O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049], como chamado entre os católicos). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram...
Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu. E desde o século II, os cristãos rezam por seus mortos...
Não consigo explicar ainda esse sentimento que sinto...é uma mistura de saudade, dever cumprido e ao mesmo tempo, será que poderia ter feito mais por eles?Por mais que eu tenha entendimento da vida espiritual, todos os dias meu coração chora.
Mas hoje escolhi falar dos melhores momentos que me recordo com eles...
Meu pai, a lembrança mais antiga que tenho é da gente no banco de trás do carro dele fazendo uma viagem de São Paulo para Fortaleza e lembro que eu tapava os olhos dele enquanto dirigia rsrs ,ele adorava parar em rios para eu e minha irmã brincar na água.
Outra memória maravilhosa foi no meu aniversário acho que de 8 anos, eu queria muito uma bicicleta pois já tinha aprendido a andar na bike da minha irmã. Quando cheguei do colégio e vi minha caloi vermelha foi uma alegria tão grande que consigo sentir aquela sensação ainda hoje.
No meu aniversário de 15 anos foi igual, era a vez da Ceci cor de rosa! Rsrs outra surpresa! Com festa e um laço gigante na bike feita pela minha amiga Sandrinha.
Meu pai não era uma pessoa afetuosa, de Abraçar a gente e dizer que nos amava, sua linguagem do amor era o servir.
Se eu falasse que gostasse de torrada, ele fazia todos os dias.A mesa do café estava sempre pronta antes de eu sair quando eu ainda morava com eles.
Ele adorava fazer seu rocambole que era divino, cuzcuz como o dele não tinha igual.
Para me aproximar dele, desde pequena pegava para ler os livros dele ao seu lado.
Ele teve Facebook antes de mim e até Twitter fez rsrs era muito inteligente ,poderia ter ido longe na vida. Enfim, esse era o seu Morais, que nos deixou do nada e foi atrás da mãe apenas 5 meses após a partida dela.
Saudades pai !
E minha mãe...nossa...todas as palavras do mundo são poucas para descrevê-la...era o tipo de pessoa unânime entre os queridos dos vizinhos, ex vizinhos, parentes,amigos, amigos dos amigos e dos meus amigos ! Rs quem a conheceu sempre terá uma história para contar!
Minha mais tenra lembrança dela é quando eu deveria ter uns 2 ou 3 aninhos e estávamos em um sitio que tinha uma plantação de café, foi a primeira vez que senti a sensação de liberdade , ela me soltou e me deixou brincar no cafezal e até hoje lembro do gosto das sementes de café, comi direto do pé rsrs
Meu primeiro dia de aula na pré escola também me marcou muito, eu só chorava e ela com toda sua paciência falava , tô aqui perto, você não está sozinha. Era bom ter a visão dela me observando enquanto eu me dirigia a sala de aula.
Eu adorava a tapioca que ela fazia! Era única! Nunca aprendi a fazer igual. E os Baião de dois que ela fazia, era simplesmente o melhor que já comi em toda minha vida!
Nunca vou esquecer do show que a levei para ver o Sidney Magal rsrs parecia uma adolescente! Rs e ainda ganhou rosa! Foi um momento muito especial em sua vida!
Ela sempre tinha um bom conselho e um colo pra mim, era dona de uma risada graciosa e de valores inabaláveis.
Era minha maior fã, a cada conquista minha, lá estava ela, sempre me aplaudindo.
Seus últimos dias foram comigo, tive o privilégio de aproveitar 22 dias de alegria ao seu lado, a mimando, passeando e cuidando.
A saudade é grande e fico por aqui, mesmo com meu coração apertado ,desejando que estejam se divertindo muito no céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário