SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A Garota no Trem

Um desses títulos de livro nada atraentes mas, ao começarmos a ler, nos surpreende demais e faz com que o título exprima o que seria impossível definir...
Mistério, suspense,amor não correspondido, dependência emocional ,amor idealizado ,sentimentos de culpa, falta de luz no fim do túnel ...é assim que a garota no trem envolve, se envolve e nos comove .Um pouco dela e dos outros personagens tocam profundamente da nossa razão ao coração como uma descida de uma ladeira sem freios.
Não é um romance mas, usa um tipo de romantismo deturpado.
É uma história que até parece que foi escrita baseada em fatos reais. A autora conseguiu evidenciar com muita verdade o quão não conhecemos as pessoas. O quanto nos deixamos acreditar naquilo que nos convém e sobretudo, o quanto algumas pessoas tem o dom de manipular aqueles que confiam neles, despertando desde culpa a idolatria. 
Enfim , neste suspense todo, só posso dizer uma coisa: vale à pena ler!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Vitamina D – a vitamina do momento?





Para começar, trata-se de um hormônio e não uma vitamina, porém, como até a década de 70 acreditava-se que era uma vitamina, até hoje, este hormônio mantém seu batismo inicial.
De qualquer forma, seu papel é extremamente importante para o nosso corpo, pois possui funções relacionadas à saúde dos ossos, tem participação na regulação do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular , músculos, metabolismo e insulina. É produzida  pelo próprio corpo humano e sua deficiência, pode ser evidenciada tanto em adultos como crianças, onde nos mais velhos ,por exemplo, os ossos se tornam mais  frágeis ( osteoporose) . Já em crianças, pode haver comprometimento no crescimento, podendo até levar a uma formação inadequada dos ossos.
E a principal forma de ativarmos a vitamina D em nosso organismo é bem simples: basta tomarmos sol por pelo menos 20 minutos diários, sem protetor solar no início da manhã e no final da tarde. Mas, pessoas com histórico de câncer de pele , a conduta é outra. Deve procurar seu médico.
A  deficiência de vitamina D ocorre com frequência no mundo todo. E sua incidência ocorre quando a pele não é exposta a uma quantidade suficiente de luz solar. Alimentos naturais (não enriquecidos) ajudam mas, raramente fornecem uma quantidade suficiente de vitamina D para prevenir a deficiência. Suplementos de vitamina D podem ajudar a prevenir a deficiência quando a exposição solar for inadequada.
De uns anos para cá, a ingestão se tornou viral, os laboratórios nunca dosaram tanto  vitamina D , nem viram  tantos dados clínicos informando a ingestão como nos últimos anos. Porém, seu abuso, pode ser tão prejudicial quanto a sua falta. Podendo levar as pessoas a se intoxicarem, provocando desde níveis elevados de cálcio no sangue à náuseas, vômitos, fraqueza, nervosismo , perda de apetite, hipertensão arterial e com o nível de cálcio elevado, há uma deposição por todo organismo, especialmente nos vasos sanguíneos, pulmões e no coração. Os rins podem sofrer danos irreversíveis e apresentar um mau funcionamento, consequentemente, levando a  uma insuficiência renal.
Para saber se  a ingestão está sendo adequada, o médico solicita exames de sangue para verificar os níveis de Cálcio e Vitamina D. À partir daí, ele tomará a conduta adequada.
Nunca o consumo de uma substância esteve tão em alta nos meios da saúde. Há quem atribua a ela a possibilidade de mudar a qualidade de vida mundial. Há também quem a considere apenas produto mercadológico e está no topo das discussões clínicas.
Estudos recentes mostram uma forte associação entre os níveis sanguíneos de vitamina D e o menor risco de câncer colorretal e de mama. Novas pesquisas estão sendo realizadas para entender os mecanismos biológicos envolvidos e identificar se a adição de vitamina D pode melhorar a sobrevivência e retardar a progressão da doença. Os tumores possuem uma grande dependência dos vasos sanguíneos para sua nutrição, uma das teorias da diminuição da progressão do câncer com a suplementação de vitamina D é de que esta vitamina diminui a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) nos tumores, diminuindo a irrigação e consequentemente a diminuição do tumor.
Em todo caso, o recado que queremos deixar é: não é porque se trata de uma “vitamina” que não exija orientação médica. Não tome nada porque está na moda, não cometa exageros, tenha equilíbrio e bom senso até para a ingestão de suplementos. Quer viver com saúde? Então cuide de sua saúde!










segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O amor não é algo que procuramos,mas algo que nos encontra





"Existem muitas coisas na vida que podemos controlar e escolher, mas o amor está além delas.

Todos nós temos uma ideia geral de como o amor deve ser e dedicamos muito tempo de nossas vidas buscando pela pessoa que acreditamos ser “a certa”, que nos trará felicidade e segurança. Absorvemos para nós mesmos a responsabilidade de encontrar a nossa outra metade, mas nos esquecemos que a vida tem um plano para nós, e muitas vezes a pessoa que queremos ter não é a pessoa destinada a nós.

Quando se trata de amor, quem manda é o coração. Não importa quantas vezes tentemos afastar ou aproximar determinadas pessoas, a decisão final não cabe totalmente a nós.

Todos aqueles que buscamos e insistimos que fiquem por perto não nos trazem coisas realmente valiosas, porque não pertencem ao nosso lado, não possuem nada de realmente especial para nos oferecer.

Podemos nos enganar muito facilmente com alguém, investir sentimentos e sonhos em uma pessoa que não está disposta a fazer o mesmo, e geralmente vivemos essa situação muitas vezes, antes de aprendermos que precisamos abandonar a necessidade de controle, para podermos encontrar a pessoa certa, o amor certo.



As pessoas mais especiais que temos em nossas vidas são aquelas que chegaram, aparentemente do acaso, e transformaram a maneira como vivemos, trazendo-nos mais inspiração e alegria.

Essas são as pessoas preparadas pela vida para nós e escolhidas por nossos corações, é com elas que aprendemos sobre o verdadeiro amor.



É por isso que devemos aprender a confiar em nosso coração, porque ainda que uma escolha, a princípio, pareça equivocada, ele nunca erra quando se trata daqueles que coloca junto a nós.



Os relacionamentos são muito mais saudáveis e felizes quando permitirmos que o coração esteja no controle. Nossas vidas se tornam muito mais completas quando afastamos o amor que achamos merecer e recebemos o amor que foi feito para nós, e essa escolha apenas o coração pode fazer, com maestria.



Existem muitas coisas na vida que podemos controlar e escolher, mas o amor está além delas.



O amor não é algo que procuramos, mas algo que nos encontra, através do chamado de nossos corações, e ele chega no momento certo.

É inútil gastar anos de sua vida procurando por alguém para ter ao lado, porque essa pessoa chegará apenas quando você entender que o amor não é uma busca, mas sim uma bênção, e que você precisa estar pronto para recebê-la.

Você merece o amor de verdade, portanto confie no seu coração, ele sabe o que é melhor para você e o presenteará com uma pessoa mais especial do que pode imaginar!"









Gratidão ao autor deste texto...soube expressar como ninguém, o que precisamos saber.

Simples assim...



https://oamor.com.br/amor/o-amor-a-gente-nao-procura-e-o-coracao-que-encontra/

domingo, 17 de novembro de 2019

Lucifer

Hoje terminei de assistir a série Lucifer e,diferente ao que este nome e significado nos remete, foi uma imersão na bíblia sem as distorções do Homem. Independente do que se acredita ,ele mostrou de forma muito bem humorada ,o quanto somos seres em conflito. Um roteiro inteligente, com frases e pensamentos muito reais.
E o que ficou de lição? Muitas,difícil descrever ...mas guardei a principal delas: as cobranças de si mesmo são as mais cruéis que a dos outros ..nos impede de ouvir ,falar ,sentir e viver ! Quando aprendermos a lidar com estes sentimentos, encontraremos o ' nirvana ' que tanto buscamos...

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Construindo uma Vida_Justo, Justissimo!

A biografia do Roberto Justus é mais que um livro que conta sua trajetória profissional, sobretudo, um Manual de como aprender a tomar decisões para que a vida e principalmente os outros, não tomem por você! 
Lançado há mais de 12 anos, seu pensamento, conceitos e sugestões profissionais, para quem acabou de ler como eu, nunca pareceram tão atuais. 
Seja você da área de Marketing ou não, suas 229 páginas abraçam posições,ideais e até outros conselhos de fazer qualquer um sair da zona de conforto, uma inspiração inclusive para a vida pessoal. E nem me refiro ao império financeiro que ele construiu - mesmo que tenha nascido em berço de ouro, teve escolhas e as fez, sem titubear, poderia  inclusive ser mais um play boy-rei do camarote-ostentador.Não, ele quis construir sua própria vida, com seus próprios meios. Teve ajuda do pai rico? ah sim, saiu na frente da largada - se comparado a qualquer jovem talentoso de origem humilde. Mas, nunca quis nada dado pelo pai, escolheu a ajuda via empréstimo, que pagou com o fruto do seu próprio trabalho e em um negócio independente da família.
A primeira lição que ele comenta no livro que aprendeu foi:"se você quiser nadar entre  os tubarões  é melhor se tornar um deles. Um tubarão nunca é desleal ou desonesto; é implacável - e sabe muito bem o que quer ".
E a Proporção 10-60-20-10,você já ouviram falar?
Fala sobre "a relação do número de pessoas - as que realmente fazem diferença - com o do restante dos funcionários de uma empresa: 
Os Primeiros 10, são os primeiros 10% do pessoal de qualquer companhia que pode ser imediatamente desligado - e cuja demissão não acarretará absolutamente nenhuma diferença importante no funcionamento da estrutura. São pessoas completamente desnecessárias para o negócio. É praticamente impossível identificar esses 10%. E eles estão presentes apenas em uma empresa muito bem administrada. Em uma empresa mal administrada, esse número pode chegar a 30%! É importante nunca se perder de vista que esse cálculo não trata absolutamente de uma equação hierárquica: muitas vezes, por exemplo, o próprio presidente da empresa pode estar perfeitamente incluído nos 10% dispensáveis ( é o caso de pessoas que foram simplesmente nomeadas e não tem preparo algum para o cargo ).
Os 60, são os 60% seguintes: aqueles que os americanos chamam de mainstreamers, , isto é, a maioria que mantém a engrenagem funcionando, a máquina nos trilhos e a estrutura ativa. São os que chegam às 9 horas, vão embora às 17h,são regulares, metódicos,protocolares e entendem o trabalho que devem fazer. Se alguém deste grupo for substituído por outro profissional de capacitação equivalente,o funcionamento da empresa não vai ser alterado em nada - nem para melhor,nem para pior. A empresa deverá continuar funcionando com exatamente a mesma velocidade,a mesma eficiência e a mesma qualidade.  Esses são os 60% que, às custas de sua responsabilidade e vocação- a de manter funcionando - representam uma camada com um perfil definido mas sem rosto. Se algum deles deixar a empresa,vai precisar ser substituído por alguém cuja única exigência deve ser sua adequação ao mesmo cargo.
O próximo número, 20,refere-se  aos 20% que extrapolam sua função: são os que fazem mais do que são pagos para fazer.É o grupo formado por pessoas que se interessam mais pelo negócio e que,sendo por isso mais emprenhados,acabam produzindo bem mais do que se espera de sua performance.
Os 10% finais são incapazes de qualquer gesto, qualquer ideia ou qualquer decisão que não seja movida por muita paixão, energia, inteligência e imaginação - e, portanto, que não seja sempre inovadora e brilhante. Eles não precisam obedecer qualquer grau hierárquico.
E é justamente o salário desses 30% do topo da pirâmide ( formado pelos 20% que superam as expectativas juntamente com os 10% fora de série), que precisa ser calculado à partir de um sistema de remuneração variável.Por isso,antes de estabelecer esse cálculo, todo empresário deve antes de tudo identificar com o máximo de precisão possível quais são as pessoas que compõe esses 30%."
Segundo o livro, essa média é resultado de um trabalho que especialistas da área de Administração evidenciaram e que funciona inclusive  como base para planos de remuneração variável.
Considerei esta visão, simplesmente brilhante!
Falei no começo no texto o quanto ele é inspirador e a coragem de mudar está estampada em cada página da sua vida e ainda nos dá  um recado: "Às vezes, quem sabe parar, desistir,repensar e adotar um novo ponto de vista tem tanto talento - e tanto valor - quanto quem é um grande realizador.
E puxa esta frase para abordar sobre um tema muito comum ( até eu já passei por isso ):  muita gente não tem coragem de abandonar seu emprego e a partir para outro negócio - e fica infeliz onde está pelo resto da vida. É o caso da pessoa que acaba passando 20 anos na mesma empresa fazendo o que não gosta - quando podia ter tido muito mais sucesso em qualquer outro negócio.  "
E para os empresários que estão lendo minha resenha, ele acrescenta: " Todo grande empresário precisa ser um grande realizador - mas ,para realizar bem, precisa gostar do que faz. E não é sempre que se pode acertar a profissão ideal.".
Ele conta que um grande amigo dele que era casado gostava sempre de comentar o quanto o admirava: "enquanto eu continuo em um casamento infeliz de 25 anos, você já casou 4 vezes! e sua resposta era sempre a mesma: É porque você não gosta do casamento, eu gosto. Você só faz mais vezes, aquilo que gosta. E, no mundo dos negócios é igual. Geralmente as pessoas ficam com medo ou acomodadas ou receosas em ter de dar satisfação para conseguirem tomar uma decisão simples. Para desistir de um casamento, você tem  que dar satisfação à familia, à sociedade,à igreja,aos filhos. Para desistir de uma carreira,você tem que dar satisfação aos colegas,aos amigos,aos chefes, às pessoas que estavam acostumadas à sua imagem ligada a determinada empresa. Mas quando se trata de sua felicidade pessoal, a única pessoa que você deve dar satisfação é você mesmo."
E neste ponto, concordo plenamente com ele, muitas vezes, nos sacrificamos para poupar pessoas, situações, desafios, medo do novo e etc, então, nos fechamos para qualquer oportunidade de ser ainda mais feliz. Afinal, para que estamos nesta vida? se for só uma passagem, como gostaria de viajar daqui para frente?
Por fim, recomendo a leitura, gostei muito dos seus pontos de vista frente a trabalho e a vida, sem perder o equilíbrio e o bom senso. E se você está interessado em sair da sua zona de conforto, não deixe de ler!






domingo, 10 de novembro de 2019

Como anda sua saúde Mental?



Quando se fala sobre o assunto, já se subentende que o tópico é uma loucura!  Nada disso! A saúde mental vai além da ausência de transtornos mentais.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS ), a qualidade de vida cognitiva ou emocional descreve o que representa nossa saúde mental.
E o que isso significa?
A começar pelo equilíbrio emocional dentro de nós, frente as exigências ou vivências externas. É a administração de nossas próprias vidas , com todas as emoções contidas dentro de um amplo espectro de variações sem a perda do que é real e precioso. É ser capaz de ser responsável por suas ações e ter consciência de tempo e espaço. 
Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Outubro é o mês de chamarmos a atenção para os problemas de saúde mental  e esta patologia pode estar mais próxima de você, do que imagina. 
Sintomas como Depressão, Dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas ,como a esquizofrenia, ansiedade extrema, atraso mental e a clássica demência, são problemas que afetam milhares de pessoas ,todos os dias e que muitas vezes, não recebem o diagnóstico adequado.
“No ambiente profissional, transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo! Com uma média de quatro dias para quadros leves e cerca de 200 dias de afastamento em casos mais graves. E a depressão reina como a principal causa de incapacidade laboral.
As frustrações no ambiente de trabalho são comuns e acontecem o tempo todo. Seja pela ameaça da perda do emprego, pelo trabalho não reconhecido, por falhas cotidianas, por relacionamentos complicados, pela insatisfação com o serviço ou pressões de produtividade. Entretanto, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que fornece as condições necessárias para a saúde mental.
A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos. Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.”
Dentro ou fora do trabalho, as estratégias de tratamento são inúmeras, como as que são oferecidas gratuitamente pelo Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS), entidade mantida pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ). Lá, o atendimento é destinado a pessoas com intenso sofrimento  psíquico, transtornos mentais e dependência quimica. Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes sociais, Enfermeiros e Terapeutas formam uma grande equipe com a missão de ajudar a quem precisa.  O atendimento é aberto ao público ,onde é feito uma triagem e cada caso será encaminhado ao tratamento adequado.
A mensagem que deixamos aqui é : Ajude ou Ajude-se !

Este e outros artigos você encontra no site:
www.suzimaraesarahyba.com.br



Você é Químico ou Alquimista?

'As pessoas que procuram "Química" São cientistas do amor, ou seja, estão acostumados com a ação e a reação.

As pessoas que encontram a "Alquimia" São artistas do amor, criam constantemente novas formas de amar.

Os químicos amam por necessidade.

Os alquimistas por escolha.

A Química morre com o tempo,

A Alquimia nasce através do tempo...

A Química adora a embalagem.

A alquimia desfruta do conteúdo.

A Química acontece.

A Alquimia se constrói.

Todos procuram química, só alguns encontram a alquimia.

A Química atrai e distrai machistas e a feministas.

A Alquimia integra o princípio masculino e feminino, por isso se transforma em uma relação de indivíduos livre e com asas próprias, e não em uma atração que está sujeita aos caprichos do ego.

Em conclusão :

A Alquimia reúne o que a química separa.

A Alquimia é o casamento real, a química o divórcio que vemos todos os dias na maioria dos casais.

" Vamos começar a construir relações conscientes, pois a química sempre nos fará envelhecer o corpo.'

“Enquanto a alquimia sempre nós fará cair de cabeça”


*Autor desconhecido