SEGUIDORES

domingo, 29 de setembro de 2019

Mas quem é Greta Ernman Thunberg?

Com apenas 16 anos, esta sueca já faz um grande barulho pelo mundo! Destemida e segura sobre as posições daquilo que acredita ,não abre mão do que pensa e sobretudo, faz por onde ser ouvida! Mais que uma ativista sobre  o clima global e proteção aos animais, ela é uma menina cheia de sonhos por um mundo melhor, não é a milionária mimada que busca holofotes para alimentar seu ego, tão pouco uma desocupada que não tem nada melhor para fazer. 
Diagnosticada com Asperger ,TDAH, TOC e mutismo seletivo. Essa condição torna Greta absolutamente focada em assuntos que lhe interessa e talvez por isso, sua determinação pela causa,chame tanta atenção do mundo. Ela chegou ao ponto de deixar em ir a escola para protestar em frente ao parlamento, sozinha!  Com uma oratória impecável, foi atraindo simpatizantes com os mesmos objetivos e em pouco tempo, criou um grande movimento em sua cidade, Estado ,que se espalhou pelo seu País e agora, pelo mundo.
"A sua mãe é Malena Ernman, uma cantora de ópera sueca. Seu pai é Svante Thunberg, ator. Seu avô é Olof Thunberg, ator e diretor.
Embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, Thunberg diz que dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder".
Thunberg é vegetariana e ativista pelo direito dos animais.
Em 20 de agosto de 2018, Thunberg, cursando o nono ano, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais de 2018 na Suécia, em 9 de setembro, depois de ondas de calor e incêndios na Suécia. Seus pedidos foram que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e ela protestou sentando do lado de fora do Riksdag todos os dias, durante o horário escolar com o sinal de "Skolstrejk för klimatet" (de greve da escola pelo clima).
Após as eleições gerais, ela continuou a greve somente nas sextas-feiras, que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados em outros países, como a Holanda, a Alemanha, a Finlândia e a Dinamarca. Na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira, ignorando os comentários do Primeiro-Ministro Scott Morrison que diziam "mais de aprendizagem nas escolas e menos ativismo".
No Twitter, ela usou hashtags e disseminou a consciência online. Thunberg participou na  manifestação Rise for Climate (Erga-se pelo clima) em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, e a Declaração de Rebelião organizada pela Extinção Rebelião em Londres.
Em 4 de dezembro de 2018, Thunberg abordou a COP24 das Nações Unidas para a cúpula das alterações climáticas.Em sua declaração para o COP24 em 12 de dezembro de 2018 na assembleia plenária, ela observou:
Você só fala de crescimento econômico eterno verde porque você está com muito medo de ser impopular. Você só fala em seguir em frente com as mesmas ideias ruins que nos meteram nessa confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é puxar o freio de emergência. Você não é maduro o suficiente para dizer como é. Mesmo esse fardo você deixa para nós, filhos."
Fonte:

Nenhum comentário: