SEGUIDORES

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

E hoje é o nosso dia! Dia do Biomédico



Estou duplamente feliz hoje, primeiro porque participei do sucesso que foi a auditoria de Acreditação PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - de onde eu trabalho e ouvir do auditor que há muito tempo não encontrava tão mínimas não conformidades em uma Instituição, foi simplesmente um bálsamo para nossos ouvidos, reflexo de um trabalho incansável de toda a equipe há bastante tempo.

Segundo porque hoje é dia de comemorar a delícia de ser Biomédica em sua plenitude. É uma área nem sempre reconhecida, muitas vezes confundida com medicina mas, sobretudo, uma profissão extremamente gratificante!



Para quem ainda não compreende muito sobre a Biomedicina, resumidamente irei explicar:

Antigamente, nas faculdades de Medicina, percebia-se que muitos alunos não se interessavam pelo atendimento de consultório ou cirurgia. Estes, se apaixonavam pelo Diagnóstico laboratorial das doenças. E foi assim, que na década de 70 a Universidade Federal de SP ( UNIFESP)  desmembrou as matérias de Diagnóstico laboratorial e fez  nascer um curso novo, batizado como Biomedicina. Assim, os alunos podiam estudar somente aquilo que lhes interessavam. Estas disciplinas continuaram a fazer parte da grade dos cursos de Medicina, porém, os alunos puderam optar pela ciência biomédica o que causou um enorme sucesso na época.



Nossa profissão abre um leque de especialização em mais de 33 áreas diferentes, que vai desde Análises Clínicas à  Perfusão, passa pela Acupuntura e Estética, se destaca na Biologia molecular e Imagem.







Só não tem sucesso , quem não se valoriza.



Parabéns à todos os colegas e  alunos !

Nenhum comentário: