ou profissionais. Lembre-se do dom que a profissão exige
e enxergue o paciente como o amor de alguém e não apenas como um número no
painel.
Do
outro lado, temos o empregador. Este espera uma equipe eficiente, que saiba
todos os procedimentos, que não cometam erros e que ainda atenda com
excelência.
Estamos
diante de um cenário ideal: Empregados e empregadores falando a mesma língua.
Porém, a realidade revela que, na maioria das vezes, não é o que encontramos
nas Instituições.
Deparamos-nos
com equipe de coleta desmotivada por serem extremamente cobrados e advertidos
severamente quando erram. Gestores que promovem um turn over imenso sem darem
conta que, nem sempre são os colaboradores que não servem e sim, os
desenvolvimentos que não acontecem.
E
qual o segredo para reter os profissionais na empresa?
Treinamento,
reconhecimento e valorização.
E
para os profissionais da coleta, qual o segredo para se manterem em seus
trabalhos?
Treinamento,
reconhecimento e valorização.
Para
o empregador, treinar, treinar e treinar seu colaborador, é a chave do sucesso
para que não tenha reclamações e erros de processo. Reconhecer a importância do
tão difícil trabalho da equipe de enfermagem, sabendo ouvir suas dificuldades,
lhes mostrando melhores caminhos para
desempenho de suas potencialidades e realocando sempre que possível cada
profissional em tarefas em que possuam mais afinidade. Por fim, valorizar a
equipe, lhes proporcionando incentivos que estiverem ao alcance da empresa,
desde salarial à inscrições em congressos ou folgas a mais. Fica a critério.
Já
a equipe da enfermagem que realiza a coleta, não trate as amostras como números
qualquer. Se certifique sobre as informações mais básicas às mais complexas: se
você recebeu uma amostra de urina de 24 horas, a primeira coisa é perguntar ao
paciente como foi a coleta, se desprezou a primeira micção da manhã, se não
perdeu nada da coleta até a primeira urina do dia seguinte e tão importante
quanto esta informação é anotar o peso e altura para os exames de Clearence de Creatinina,
por exemplo. Sem esta simples informação, não é possível fazer os cálculos que
o exame exige. Vejam como o trabalho de vocês é fundamental e impactante. A
Conversa com o paciente é um verdadeiro divisor de águas para ajudar o setor
técnico a liberar resultados fidedignos.
Você
sabia que a pratica de exercícios físicos vigorosos, inclusive teste ergométrico,
induz a proteinúria ( proteína na urina ) ?
Não imagina como este tipo de anotação contribui para a equipe técnica!
Então, atentem-se daqui para frente, valorize o que faz, não espere que seja
valorizado se não fizer sua parte. Seja humilde quando buscar por conhecimentos
com os colegas mais experientes e mais humildes ainda, quando tiveres adquirido
o conhecimento que precisa.
A
área laboratorial parece grande, mas com certeza, um auxiliar de hoje, poderá
vir a ser seu coordenador amanhã.
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