SEGUIDORES

sábado, 28 de dezembro de 2019

De todo o meu Ser

A mente humana é algo realmente fascinante...assim como um carro de corrida , que vai do 0 aos 200km/h em segundos...
Se hoje nossos pensamentos e desejos ainda são confusos às vezes ,imaginem na década de 30?! Os mesmos motivos que levavam pessoas a serem jogadas nos hospícios naquela época, são quase os mesmos motivos que me levaram a desistir da Psicologia há muitos anos ... a espiritualidade ...como é difícil separá-la do senso comum ... 
À luz da ciência ,a medicina na atualidade já à reconhece e isso já é uma grande prova que estamos evoluindo ..
Da Sanidade à Loucura ,esta história vai te emocionar !

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A doce sinfonia de seu Silêncio

Sabem aquele pensamento de que às vezes não somos nós que escolhemos um livro mas eles é que nos escolhem?
Pois é, assim  foi com esta história, com esta incrível lição de vida e um tapa com luva de pelica em nossa cara ,sobretudo,quando achamos que somos incapazes disso ou daquilo ou nos frustramos quando algo não sai da maneira que esperamos.
Esperança, Força, Delicadeza, Inteligência emocional e muita personalidade ,definem a autora, Luciana Scotti - que nunca tinha ouvido falar até sentir vontade de levar seu livro para casa em uma de minhas idas a uma sebo.
Me deparei com o relato de uma jovem que já estava no segundo livro ( o primeiro é o Sem Asas ao amanhecer - que ainda não li e conta sobre o que a deixou tetraplégica aos 20 e poucos anos ).
"Não corro da mulher que amo, corro para a mulher que amo"
Esta frase define bem quem vem de fora e o que vem de dentro e a Luciana expressa e desperta este sentimento nas pessoas.
Li sua biografia, acessei seus vídeos no Youtube e descobri que este livro é de 2001.Hoje, ela mora em João Pessoa e é PhD na área Farmacêutica e sua limitações física não foram desculpa para chegar onde poucos chegam na vida acadêmica . E sim, até mesmo se permitir a um amor. Adicionei ela na rede social e espero conhecê-la quando for visitar meus parentes que moram na Paraíba.
Lu, você é uma inspiração! 





sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A Garota no Trem

Um desses títulos de livro nada atraentes mas, ao começarmos a ler, nos surpreende demais e faz com que o título exprima o que seria impossível definir...
Mistério, suspense,amor não correspondido, dependência emocional ,amor idealizado ,sentimentos de culpa, falta de luz no fim do túnel ...é assim que a garota no trem envolve, se envolve e nos comove .Um pouco dela e dos outros personagens tocam profundamente da nossa razão ao coração como uma descida de uma ladeira sem freios.
Não é um romance mas, usa um tipo de romantismo deturpado.
É uma história que até parece que foi escrita baseada em fatos reais. A autora conseguiu evidenciar com muita verdade o quão não conhecemos as pessoas. O quanto nos deixamos acreditar naquilo que nos convém e sobretudo, o quanto algumas pessoas tem o dom de manipular aqueles que confiam neles, despertando desde culpa a idolatria. 
Enfim , neste suspense todo, só posso dizer uma coisa: vale à pena ler!

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Vitamina D – a vitamina do momento?





Para começar, trata-se de um hormônio e não uma vitamina, porém, como até a década de 70 acreditava-se que era uma vitamina, até hoje, este hormônio mantém seu batismo inicial.
De qualquer forma, seu papel é extremamente importante para o nosso corpo, pois possui funções relacionadas à saúde dos ossos, tem participação na regulação do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular , músculos, metabolismo e insulina. É produzida  pelo próprio corpo humano e sua deficiência, pode ser evidenciada tanto em adultos como crianças, onde nos mais velhos ,por exemplo, os ossos se tornam mais  frágeis ( osteoporose) . Já em crianças, pode haver comprometimento no crescimento, podendo até levar a uma formação inadequada dos ossos.
E a principal forma de ativarmos a vitamina D em nosso organismo é bem simples: basta tomarmos sol por pelo menos 20 minutos diários, sem protetor solar no início da manhã e no final da tarde. Mas, pessoas com histórico de câncer de pele , a conduta é outra. Deve procurar seu médico.
A  deficiência de vitamina D ocorre com frequência no mundo todo. E sua incidência ocorre quando a pele não é exposta a uma quantidade suficiente de luz solar. Alimentos naturais (não enriquecidos) ajudam mas, raramente fornecem uma quantidade suficiente de vitamina D para prevenir a deficiência. Suplementos de vitamina D podem ajudar a prevenir a deficiência quando a exposição solar for inadequada.
De uns anos para cá, a ingestão se tornou viral, os laboratórios nunca dosaram tanto  vitamina D , nem viram  tantos dados clínicos informando a ingestão como nos últimos anos. Porém, seu abuso, pode ser tão prejudicial quanto a sua falta. Podendo levar as pessoas a se intoxicarem, provocando desde níveis elevados de cálcio no sangue à náuseas, vômitos, fraqueza, nervosismo , perda de apetite, hipertensão arterial e com o nível de cálcio elevado, há uma deposição por todo organismo, especialmente nos vasos sanguíneos, pulmões e no coração. Os rins podem sofrer danos irreversíveis e apresentar um mau funcionamento, consequentemente, levando a  uma insuficiência renal.
Para saber se  a ingestão está sendo adequada, o médico solicita exames de sangue para verificar os níveis de Cálcio e Vitamina D. À partir daí, ele tomará a conduta adequada.
Nunca o consumo de uma substância esteve tão em alta nos meios da saúde. Há quem atribua a ela a possibilidade de mudar a qualidade de vida mundial. Há também quem a considere apenas produto mercadológico e está no topo das discussões clínicas.
Estudos recentes mostram uma forte associação entre os níveis sanguíneos de vitamina D e o menor risco de câncer colorretal e de mama. Novas pesquisas estão sendo realizadas para entender os mecanismos biológicos envolvidos e identificar se a adição de vitamina D pode melhorar a sobrevivência e retardar a progressão da doença. Os tumores possuem uma grande dependência dos vasos sanguíneos para sua nutrição, uma das teorias da diminuição da progressão do câncer com a suplementação de vitamina D é de que esta vitamina diminui a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) nos tumores, diminuindo a irrigação e consequentemente a diminuição do tumor.
Em todo caso, o recado que queremos deixar é: não é porque se trata de uma “vitamina” que não exija orientação médica. Não tome nada porque está na moda, não cometa exageros, tenha equilíbrio e bom senso até para a ingestão de suplementos. Quer viver com saúde? Então cuide de sua saúde!










segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O amor não é algo que procuramos,mas algo que nos encontra





"Existem muitas coisas na vida que podemos controlar e escolher, mas o amor está além delas.

Todos nós temos uma ideia geral de como o amor deve ser e dedicamos muito tempo de nossas vidas buscando pela pessoa que acreditamos ser “a certa”, que nos trará felicidade e segurança. Absorvemos para nós mesmos a responsabilidade de encontrar a nossa outra metade, mas nos esquecemos que a vida tem um plano para nós, e muitas vezes a pessoa que queremos ter não é a pessoa destinada a nós.

Quando se trata de amor, quem manda é o coração. Não importa quantas vezes tentemos afastar ou aproximar determinadas pessoas, a decisão final não cabe totalmente a nós.

Todos aqueles que buscamos e insistimos que fiquem por perto não nos trazem coisas realmente valiosas, porque não pertencem ao nosso lado, não possuem nada de realmente especial para nos oferecer.

Podemos nos enganar muito facilmente com alguém, investir sentimentos e sonhos em uma pessoa que não está disposta a fazer o mesmo, e geralmente vivemos essa situação muitas vezes, antes de aprendermos que precisamos abandonar a necessidade de controle, para podermos encontrar a pessoa certa, o amor certo.



As pessoas mais especiais que temos em nossas vidas são aquelas que chegaram, aparentemente do acaso, e transformaram a maneira como vivemos, trazendo-nos mais inspiração e alegria.

Essas são as pessoas preparadas pela vida para nós e escolhidas por nossos corações, é com elas que aprendemos sobre o verdadeiro amor.



É por isso que devemos aprender a confiar em nosso coração, porque ainda que uma escolha, a princípio, pareça equivocada, ele nunca erra quando se trata daqueles que coloca junto a nós.



Os relacionamentos são muito mais saudáveis e felizes quando permitirmos que o coração esteja no controle. Nossas vidas se tornam muito mais completas quando afastamos o amor que achamos merecer e recebemos o amor que foi feito para nós, e essa escolha apenas o coração pode fazer, com maestria.



Existem muitas coisas na vida que podemos controlar e escolher, mas o amor está além delas.



O amor não é algo que procuramos, mas algo que nos encontra, através do chamado de nossos corações, e ele chega no momento certo.

É inútil gastar anos de sua vida procurando por alguém para ter ao lado, porque essa pessoa chegará apenas quando você entender que o amor não é uma busca, mas sim uma bênção, e que você precisa estar pronto para recebê-la.

Você merece o amor de verdade, portanto confie no seu coração, ele sabe o que é melhor para você e o presenteará com uma pessoa mais especial do que pode imaginar!"









Gratidão ao autor deste texto...soube expressar como ninguém, o que precisamos saber.

Simples assim...



https://oamor.com.br/amor/o-amor-a-gente-nao-procura-e-o-coracao-que-encontra/

domingo, 17 de novembro de 2019

Lucifer

Hoje terminei de assistir a série Lucifer e,diferente ao que este nome e significado nos remete, foi uma imersão na bíblia sem as distorções do Homem. Independente do que se acredita ,ele mostrou de forma muito bem humorada ,o quanto somos seres em conflito. Um roteiro inteligente, com frases e pensamentos muito reais.
E o que ficou de lição? Muitas,difícil descrever ...mas guardei a principal delas: as cobranças de si mesmo são as mais cruéis que a dos outros ..nos impede de ouvir ,falar ,sentir e viver ! Quando aprendermos a lidar com estes sentimentos, encontraremos o ' nirvana ' que tanto buscamos...

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Construindo uma Vida_Justo, Justissimo!

A biografia do Roberto Justus é mais que um livro que conta sua trajetória profissional, sobretudo, um Manual de como aprender a tomar decisões para que a vida e principalmente os outros, não tomem por você! 
Lançado há mais de 12 anos, seu pensamento, conceitos e sugestões profissionais, para quem acabou de ler como eu, nunca pareceram tão atuais. 
Seja você da área de Marketing ou não, suas 229 páginas abraçam posições,ideais e até outros conselhos de fazer qualquer um sair da zona de conforto, uma inspiração inclusive para a vida pessoal. E nem me refiro ao império financeiro que ele construiu - mesmo que tenha nascido em berço de ouro, teve escolhas e as fez, sem titubear, poderia  inclusive ser mais um play boy-rei do camarote-ostentador.Não, ele quis construir sua própria vida, com seus próprios meios. Teve ajuda do pai rico? ah sim, saiu na frente da largada - se comparado a qualquer jovem talentoso de origem humilde. Mas, nunca quis nada dado pelo pai, escolheu a ajuda via empréstimo, que pagou com o fruto do seu próprio trabalho e em um negócio independente da família.
A primeira lição que ele comenta no livro que aprendeu foi:"se você quiser nadar entre  os tubarões  é melhor se tornar um deles. Um tubarão nunca é desleal ou desonesto; é implacável - e sabe muito bem o que quer ".
E a Proporção 10-60-20-10,você já ouviram falar?
Fala sobre "a relação do número de pessoas - as que realmente fazem diferença - com o do restante dos funcionários de uma empresa: 
Os Primeiros 10, são os primeiros 10% do pessoal de qualquer companhia que pode ser imediatamente desligado - e cuja demissão não acarretará absolutamente nenhuma diferença importante no funcionamento da estrutura. São pessoas completamente desnecessárias para o negócio. É praticamente impossível identificar esses 10%. E eles estão presentes apenas em uma empresa muito bem administrada. Em uma empresa mal administrada, esse número pode chegar a 30%! É importante nunca se perder de vista que esse cálculo não trata absolutamente de uma equação hierárquica: muitas vezes, por exemplo, o próprio presidente da empresa pode estar perfeitamente incluído nos 10% dispensáveis ( é o caso de pessoas que foram simplesmente nomeadas e não tem preparo algum para o cargo ).
Os 60, são os 60% seguintes: aqueles que os americanos chamam de mainstreamers, , isto é, a maioria que mantém a engrenagem funcionando, a máquina nos trilhos e a estrutura ativa. São os que chegam às 9 horas, vão embora às 17h,são regulares, metódicos,protocolares e entendem o trabalho que devem fazer. Se alguém deste grupo for substituído por outro profissional de capacitação equivalente,o funcionamento da empresa não vai ser alterado em nada - nem para melhor,nem para pior. A empresa deverá continuar funcionando com exatamente a mesma velocidade,a mesma eficiência e a mesma qualidade.  Esses são os 60% que, às custas de sua responsabilidade e vocação- a de manter funcionando - representam uma camada com um perfil definido mas sem rosto. Se algum deles deixar a empresa,vai precisar ser substituído por alguém cuja única exigência deve ser sua adequação ao mesmo cargo.
O próximo número, 20,refere-se  aos 20% que extrapolam sua função: são os que fazem mais do que são pagos para fazer.É o grupo formado por pessoas que se interessam mais pelo negócio e que,sendo por isso mais emprenhados,acabam produzindo bem mais do que se espera de sua performance.
Os 10% finais são incapazes de qualquer gesto, qualquer ideia ou qualquer decisão que não seja movida por muita paixão, energia, inteligência e imaginação - e, portanto, que não seja sempre inovadora e brilhante. Eles não precisam obedecer qualquer grau hierárquico.
E é justamente o salário desses 30% do topo da pirâmide ( formado pelos 20% que superam as expectativas juntamente com os 10% fora de série), que precisa ser calculado à partir de um sistema de remuneração variável.Por isso,antes de estabelecer esse cálculo, todo empresário deve antes de tudo identificar com o máximo de precisão possível quais são as pessoas que compõe esses 30%."
Segundo o livro, essa média é resultado de um trabalho que especialistas da área de Administração evidenciaram e que funciona inclusive  como base para planos de remuneração variável.
Considerei esta visão, simplesmente brilhante!
Falei no começo no texto o quanto ele é inspirador e a coragem de mudar está estampada em cada página da sua vida e ainda nos dá  um recado: "Às vezes, quem sabe parar, desistir,repensar e adotar um novo ponto de vista tem tanto talento - e tanto valor - quanto quem é um grande realizador.
E puxa esta frase para abordar sobre um tema muito comum ( até eu já passei por isso ):  muita gente não tem coragem de abandonar seu emprego e a partir para outro negócio - e fica infeliz onde está pelo resto da vida. É o caso da pessoa que acaba passando 20 anos na mesma empresa fazendo o que não gosta - quando podia ter tido muito mais sucesso em qualquer outro negócio.  "
E para os empresários que estão lendo minha resenha, ele acrescenta: " Todo grande empresário precisa ser um grande realizador - mas ,para realizar bem, precisa gostar do que faz. E não é sempre que se pode acertar a profissão ideal.".
Ele conta que um grande amigo dele que era casado gostava sempre de comentar o quanto o admirava: "enquanto eu continuo em um casamento infeliz de 25 anos, você já casou 4 vezes! e sua resposta era sempre a mesma: É porque você não gosta do casamento, eu gosto. Você só faz mais vezes, aquilo que gosta. E, no mundo dos negócios é igual. Geralmente as pessoas ficam com medo ou acomodadas ou receosas em ter de dar satisfação para conseguirem tomar uma decisão simples. Para desistir de um casamento, você tem  que dar satisfação à familia, à sociedade,à igreja,aos filhos. Para desistir de uma carreira,você tem que dar satisfação aos colegas,aos amigos,aos chefes, às pessoas que estavam acostumadas à sua imagem ligada a determinada empresa. Mas quando se trata de sua felicidade pessoal, a única pessoa que você deve dar satisfação é você mesmo."
E neste ponto, concordo plenamente com ele, muitas vezes, nos sacrificamos para poupar pessoas, situações, desafios, medo do novo e etc, então, nos fechamos para qualquer oportunidade de ser ainda mais feliz. Afinal, para que estamos nesta vida? se for só uma passagem, como gostaria de viajar daqui para frente?
Por fim, recomendo a leitura, gostei muito dos seus pontos de vista frente a trabalho e a vida, sem perder o equilíbrio e o bom senso. E se você está interessado em sair da sua zona de conforto, não deixe de ler!






domingo, 10 de novembro de 2019

Como anda sua saúde Mental?



Quando se fala sobre o assunto, já se subentende que o tópico é uma loucura!  Nada disso! A saúde mental vai além da ausência de transtornos mentais.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS ), a qualidade de vida cognitiva ou emocional descreve o que representa nossa saúde mental.
E o que isso significa?
A começar pelo equilíbrio emocional dentro de nós, frente as exigências ou vivências externas. É a administração de nossas próprias vidas , com todas as emoções contidas dentro de um amplo espectro de variações sem a perda do que é real e precioso. É ser capaz de ser responsável por suas ações e ter consciência de tempo e espaço. 
Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Outubro é o mês de chamarmos a atenção para os problemas de saúde mental  e esta patologia pode estar mais próxima de você, do que imagina. 
Sintomas como Depressão, Dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas ,como a esquizofrenia, ansiedade extrema, atraso mental e a clássica demência, são problemas que afetam milhares de pessoas ,todos os dias e que muitas vezes, não recebem o diagnóstico adequado.
“No ambiente profissional, transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo! Com uma média de quatro dias para quadros leves e cerca de 200 dias de afastamento em casos mais graves. E a depressão reina como a principal causa de incapacidade laboral.
As frustrações no ambiente de trabalho são comuns e acontecem o tempo todo. Seja pela ameaça da perda do emprego, pelo trabalho não reconhecido, por falhas cotidianas, por relacionamentos complicados, pela insatisfação com o serviço ou pressões de produtividade. Entretanto, todas essas aflições podem ser amenizadas em um ambiente que fornece as condições necessárias para a saúde mental.
A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos. Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva e menos tolerante. Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.”
Dentro ou fora do trabalho, as estratégias de tratamento são inúmeras, como as que são oferecidas gratuitamente pelo Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS), entidade mantida pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ). Lá, o atendimento é destinado a pessoas com intenso sofrimento  psíquico, transtornos mentais e dependência quimica. Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes sociais, Enfermeiros e Terapeutas formam uma grande equipe com a missão de ajudar a quem precisa.  O atendimento é aberto ao público ,onde é feito uma triagem e cada caso será encaminhado ao tratamento adequado.
A mensagem que deixamos aqui é : Ajude ou Ajude-se !

Este e outros artigos você encontra no site:
www.suzimaraesarahyba.com.br



Você é Químico ou Alquimista?

'As pessoas que procuram "Química" São cientistas do amor, ou seja, estão acostumados com a ação e a reação.

As pessoas que encontram a "Alquimia" São artistas do amor, criam constantemente novas formas de amar.

Os químicos amam por necessidade.

Os alquimistas por escolha.

A Química morre com o tempo,

A Alquimia nasce através do tempo...

A Química adora a embalagem.

A alquimia desfruta do conteúdo.

A Química acontece.

A Alquimia se constrói.

Todos procuram química, só alguns encontram a alquimia.

A Química atrai e distrai machistas e a feministas.

A Alquimia integra o princípio masculino e feminino, por isso se transforma em uma relação de indivíduos livre e com asas próprias, e não em uma atração que está sujeita aos caprichos do ego.

Em conclusão :

A Alquimia reúne o que a química separa.

A Alquimia é o casamento real, a química o divórcio que vemos todos os dias na maioria dos casais.

" Vamos começar a construir relações conscientes, pois a química sempre nos fará envelhecer o corpo.'

“Enquanto a alquimia sempre nós fará cair de cabeça”


*Autor desconhecido

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Mamografia e Empatia, eis o segredo para não causar dor no exame!


As mulheres sempre sentem-se apreensivas ao fazerem este exame, isso, todos já sabemos. Afinal a fama da dor é quase um folclore. O que as pessoas talvez não saibam é que a empatia do profissional ao realizar este exame, faz toda diferença. Muitas vezes, preocupados em capturar imagens perfeitas, se esquecem do desconforto que as mulheres sofrem.
A mamografia é um exame indicado para a detecção precoce do câncer de mama,  o diagnóstico do  câncer ainda IN SITU, antes que possa acontecer o comprometimento dos linfonodos e ocorrer uma metástase e/ ou mastectomia, possuem uma imensa chance de cura, se diagnosticados o quanto antes.
Mas devido ao desconforto do exame que muitas pacientes relatam, existe uma ’ má fama’, causando medo de realizar o procedimento. Isso faz aumentar os  números de casos de diagnóstico de câncer de mama em um estágio mais avançado. Em anos de trabalho com a mamografia, percebi  o quanto a empatia, atenção e afeto a paciente pode melhorar e até mesmo não causar  o desconforto na hora de realizar o exame.
Em seu estagio inicial, o câncer de mama é uma patologia assintomática, por isso, é muito importante a realização da rotina da  mamografia.
A sensibilidade nas mamas vai além da anatomia, envolve o sentimento feminino, ligado a psicologia da mulher, seu lado materno e sua autoestima.  No caso da realização da mamografia, acompanha o receio do desconforto e do diagnostico ser positivo. Quando expõe sua intimidade gera desconforto, levando a tensão muscular e ansiedade, a falta do conhecimento sobre o procedimento, faz esse desconforto aumentar e isso somente aumentará a possibilidade do procedimento ser doloroso. O profissional da radiologia tem um papel muito importante antes, durante e pós-realização do exame.  Explicando com delicadeza, empatia e respeito como será o procedimento e sua importância, mostrando afeto para tranquilizar a paciente. Isso fará com que  passe confiar no profissional, que por sua vez, realizando o posicionamento correto no mamógrafo, com a compressão adequada, não só terá um bom resultado de imagem, como a paciente não irá sentir tanto o desconforto do procedimento, que é rápido. Consequentemente a paciente terá autoconfiança e  passará a realizar o exame anualmente, sem receio e restrições.
      Quando a paciente  já passou pela patologia, sua sensibilidade aumenta.  O receio de não haver a cura 100% e o receio da dor, já que o tecido mamário passou por tratamento cirúrgico, quimioterápico e pela radioterapia. O impacto psicológico causado pelo câncer de mama traz angústias e receios na vida da paciente. Quando esse momento é vivido com compreensão e conhecimento e um apoio psicológico, torna-se possível o procedimento ser menos desconfortável e doloroso, que podem interferir em uma boa resposta ao seu tratamento.  O profissional da radiologia precisa estar preparado, tecnicamente e disposto a empatia ao trabalhar com esse tipo de exame. A dedicação ao próximo é muito importante, para um bom resultado de diagnostico e para o conforto físico e psicológico da paciente.


Fonte: Lazarou.Marilia. Biomédica, especialista em Mamografia.

Mais noticias sobre o assunto, você encontrará no site:
www.suzimaraesarahyba.com.br/blog

sábado, 12 de outubro de 2019

Panapaná - Queridas Borboletas

Panapaná é o significado na lingua Tupi de um coletivo de borboletas e estas, representam um projeto com o mesmo nome onde a ideia é fazer um filme sobre pessoas que se auto mutilam. A intenção não é expor estes aflitos e sim, incentivá-los  a desenharem uma borboleta no corpo toda vez que sentir vontade de se  auto mutilar, colocar o nome de alguém que goste e não apagar o desenho, caso contrário, sua borboleta morre.
Achei a iniciativa fantástica e quem puder ajudar o projeto, será muito bem-vindo!
Mas, a pergunta que não quer calar: Por que as pessoas se auto mutilam? para chamar atenção? 
Vamos entender:

AUTOMUTILAÇÃO É UMA DOENÇA?

Automutilação provém de alguma desregulação emocional, ou seja, não é considerada uma doença, mas sim um produto de algum outro transtorno e síndrome mental.
Segundo estudos, 20% das pessoas usam da automutilação em situações únicas, isoladas e esporádicas, sem repetir esse comportamento. O que é considerado uma resposta a um sofrimento momentâneo e não a um transtorno em si. Já 80% dos indivíduos que se automutilam, apresentam outros sintomas de desregulação afetiva, como a depressão, a esquizofrenia e transtornos de personalidade, em especial, a bipolaridade.

POR QUE AS PESSOAS SE CORTAM?

Se não é para chamar atenção, o que seria? Especialistas, como psicólogos e psiquiatras, afirmam que pessoas que se arranham ou cortam os pulsos, ou outras partes do corpo, buscam uma forma de lidar com seus problemas e suas frustrações, já que a dor física lhe proporciona um novo foco que não é mais a dor emocional. Elas possuem baixa autoestima e têm dificuldades de se manifestar verbalmente.
Após o ato, é comum vir as emoções relacionadas a culpa, arrependimento e vergonha por ter cometido a ação, mas não é raro que isso volte a se repetir, afinal, a ideia de amenizar o sofrimento emocional pode ter sido alcançada com a dor física.
Entre os fatores mais comuns para a pessoa se automutilar estão a impulsividade e a sua energia psicológica, ou seja, a sua agitação emocional. Além disso, como falamos, há transtornos mentais que podem estar associados a essa conduta, e isso ocorre, principalmente, em pessoas com transtorno de personalidade bipolar do humor.
Veja a lista abaixo que resume algumas dessas motivações emocionais:
  • Demonstração de força ou de limite com a dor;
  • Reduzir ansiedade, frustrações e raiva;
  • Desequilíbrio de afeto e de tranquilidade;
  • Autopunição;
  • Desequilíbrio entre dor física e emocional;
  • Cobrir uma sensação de vazio;
  • Provar vínculos pessoais e afetivos;
  • Evitar o suicídio;
  • Vingança provocando culpa em outra pessoa.

AUTOMUTILAÇÃO X SUICÍDIO

De acordo com especialistas, quem pratica a automutilação não tem por necessidade provocar um suicídio. Isso porque, para cometer o suicídio, tem-se conhecimento de técnicas mais efetivas que envolvem desde outros atos físicos a ingestão de medicamentos. A ideia da automutilação tem a ver com alívio emocional a partir de uma dor física.
O suicídio envolve questões pessoais, culturais e religiosas, que podem por vezes serem decisivas na negação do ato. Para esses casos, a automutilação pode parecer um caminho aceitável de encontrar o abrandamento emocional.

AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

A automutilação entre jovens é mais comum do que se imagina, segundo pesquisa, dos casos registrados, 88% são pessoas do sexo feminino e a média de idade é de 16 anos. A idade média que se inicia essa prática é aos 11 anos, e 60% dos casos têm o diagnóstico de transtorno de humor e 90% optam por se cortar ou se arranhar.
Essa iniciação precoce pode acontecer por conta das instabilidades emocionais e afetivas provocadas pelas transformações do corpo e da mente nesse período. É um momento difícil de aceitação, de decisão e de compreensão do mundo e das pessoas ao redor. A resposta nem sempre é simples para esses jovens, que com dificuldades de se expressar e de receber apoio, acabam por cometer atos como esse.

AUTOMUTILAÇÃO E A INTERNET

Seguindo a linha de raciocínio que a automutilação é mais comum entre os jovens, é na internet em que vemos relatos relacionados a automutilação e suas motivações. A ferramenta é muito utilizada por adolescentes e adultos para diferentes formas de expressão e podem ser um canal claro, a partir do tipo de postagem feita, de que algo não está certo e que situações emocionais podem ocorrer
O Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos e que presta apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita e anônima, afirma que “na internet, é possível localizar relatos de jovens que se cortam como forma de autopunição, por não cumprirem metas que determinaram para si, como alcançar boas notas, entrar na universidade, emagrecer ou ser aceito em determinado grupo social. Também é comum nos casos de depressão ou distúrbios de autoimagem.”

O QUE QUER DIZER ESSA VONTADE DE ME AUTOMUTILAR?

Quer dizer que algo deve estar fora do seu eixo comum de bem-estar e de equilíbrio emocional. Refaça o caminho que você percorreu até chegar a essa vontade e entenda quais motivações e fatores que estão lhe causando esse sentimento.
Buscar ajuda profissional e recorrer a pessoas da sua confiança afetiva podem reduzir esses desejos, que muitas vezes estão apenas no nosso inconsciente e, por isso, não levamos tão a sério. A prática de automutilação, apesar de ser cultural em algumas etnias, como entre os índios, não é considerada uma prática saudável e deve ser evitada e, principalmente, tratada.

AUTOMUTILAÇÃO: DIAGNÓSTICO

Para os especialistas, o diagnóstico de que a automutilação se tornou um problema maior, ela deve estar associada a uma certa recorrência e com a finalidade de produzir sofrimento e dor.
A partir da percepção de que algo pode levar a esse ato ou de que existem esses sintomas e recorrência, a pessoa deve buscar ajuda emocional com um psicólogo ou psiquiatra. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor poderá ser feito o tratamento.

AUTOMUTILAÇÃO: TRATAMENTO

O tratamento de automutilação na psicologia deve ser feito por um especialista, após o diagnóstico de transtorno ou condição psiquiátrica instável. A abordagem, em geral, envolve a psicoterapia associada a prescrição de medicamentos e estabilizadores emocionais. A medicação irá condicionar as atitudes impulsivas e psicóticas, além das variações de humor, o que irá ampliar as capacidades da terapia comportamental.
Agora que aprendemos um pouco mais, vamos ajudar?


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Apenas começando

Mais que um Romance Espírita, este livro traz à tona temas muito delicados como infidelidade, egoísmo, medo, covardia, abandono, suicídio e até sobre aborto. E o mais interessante é que nenhum destes assuntos são abordados apontando o dedo para os erros de quem os comete e sim, ensina como não mais cometê-los, através de experiências fortes, reveladoras e emocionantes.  Podemos emanar toda nossa  boa energia aos amigos sofredores mas, não podemos interferir em seu livre-arbítrio. A escolha é de cada um.
"Todo objeto de desejo ,perde seu valor  assim que adquirido e nunca se está satisfeito,sempre querem mais coisas e para isso, alguns trabalham demais, iludem, outros roubam e até matam.
Aos que sentem medo , nunca abaixe a cabeça ou os olhos quando estiver conversando com alguém. É importante que as pessoas possam ver seus olhos, pois é através deles que qualquer um pode saber quando se está falando a verdade e o que está ,realmente sentindo. O medo do desconhecido por exemplo, atinge todos nós." Mas, com  esta pequena  mudança de comportamento, você será capaz de enfrentar qualquer medo, desafio ou anseio pelo desconhecido.
Outra prova desafiadora é o Poder... pode te fazer do maior egoísta  à pessoa mais generosa que podemos ter ao nosso redor. E nem falo de financeiro simplesmente, o Poder da palavra, de um olhar, de um sorriso ou simples bom dia, pode iluminar ou escurecer o dia de alguém, principalmente se aquele outrem não está em uma boa sintonia. Minha  filosofia por exemplo é: 'sempre poderia ser pior' - então, diante desta minha máxima ( risos ) por que não tentar manter o bom humor? ri de si mesmo é tão engraçado como rir  em um filme de comédia. Experimente!
A covardia pode ser em meu entendimento vista de duas formas : os que deixam de tomar atitude porque não se sentir seguro - quase sempre ligado a coisas materiais ou dependência emocional. E aqueles que são cruéis com  o próximo, independente de lhe terem feito mal ou não. E a covardia, em minha humilde opinião, leva ao egoísmo. Sentimento incapaz de fazer algumas pessoas enxergarem que existe um mundo além do seu umbigo, é tomar para si , algo que não lhe pertence , é não dividir algo que não é só teu, é querer ter tudo sem medir consequências, é tudo isso e mais um pouco que todo mundo já sabe. Empatia é a minha palavra para trabalhar este sentimento de quem gosta de ter o mundo girando ao seu redor.
A história fala sobre um dos mais antigos comportamento humano: a infidelidade. A pergunta que todos se fazem é: Por que trair? não é mais fácil separar? a história conta a vida de um homem que vivia um casamento estável mas, com um amor que transcendeu para amizade. Sentimento muito confundido entre milhares de casais. A acomodação, o medo de ficar sozinho, de fazer escolhas erradas, do que a familia e sociedade vão falar, bens materiais, o status social e a pior delas, a carência. Sentimento que idealiza , que ilude, que vê amor onde não existe e que muitas vezes, depois de conquistado, perde a graça. Pode nascer amor? pode! mas, as pessoas precisam desvincular os sentimentos acima do que é  novo, o que faz bater seu coração mais forte e de forma verdadeiramente diferente...seja na afinidade, energia , sintonia ou não precisar de nada, só em estar perto e  já fazer bem...fácil falar mas, e como abrir mão de tudo que temos por algo que nem conhecemos?  Aprenda a não ser escravo do seu Poder, não seja covarde a ponto de se tornar egoísta aos sentimentos alheios e se coloque no lugar de quem quer ou não ao teu lado, de verdade, lá no seu íntimo.
Por fim, " Apenas começando'  fala sobre recomeços, tropeços, novos recomeços e oportunidades... ouça sua razão  mas, respeite seu coração. A vida passa...e passa depressa...e você, o que quer começar hoje?

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Morri para viver

Esta semana, em uma conversa sobre tudo  com amigos,surgiu o tema " madalenas arrependidas". Foi citado o nome da Andressa Urach - eu não sabia quem era até o episódio que à deixou entre a vida e a morte ,depois de contrair uma infecção grave,após inúmeras  aplicações de higrogel nas pernas.
Falaram muito mal dela.
Como não prejulgo ninguém ,resolvi ler sua biografia. 
Bem,ela pode até ter sido tudo de ruim que falaram, mas sua coragem em se abrir da maneira que fez em um Livro, foi no mínimo uma atitude de muita autenticidade e coragem.
Ela se expôs, expôs quem merecia e com isso, teve a chance de pedir muitos perdões publicamente a quem prejudicou ,como denunciar abuso na infância- o que levanta uma questão muito séria onde quem realmente protege, deve ensinar seus filhos a não se intimidarem, a pedir socorro de verdade! Coisa que a menina Andresa não fez e sofreu muito,lhe causando consequências que quase à destruiu.
Sua sexualidade foi aflorada cedo demais e à partir daí ,sua vida começou a ser construída em cima da areia de praia .
Se iludiu, iludiu, amou, foi rejeitada e buscou à todo  custo  o que mais lhe faltava:  ser aceita.
Passou por cima de tudo e todos para chegar onde quisesse,só esqueceu de um pequeno detalhe: você pode plantar o que quiser, mas a colheita é obrigatória .
E o próprio corpo que plantou à obrigou a parar e a colheita ,quase lhe  custou a vid a.
Hoje, ela virou sua chave da  vida,independente de religião, aprendeu que é sempre possível mudar a rota enquanto caminha. No caso dela, foi para melhor, bem melhor. E é isso que desejo para ela,que se torne cada dia um ser humano melhor e que seu livro possa mudar a  cabeça dos ambiciosos mau caráter espalhados pelo mundo afora...


segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Centro de Valorização da Vida- CVV


  1. Gente, o feedback do texto sobre o Setembro Amarelo foi tão grande ,tantas mensagens e perguntas ,que resolvi falar sobre um dos tópicos que é o CVV – Centro de Valorização da Vida  - que  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. 
  2. Existem diversas formas de contato, escolha a que for mais confortável para seu momento. Já  fui voluntária e acreditem :  nossa palavra pode literalmente salvar a vida de alguém. Portanto ,não exitem em divulgar ou entrar em contato caso sintam necessidade algum dia. 
  3. https://www.cvv.org.br
  4. O número é 188 
  5.  Nunca estará sozinho!

  6. Ah! Outra pergunta que muitos fizeram foi: do que seu namorado morreu?
  7. O que aconteceu é que ele
  8.  presenciou um idoso sendo assaltado e foi tentar salvar. Infelizmente, havia outro bandido na espreita e simplesmente ,deu um tiro na cabeça dele.   Foi horrível, um enorme pesadelo! Mas esta história traumatizante ficou no passado. Hoje, quando lembro, vejo o quanto nossa vida pode escorrer pelas mãos , o quanto não podemos deixar para amanhã ,o que podemos fazer hoje ! Então amigos, o que posso deixar de mensagem é: ame hoje, fale hoje e sobretudo, se ame hoje!
  9. O amanhã é incerto...muito incerto...




domingo, 29 de setembro de 2019

Setembro Amarelo sob a minha visão

Antes de terminar o mes de Conscientização sobre a prevenção ao Suicidio ou Setembro Amarelo - se preferirem, quero deixar aqui minha mais sincera dor quando ouço alguma história relacionada ao assunto. Nunca passou pela minha cabeça nada do tipo, amo a vida e sempre penso que tudo que passamos faz parte de uma missão e/ou oportunidade de evolução, aprendizado ou ensinamento ao próximo. Talvez por ser Espírita Kadeccista, vejo o suicidio de uma forma muito mais triste do que se possa imaginar. O mais perto que cheguei de um pensamento mórbido foi quando aos 18 anos meu namorado faleceu...eu não pensava em tirar minha vida mas, havia perdido a vontade de viver...passava o dia deitada, dormia muito e tanto fazia se era noite ou dia...Luciano Ramos da Silva, era seu nome. 13 anos mais velho que eu e me ensinou a amadurecer para a vida adulta de uma forma muito delicada e responsável. Era um desses cavalheiros que abria a porta do carro e me mandava flores, que se preocupava com minha alimentação e os dias de cólica. Costumo dizer que ele veio ao mundo para me ensinar a ser mulher e após cumprir sua missão , voltou para o céu. Com o passar dos anos, venci esta dor e como toda Fênix, renasci para uma nova vida. 
Então, o que posso dizer para quem passa por momentos dificeis é: não ignore a sua vida! Se está nela, faça por onde crescer e  enfrentar as dificuldades ! É o mínimo que pode fazer por você mesmo. Se não consegue sozinho, procure ajuda! ninguém nunca estará sozinho, temos desde o CVV aos amigos da internet. Se puder procurar ajuda profissional, melhor ainda! mas, não desista de você!
Já começa pelos milhões de espermatozóides que disputaram a fecundação do óvulo!!!! quem ganhou? me diz?? então acha que sua vinda para a terra foi em vão?!  pense nisso e depois me conte!




Mas quem é Greta Ernman Thunberg?

Com apenas 16 anos, esta sueca já faz um grande barulho pelo mundo! Destemida e segura sobre as posições daquilo que acredita ,não abre mão do que pensa e sobretudo, faz por onde ser ouvida! Mais que uma ativista sobre  o clima global e proteção aos animais, ela é uma menina cheia de sonhos por um mundo melhor, não é a milionária mimada que busca holofotes para alimentar seu ego, tão pouco uma desocupada que não tem nada melhor para fazer. 
Diagnosticada com Asperger ,TDAH, TOC e mutismo seletivo. Essa condição torna Greta absolutamente focada em assuntos que lhe interessa e talvez por isso, sua determinação pela causa,chame tanta atenção do mundo. Ela chegou ao ponto de deixar em ir a escola para protestar em frente ao parlamento, sozinha!  Com uma oratória impecável, foi atraindo simpatizantes com os mesmos objetivos e em pouco tempo, criou um grande movimento em sua cidade, Estado ,que se espalhou pelo seu País e agora, pelo mundo.
"A sua mãe é Malena Ernman, uma cantora de ópera sueca. Seu pai é Svante Thunberg, ator. Seu avô é Olof Thunberg, ator e diretor.
Embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, Thunberg diz que dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder".
Thunberg é vegetariana e ativista pelo direito dos animais.
Em 20 de agosto de 2018, Thunberg, cursando o nono ano, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais de 2018 na Suécia, em 9 de setembro, depois de ondas de calor e incêndios na Suécia. Seus pedidos foram que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e ela protestou sentando do lado de fora do Riksdag todos os dias, durante o horário escolar com o sinal de "Skolstrejk för klimatet" (de greve da escola pelo clima).
Após as eleições gerais, ela continuou a greve somente nas sextas-feiras, que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados em outros países, como a Holanda, a Alemanha, a Finlândia e a Dinamarca. Na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira, ignorando os comentários do Primeiro-Ministro Scott Morrison que diziam "mais de aprendizagem nas escolas e menos ativismo".
No Twitter, ela usou hashtags e disseminou a consciência online. Thunberg participou na  manifestação Rise for Climate (Erga-se pelo clima) em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, e a Declaração de Rebelião organizada pela Extinção Rebelião em Londres.
Em 4 de dezembro de 2018, Thunberg abordou a COP24 das Nações Unidas para a cúpula das alterações climáticas.Em sua declaração para o COP24 em 12 de dezembro de 2018 na assembleia plenária, ela observou:
Você só fala de crescimento econômico eterno verde porque você está com muito medo de ser impopular. Você só fala em seguir em frente com as mesmas ideias ruins que nos meteram nessa confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é puxar o freio de emergência. Você não é maduro o suficiente para dizer como é. Mesmo esse fardo você deixa para nós, filhos."
Fonte: