SEGUIDORES

segunda-feira, 20 de abril de 2020

De onde os vírus pulam?


Antes de falarmos sobre o tema, considero importante pontuar o quão é importante lembrarmos: 
Cuidados de higiene das mãos , proteção ao tossir, espirrar e limpar olhos, nariz e boca, são comportamentos básicos – independente de qualquer pandemia, epidemia ou surto. Estes cuidados  hoje tão valorizados e cobrados das pessoas,  parecem que foram esquecidos e só porque estamos enfrentando esta terrível doença, é que recordamos de algo que deve fazer parte da nossa vida, assim como escovar os dentes.


O Covid-19  pode resistir até três horas na forma de aerossol e até  três dias  sobre superfícies, objetos de plásticos ou aço inoxidável.
Todos  perguntam: Como isso pode acontecer? já que até então era uma doença comum somente entre animais.

Bem, Segundo o livro Animal Infections and the next humam pandemic, lançado em 2012 - ainda sem tradução para o português, o autor David Quammen, faz uma reflexão muito interessante  sobre essa contaminação que antes era restrita a animais e que passaram a acometer os humanos também.

“De onde esses vírus pulam? 
Eles pulam de animais em que há muito tempo permaneceram, encontraram segurança e ocasionalmente ficaram presos.  (…) O Hantavírus [que pode causar febre hemorrágica] pula de roedores. Lassa [vírus que também provoca febre hemorrágica] também pula de roedores. O vírus da febre amarela salta de macacos (…) Os influenza [causadores da gripe] pulam de pássaros selvagens para aves domésticas e depois para pessoas, às vezes após uma transformação em porcos. O sarampo pode ter saltado para dentro de nós a partir de ovelhas e cabras domesticadas. O HIV-1 entrou em nosso caminho a partir de chimpanzés. Assim, há uma certa diversidade de origens. Mas uma grande fração de todos os novos vírus assustadores (…) “
Vale à pena lembrarmos da SARS ( Síndrome Respiratória Aguda Grave) , que começou também na  China  no inicio da década de 2000 e que foi contida ( com os mesmos cuidados de hoje ) é provocada por um coronavírus, o SARS-CoV-1. E é um “parente” dele que causa a Covid-19, batizado de SARS-CoV-2.

Para o escritor, não há dúvidas, a praga atual nos leva a crer que venha dos morcegos.

E vocês , defendem o isolamento horizontal ou vertical? Cometem! Gostaríamos de ouvir sua opinião!


Saibam mais sobre o tema no site:

FONTES:










Nenhum comentário: