SEGUIDORES

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

E você, sabe o que fazer em caso de Incêndio?



Há alguns anos,fui conhecer o Museu Nacional e já naquela época me chamou atenção a falta de portas corta fogo - é algo que sempre presto atenção quando visito qualquer estabelecimento, além dos avisos das saídas de emergência e onde estão localizados os extintores. Talvez reflexo de alguns anos como brigadista de incêndio no local de trabalho, onde éramos treinados e retreinados 1 vez por ano.
Não vou ser redundante sobre a história do Museu Nacional - porque todos - os que apreciam ou não a cerca deste resistente passado, já sabem da sua importância.

Aqui, vou falar um pouco sobre o que aprendi sobre como evitarmos, conter pequenos focos e saber a hora de evacuar o local.

Em casa:

1-  Óleo quente se for aquecido por muito tempo no seu fogão, pode pegar fogo. Caso aconteça, não jogue água na panela - isso causa choque térmico e consequentemente uma explosão. Desligue o gás. Cubra as chamas com tampa de metal. O fogo precisa de oxigênio para se propagar, cobrindo-o com a tampa, se for só um princípio, isso deve resolver. Não use para conter o fogo : tampas de vidro, tigelas,pratos ou tampas de cerâmica  pois podem explodir e espalhar estilhaços.
Despeje bicarbonato de sódio ou sal de cozinha em chamas menores. Será preciso uma boa quantidade, então, vá despejando com cuidado até que o fogo se apague.
Caso o fogo já esteja se alastrando, ligue para os bombeiros, já fora de sua casa.
2-Não de aproxime do fogo com roupas sintéticas.
3 -Afaste fios elétricos de tapetes e cortinas compridas. Pode acontecer um curto e você nem perceber à tempo, estes materiais queimam rápido.
4- Evite sobrecarregar tomadas elétricas, principalmente com uso de "benjamins".
5- Cuidado ao ascender velas. Mesmo que sejam pequenas e/ou aromáticas, às coloque em suportes próprios e não dentro de pratos. E nem preciso lembrar que precisam estar distantes de produtos inflamáveis.
6-Se você fuma, confira se sua bituca foi apagada. Seja em água ou cinzeiro. E não fume na cama. Pode amanhecer queimado.
7- Sempre verifique se as bocas do fogão estão desligadas quando sair e, se for do tipo distraído quando estiver com algo no fogo, coloque seu celular para te lembrar de olhar as panelas.
8- Para quem tem aquecedor, mantenha papel e plástico no mínimo a 1 metro de distância.
9-Não carregue seu celular sobre móveis estofados.
10-Evite limpar o piso da sua casa com solventes. Estes, em contato com vapores e com o ar, viram uma combinação explosiva.
11-Não cubra o botijão de gás com panos ou plásticos. Mesmo que estejam fora de casa. E nunca instale o botijão perto de ralos ou grelhas de escoamento de água. Distancia de no mínimo 1,50m. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.
12- Sabia que até seu espelho de maquiagem pode iniciar uma chama? tudo porque espelhos e lentes côncavos focam os raios solares, o que causa superaquecimento nas superfícies próximas. Outros objetos como vidro que funcione como lente côncova - como óculos,lupas e fundos de garrafas, podem causar incêndios.

No trabalho e estabelecimentos comerciais ( cinemas, shoppings, restaurantes, baladas...etc ):

1- Ao entrar, observe as indicações de saída de emergência. E em caso de incêndio, obedeça a brigada do local.
2- Tente manter a calma e escute as instruções dos brigadistas.
3- Se não houver brigadista, procure a saída de emergência, não utilize elevador. Se a fumaça estiver alta, abaixe-se o mais próximo do chão e rasteje em direção a saída mais próxima e segura. Se conseguir, molhe um pano e coloque no nariz.
4- Não volte para buscar pertences pessoais.
5- Se for possível, fechar portas e janelas ao sair - isso evita que o oxigênio entre e o fogo se propague.
6- Se tiver escadas no local, desça sempre pelo lado direito.

Se tiver curiosidade em saber mais, acesse:
https://www.rochacaraecofire.com.br/ - foi onde fiz meus treinamentos.

Bibliografia:
http://www.thekitchn.com/kitchen-safety-how-to-put-out-138233
https://segurancadotrabalhonwn.com/como-evitar-incendios/
https://genialseguros.com.br/artigo/como-prevenir-incendios-em-casa
http://www0.rio.rj.gov.br/defesacivil/incendios_como_prevenir.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/prevencao_de_incendio.html


Nenhum comentário: