terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Desejo uma mala perfeita para nós em 2015
Primeiramente quero agradecer aos quase 45.000 acessos ao meu blogger e a todos que o seguem. Vocês são minha maior fonte de inspiração! Obrigada!!!
Gostei muito da mensagem abaixo e à deixarei como inspiração à todos para este novo ano que se aproxima...
"Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina na mão...
À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho... Porque pensa que não é importante.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas.
Pesa demais...
Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil.
Pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar?
Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro...
Amizade...
Nossa!Tem bastante, e curioso... Não pesa nada!
Mas tem algo pesado...
Você faz força para tirar...
É a raiva, como ela pesa.
Aí você começa a tirar, tirar, e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo...
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala...
Mas você puxa-o para fora com toda a força,
e aparece um sorriso, que estava sufocado no fundo de sua bagagem...
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí saem à felicidade...
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira para fora a tristeza...
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante...
Procure então o resto:
Força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bem humor...
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela... Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você...
E não se esqueça de fazer isso mais vezes...
Pois o caminho é muito, muito longo... É isso... vamos arrumar a mala???"
*Autor desconhecido
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
Minha mensagem de Natal para você!
Hoje é 25 de Dezembro, data linda que me faz refletir sobre todo o ano de 2014...
Agradeço primeiramente a Deus pela minha saúde que foi forte na maior parte do ano, pela minha família que sempre me enche de carinho, pelos amigos - antigos e novos que são verdadeiros irmãos que a vida me deu o privilégio de escolher e ser escolhida. Ao meu trabalho, que me realiza todos os dias. Enfim, amor cheio de amor é o que recebi este ano e devolvo com a mesma força, todos os sentimentos que me foram despertados.
Pensei em postar algumas fotos de momentos que me marcaram ao longo deste ano mas, como não quero cometer o vacilo de esquecer algo , lugar ou alguém, deixo aqui toda a energia boa do meu coração a cada um com quem compartilhei a vida em 2014, que a força do meu abraço chegue até você e se eternize.
FELIZ NATAL! ;O)
sábado, 20 de dezembro de 2014
Surf
Eu sempre gostei de surf - pelo menos desde os 18 anos quando tive o primeiro contato na praia de Paracurú no Ceará através dos meus primos Léo ( que deve estar feliz hoje lá no céu com a vitória do Medina) e Rogerson, ambos aficionados pelo esporte.
Quem está de fora e não convive é normal achar que é atividade de quem não tem o que fazer ou ter preconceitos com quem surfa. Mas eu convivi bem de perto com essa tribo, todos os amigos dos meus primos eram surfistas, pessoas de bem com a vida, divertidos e dedicados. Dezenas de vezes eu e minhas primas acordávamos às 5h da matina só para não perder a maré alta junto com nossos queridos surfistas. Valia à pena! o sol rasgando o dia e os meninos dando um show na água. O mar ficava cheio de estrelas anônimas...
Depois que a maré começava a baixar, voltávamos para casa e para nossas atividades do dia.
No final da tarde, nos organizávamos para não perder o sol se pôr e junto com ele, a maré alta de novo.
Éramos uma turma grande, meninos e meninas vivendo um momento único, simplesmente inesquecível.
Lembro da pequena Silvana Lima, um toquinho de gente que já desbravava suas primeiras ondas e hoje, é campeã brasileira.
Gostava das rodas de conversa com os amigos dos meus primos, aprendi o nome de todas as manobras. É realmente um esporte especial e quem os pratica, considero muito especiais.
Sim, é difícil surfar, o ideal é começar o mais novo possível mas, depois que pega-se o jeito, é um passe libertador sobre as águas...
Este título que o Medina conquistou é simplesmente o máximo, reflexo de muita determinação que é típico dos surfistas. Para eles, a melhor onda ainda sempre estar por vir.
Enfim, fica minha homenagem aqui a todos os surfistas que conheço, desejo que os holofotes se virem cada vez mais para o Brasil e para tantas outras feras que aguardam apenas uma oportunidade!
Praia de Paracurú - Ceará Brasil
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Insuficiência Renal crônica - Quem é candidato a desenvolver?
Achei muito interessante esta pesquisa que promete revolucionar o diagnóstico precoce de Insuficiência renal crônica ( IRC ). Conheço muitas pessoas que são sérios candidatos a desenvolverem estas lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções. Tais como: Hipertensão arterial severa, Diabetes, Infecção dos rins, Nefrites, Doenças hereditárias (rim com cistos), Pedras nos rins (cálculos), Obstruções.
"Cientistas de diversos grupos de pesquisas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP estão trabalhando no projeto de um biodetector bacteriano capaz de diagnosticar a Doença Renal Crônica (DRC) de forma precoce. A DRC é caracterizada por alterações nas funções e na estrutura dos rins, e afeta milhões de pessoas no mundo, sendo que grande parte delas não tem consciência disso. No teste de diagnóstico realizado atualmente, por intermédio da quantificação de Creatinina no sangue, as variações nas taxas desse biomarcador só são perceptíveis em estágios mais avançados da doença. “Se conseguirmos detectar a Doença Renal Crônica em seus primeiros estágios, poderemos oferecer uma qualidade de vida melhor aos pacientes e um tratamento mais simples”, explica Laís Ribovski, aluna de mestrado do IFSC. Para detectar os primeiros estágios da doença, os pesquisadores propõem unir diversas partes de um DNA — cada parte com uma função —, programando a bactéria Bacilus subtilis para identificar alterações no nível de Cistatina C no sangue. Este outro biomarcador trata-se de uma proteína que, assim como a Creatinina, está ligada a taxa de filtração glomerular e, por isso, também permite detectar alterações na estrutura e funções dos rins. Contudo, o aumento nas concentrações de Cistatina C já é evidente em estágios menos avançados. O próximo passo dos cientistas é finalizar a ligação de todos os “pedaços” de DNA. Com isso feito, o circuito será calibrado para as faixas de Cistatina C que eles pretendem distinguir no sangue: “Já temos o módulo e detecção deste biomarcador montado em uma membrana da Bacilus subtilis, bem como o processo de montagem do circuito interno. Além disso, estabelecemos a barreira de expressão do nosso circuito e conseguimos provar que ele funciona, mas agora precisamos reunir todos os módulos para finalizá-lo”, explica Laís. De acordo com Danilo Keiji Zampronio, aluno de graduação do IFSC, e que também integra o grupo, o projeto ainda renderá bastante pesquisa e estudo até que possa ser uma solução disponível no mercado, uma vez que os pesquisadores precisam terminar seu circuito, patenteá-lo, caracterizá-lo e padronizá-lo por meio de diversos testes. “Acredito que esse nosso projeto deverá ser comercializado daqui a três ou quatro anos”, estima." Fonte:http://www.labnetwork.com.br.
P.S
Sei que o diagnóstico de IRC é algo irreversível, cedo ou tarde. Entretanto, considero esta pesquisa importantíssima no que tange a uma melhor qualidade de vida, quem sabe um retardo da necrose ou até mesmo, uma porta de entrada para outros tipos de tratamento - menos agressivo que a hemodiálise por exemplo. E como sou otimista, quem sabe a cura?!
"Cientistas de diversos grupos de pesquisas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP estão trabalhando no projeto de um biodetector bacteriano capaz de diagnosticar a Doença Renal Crônica (DRC) de forma precoce. A DRC é caracterizada por alterações nas funções e na estrutura dos rins, e afeta milhões de pessoas no mundo, sendo que grande parte delas não tem consciência disso. No teste de diagnóstico realizado atualmente, por intermédio da quantificação de Creatinina no sangue, as variações nas taxas desse biomarcador só são perceptíveis em estágios mais avançados da doença. “Se conseguirmos detectar a Doença Renal Crônica em seus primeiros estágios, poderemos oferecer uma qualidade de vida melhor aos pacientes e um tratamento mais simples”, explica Laís Ribovski, aluna de mestrado do IFSC. Para detectar os primeiros estágios da doença, os pesquisadores propõem unir diversas partes de um DNA — cada parte com uma função —, programando a bactéria Bacilus subtilis para identificar alterações no nível de Cistatina C no sangue. Este outro biomarcador trata-se de uma proteína que, assim como a Creatinina, está ligada a taxa de filtração glomerular e, por isso, também permite detectar alterações na estrutura e funções dos rins. Contudo, o aumento nas concentrações de Cistatina C já é evidente em estágios menos avançados. O próximo passo dos cientistas é finalizar a ligação de todos os “pedaços” de DNA. Com isso feito, o circuito será calibrado para as faixas de Cistatina C que eles pretendem distinguir no sangue: “Já temos o módulo e detecção deste biomarcador montado em uma membrana da Bacilus subtilis, bem como o processo de montagem do circuito interno. Além disso, estabelecemos a barreira de expressão do nosso circuito e conseguimos provar que ele funciona, mas agora precisamos reunir todos os módulos para finalizá-lo”, explica Laís. De acordo com Danilo Keiji Zampronio, aluno de graduação do IFSC, e que também integra o grupo, o projeto ainda renderá bastante pesquisa e estudo até que possa ser uma solução disponível no mercado, uma vez que os pesquisadores precisam terminar seu circuito, patenteá-lo, caracterizá-lo e padronizá-lo por meio de diversos testes. “Acredito que esse nosso projeto deverá ser comercializado daqui a três ou quatro anos”, estima." Fonte:http://www.labnetwork.com.br.
P.S
Sei que o diagnóstico de IRC é algo irreversível, cedo ou tarde. Entretanto, considero esta pesquisa importantíssima no que tange a uma melhor qualidade de vida, quem sabe um retardo da necrose ou até mesmo, uma porta de entrada para outros tipos de tratamento - menos agressivo que a hemodiálise por exemplo. E como sou otimista, quem sabe a cura?!
domingo, 7 de dezembro de 2014
Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena
"SEM PRESSA.SEM VÍRGULAS.SEM PONTO FINAL.SEM BRIGAS.SEM SEPARAÇÃO.SEM MÁGOA.SEM DOR.SOMENTE AMOR POR FAVOR."
Desejo que as pessoas tenham a maturidade de compreenderem que o momento é um só e que não volta mais, que as oportunidades veem em forma de sinais, se você não estiver atento, elas vão embora. Que não façam como na parábola do pedreiro que pediu a Deus para arrumar um emprego e um amor ,no dia seguinte, encontrou uma vaga no jornal, ao chegar no local, a fila estava grande e então achou que não teria chances. Ao voltar para casa, no ônibus, uma criança deu-lhe uma flor. À noite, em suas orações, questionou a Deus, porque não o ajudara, então, Deus em seus sonhos, respondeu: Te levei até um emprego, ele seria seu mas você desistiu antes mesmo de tentar. Depois, inspirei aquela criança a te dar uma flor pois ao seu lado o ônibus, estava sentada a mulher da sua vida e você nem a notou, jogou a flor pela janela, ela ficou olhando aquilo imaginando como seria bom receber uma rosa naquele momento. Portanto meu filho, eu te ajudei sim mas você não quis ser ajudado.
Estas e outras pequenas situações cotidianas, nos mostram o quanto Deus está presente em nossa vida. Não devemos desistir fácil das coisas que acreditamos ou que gostaríamos de ter em nossa vida. Persistir, lutar, é o mínimo que nos cabe para chegarmos lá ou a alguém. Obstáculos, medos e insegurança, todos temos e é absolutamente normal, o que não podemos é deixar que tais barreiras sejam maiores que nossos desejos e sentimentos. Afinal, como disse nosso imortal Fernando Pessoa:
Tudo vale à pena quando a alma não é pequena!
domingo, 30 de novembro de 2014
Redação X Concurso Público
Muitas pessoas deixam de prestarem concurso público por não se acharem "capazes", esquecem porém, que a grande maioria dos que prestam concurso, pensam o mesmo. Apenas uma minoria investe tempo e dinheiro para entrarem e mesmo assim, uma grande parte destes concurseiros não conseguem. Seria sorte? dom? preparo? um pouco de cada um destes ingredientes eu diria.
Hoje li este artigo sobre dicas de redação e achei bem pertinente dividir com vocês.
E boa sorte para quem pretende prestar concurso.
"Você não precisa ser nenhum Machado de Assis para tirar 10 na redação exigida num concurso público.
É o que garante Diogo Arrais, professor de português do Damásio Educacional. “Não se trata de um concurso literário”, diz ele, “basta que você saiba redigir um texto claro, conciso e adequado à norma culta”. Segundo o professor, chegar a essa fórmula depende apenas de treino.
A seguir, EXAME.com lista 10 características de uma redação impecável na visão de alguns professores especializados em concursos. Confira:
1. O candidato entendeu o tema
Quem demonstra que leu a proposta da redação com atenção tem mais chances de ser bem avaliado, segundo Verônica Ferreira, professora do site Questões de Concursos. Por melhor que seja o seu texto, ele dificilmente terá uma boa nota se fugir do assunto original.
2. A norma culta é respeitada
Um ponto cobrado por qualquer banca é o domínio da norma padrão da língua. Segundo Camila Faro, professora de redação do Universo do Concurso Público, é muito difícil ter uma boa nota se você não demonstra domínio de temas gramaticais como regência e concordância, por exemplo.
3. O texto é econômico
Uma redação enxuta, com períodos curtos, tende a ser mais clara e fácil de ler, segundo Alexandre Luz, professor do curso Ênfase. A concisão ajuda a ganhar a aprovação do corretor. Outro pré-requisito é respeitar o número estabelecido de linhas.
4. As ideias são articuladas com conectores
De acordo com a professora Camila, um bom texto traz argumentos bem costurados entre si. O uso correto de conectivos - expressões que ligam as orações, como “isto é”, “embora” e “até mesmo” - é um dos recursos que ajudam a amarrar as ideias da redação.
Escrita: na hora de emitir julgamentos numa redação de concurso, o ideal é evitar exageros ou simplificações © Foto: Flickr/Creative Commons/Caleb Roenigk Escrita: na hora de emitir julgamentos numa redação de concurso, o ideal é evitar exageros ou simplificações
5. Não há generalizações
Na hora de emitir julgamentos, o ideal é evitar exageros ou simplificações. “Em vez de uma frase como ‘Os políticos recebem propina’, é melhor escrever ‘Grande parte dos políticos recebe propina’", diz o professor Alexandre.
6. As afirmações são comedidas e serenas
Outro ponto forte é a ponderação. “Não é o caso de quem tem um discurso inflamado, típico das redes sociais”, diz Alexandre.
7. Não há frases nem expressões clichê
Frases feitas não acrescentam nenhuma informação ao texto, e costumam passar longe das redações que mais impressionam os corretores. “Um dos principais diferenciais de um candidato é a originalidade que ele demonstra na escrita”, afirma a professora Verônica.
8. O candidato demonstra ter conhecimento da área
Ir bem na redação não depende apenas das suas competências linguísticas, mas também do domínio de conceitos, autores e bibliografia da sua área profissional. “Logo de cara, um bom texto já traz nomes, números e informações técnicas que mostram que o aluno conhece bem a sua profissão”, diz Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional.
9. As teses não são ingênuas
Não há nada de errado com o otimismo, mas ninguém ganha pontos com utopias. Não dá para escrever frases como "Para acabar com a violência, é preciso...", de acordo com o professor Alexandre. Será que é mesmo possível acabar com a violência? Segundo ele, soa mais plausível algo como "Para reduzir os índices de violência, é preciso...".
10. A redação apresenta uma solução para o problema
Um bom desfecho também conta pontos a favor do candidato. “O ideal é quando o autor traz uma saída para o problema exposto, de forma a refletir sua preocupação com a dignidade humana”, comenta o professor Diogo."
Fonte: site msn.com
sábado, 29 de novembro de 2014
CHAVES - o que nos conta?
Nosso chato e adorado Chaves foi para o céu. E o que mais acho interessante na série é a criatividade que eles tinham sem precisarem de cenários luxuosos ou recursos com efeitos e etc. Com muita simplicidade conseguiam fazer muita gente rir. Particularmente, quando começou a ser exibido no Brasil , não achava graça, porém, fazia meu pai rir e muito! E ver meu pai rindo feito criança me fazia rir também.
Falar sobre a série neste momento seria enfadonho, uma vez que todos conhecem a história. Então vou falar sobre o que talvez muita gente não saiba e sobre alguma curiosidades deste fenômeno que foi o programa CHAVES.
O primeiro episódio foi ao ar no México em 1971 - eu ainda nem era nascida!rsrsrs
"Dos 1000 episódios produzidos , centenas são inéditos no Brasil, quando a série veio para o nosso País na década de 80, o SBT, na época TVS, comprou apenas 13 episódios. Com o sucesso,comprou outros três lotes, mas nunca chegou a adquirir todos os programas.
Chaves é recheado dessas curiosidades acumuladas ao longo desses 40 anos. Uma delas é que Tangamandápio, a cidade do carteiro Jaiminho, realmente existe e se situa no estado de Michoacán. Mas ela fica muito longe, então é melhor evitar a fadiga.
A Dona Florinda, que tem o mesmo nome da atriz, é casada com Roberto Bolaños ( Chaves), mas nem sempre foi assim. Antes do relacionamento dos dois, ela namorou Carlos Villagrán (Quico) e muitos atribuem a saída de Quico do seriado à troca de pares.
Quando Dona Florinda e o Professor Girafales se encontram, sempre toca uma música, que é o tema do filme “E o Vento Levou” em outro arranjo. Todas as outras canções que tocam no programa foram compostas pelo próprio Roberto Bolaños. Inclusive, no começo da série, ele mesmo teve que economizar dinheiro para investir no cenário. A Televisa apostou recursos somente depois e dá para entender porque a vila era toda feita de papelão e isopor.
Chaves parou de ser gravado em 1992 e o cenário utilizado nas gravações já não existe mais. Ao longo dos anos, ainda com o programa no ar, alguns atores morreram. Foram eles: Ramón Valdés (Seu Madruga), Angelines Fernandez (Dona Clotilde), Raul Padilla (Jaiminho) e Horácio Gómez Bolaños (Godines). Foi a morte de Ramón Valdés que fez a série perder o ritmo. Seu Madruga era um dos personagens mais marcantes de Chaves e, para o elenco, a perda foi irreparável.
Os outros atores continuam vivos e muitos ainda recebem homenagens por conta do programa. Recentemente, Edgar Vívar e Carlos Villagrán estiveram no Brasil e participaram de diversos shows de televisão.
No dia 28 de novembro de 2014 o mestre Roberto Bolaños disse adeus, mas a obra de quem fez rir e chorar nunca será esquecida.
Pipipipipi…."
FONTE:http://tudo.extra.com.br/cds-dvds-blu-ray/nao-foi-sem-querer-querendo-a-historia-de-sucesso-da-turma-do-chaves/
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Guarda Compartilhada
Achei muito bacana esta aprovação do Senado. Vejo como sofrem alguns pais ( e filhos )por serem obrigados a contentarem-se com apenas uma visita a cada 15 dias.
Espero que a presidenta entenda que, da mesma forma que a mãe ama poder ter tempo com seus filhos, o pai também.
Claro que, esta nova lei não se aplica a pais ausentes. Estes, devem permanecerem bem longe mesmo. Particularmente, penso que a criança deve ser ouvida sim, elas são muito inteligentes e hoje em dia, muito mais expertas.
"O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que regulamenta a guarda compartilhada de pais divorciados mesmo que não haja acordo entre mãe e pai sobre a custódia dos filhos. O texto agora segue para sanção presidencial. A proposta havia sido aprovada mais cedo em uma comissão de senadores.
A nova proposta estabelece que a guarda deve definir um tempo equilibrado de convivência com a mãe e com os pais.
Pelo texto da nova norma, a guarda unilateral – do pai ou da mãe - será concedida se um dos pais abrirem mão da guarda ou em caso de o juiz identificar que o filho não deve permanecer sob a tutela de um deles.
A proposta também definiu aplicação de multa a estabelecimentos públicos ou privados que se negarem a dar informações sobre o filho a qualquer um dos pais.
Também serão necessárias autorizações dos dois pais para que um filho mude de cidade e viaje ao exterior.A cidade em que os filhos vão morar deve ser decidida atendendo de melhor forma os interesses da criança.
O projeto altera o Código Civil. Pela norma atual, a guarda compartilhada é aplicada apenas quando há acordo entre os pais. "
Fonte: site UOL
domingo, 23 de novembro de 2014
Rubim
Nós - da cidade grande, estamos tão habituados com medicamentos de farmácia, que quando alguém diz que um certo 'mato' fervido pode aliviar alguma dor, logo torcemos o nariz desconfiados.
Pois bem, minha mãe está com uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, popularmente conhecida como esporão. Ficava sem dormir direito quase todos os dias devido a dor. Os medicamentos aliviavam mas não resolviam. Até que, meu amorzão levou-me para dentro do mato ( no bom sentido , calma gente !rsrsrrs) e me apresentou a planta acima: chama-se Rubim mas, é conhecida em sua cidade como Rubi. Trouxe para casa, fervi e minha mãe começou a fazer escalda pés com a planta por 1 semana. E pasmem! ela já conseguiu dormir logo no primeiro dia e após o final do tratamento, sua dor regrediu 90%!!!
Torço para que as industrias invistam em pesquisas mais a fundo sobre os benefícios desta magnifica planta.
"O Rubim é nativo de regiões menos áridas da África, da Índia e do Caribe. Apesar de estudos ainda não terem verificado todos os usos medicinais desta planta, um chá feito de suas folhas é comumente usado pelos herbalista para acalmar os nervos, curar queimaduras, aliviar os sintomas de febre ou resfriado, e até mesmo combater a malária.
O Rubim pertencente à família Lamiaceae.A planta é frequentemente usado como um medicamento, mas algumas pessoas, até mesmo usam fumar a erva como uma alternativa levemente eufórico à maconha.
A lista de usos potenciais do Rubim é bastante longa, no entanto, porém para estudos precisam ser feitos. Além dos usos acima mencionados, estes chás e tinturas também são usados para aliviar a hipoglicemia e dor da artrite. Em Trinidad, o Rubim é muito usado para curar resfriado e febre e também é amplamente utilizado por asmáticos. Alguns até usam a erva para aliviar problemas cardíacos, de palpitações irregulares à hipertensão. É também utilizado para controlar a menstruação e como um agente antibacteriano leve."
Fonte: http://www.asplantasmedicinais.com/rubim-origem-beneficios-preco.html
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
E hoje é o nosso dia! Dia do Biomédico
Estou duplamente feliz hoje, primeiro porque participei do sucesso que foi a auditoria de Acreditação PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - de onde eu trabalho e ouvir do auditor que há muito tempo não encontrava tão mínimas não conformidades em uma Instituição, foi simplesmente um bálsamo para nossos ouvidos, reflexo de um trabalho incansável de toda a equipe há bastante tempo.
Segundo porque hoje é dia de comemorar a delícia de ser Biomédica em sua plenitude. É uma área nem sempre reconhecida, muitas vezes confundida com medicina mas, sobretudo, uma profissão extremamente gratificante!
Para quem ainda não compreende muito sobre a Biomedicina, resumidamente irei explicar:
Antigamente, nas faculdades de Medicina, percebia-se que muitos alunos não se interessavam pelo atendimento de consultório ou cirurgia. Estes, se apaixonavam pelo Diagnóstico laboratorial das doenças. E foi assim, que na década de 70 a Universidade Federal de SP ( UNIFESP) desmembrou as matérias de Diagnóstico laboratorial e fez nascer um curso novo, batizado como Biomedicina. Assim, os alunos podiam estudar somente aquilo que lhes interessavam. Estas disciplinas continuaram a fazer parte da grade dos cursos de Medicina, porém, os alunos puderam optar pela ciência biomédica o que causou um enorme sucesso na época.
Nossa profissão abre um leque de especialização em mais de 33 áreas diferentes, que vai desde Análises Clínicas à Perfusão, passa pela Acupuntura e Estética, se destaca na Biologia molecular e Imagem.
Só não tem sucesso , quem não se valoriza.
Parabéns à todos os colegas e alunos !
domingo, 2 de novembro de 2014
ANGEL CATS - Anjos de muitas vidas
Eu desafio a qualquer pessoa que nunca teve um gato na vida a adotar um e se depois de 1 semana não estiver completamente apaixonado, eu me comprometo a encontrar outro lar para ele.
Este livro fala das experiências de várias pessoas e seus gatos, tem desde os que amavam incondicionalmente, aos que eram resistentes ( como o meu próprio pai ) e após alguns dias foram conquistados por estes seres encantadores. Como já comentei aqui certa vez, meu pai se porta aos meus gatos como: "o Vô tá aqui, o vô chegou".
Não é a toa que esses bichanos eram considerados sagrados no Egito antigo, "eles ajudaram os antigos egípcios a combater um de seus piores inimigos - os ratos que infestavam a região, destruindo as colheitas de grãos e cereais, além de espalharem doenças. Quando notaram que os gatos eram a solução para controlar a população de roedores, os egípcios começaram a tratar os bichanos como membros da família e passaram a encará-los como verdadeiras divindades. Essa adoração teve de contar com a ajuda das autoridades, porque, antes de o animal ser decretado um ente sagrado, muitos bichanos eram servidos como prato principal às margens do rio Nilo. Uma das deusas egípcias representadas com cabeça de gato era Bastet (também conhecida como Bast e Ubasti). Ela começou a ser cultuada por volta de 3000 a.C. e representava o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Além de Bastet, as duas principais divindades egípcias - Ra, o deus do Sol, e Ísis, a deusa da vida - também apresentavam traços felinos."
Existem algumas diferenças de significado com relação a pata que está levantada, ou seja, direita, esquerda ou ambas as patas.
Pata direita levantada: significa que ele trará boa sorte e riqueza.
Pata esquerda levantada: significa que ele trará mais clientes.
Ambas as patas levantadas: significa que trará ambas as coisas: sorte, dinheiro e clientes.
Diz a tradição que quanto mais alta a pata estiver levantada, mais dinheiro, sorte e clientes trará."
E eu concordo plenamente quando o autor do livro diz que, os gatos são misteriosos, inteligentes,sossegados,astutos,intrigantes,iluminados,irritantes,serenos,indiferentes,persistentes,pacientes e cautelosos - e mais uma centena de palavras que podem ser usadas para descrevê-los.São criaturas complexos que nos encantam com seu jeito afetuoso e nos confundem com seu modo de expor sabedoria.
Deus guarda pessoas e animais. Salmo 36:7
A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo.Tu,Senhor,preservas os homens e os animais.
Este livro fala das experiências de várias pessoas e seus gatos, tem desde os que amavam incondicionalmente, aos que eram resistentes ( como o meu próprio pai ) e após alguns dias foram conquistados por estes seres encantadores. Como já comentei aqui certa vez, meu pai se porta aos meus gatos como: "o Vô tá aqui, o vô chegou".
Não é a toa que esses bichanos eram considerados sagrados no Egito antigo, "eles ajudaram os antigos egípcios a combater um de seus piores inimigos - os ratos que infestavam a região, destruindo as colheitas de grãos e cereais, além de espalharem doenças. Quando notaram que os gatos eram a solução para controlar a população de roedores, os egípcios começaram a tratar os bichanos como membros da família e passaram a encará-los como verdadeiras divindades. Essa adoração teve de contar com a ajuda das autoridades, porque, antes de o animal ser decretado um ente sagrado, muitos bichanos eram servidos como prato principal às margens do rio Nilo. Uma das deusas egípcias representadas com cabeça de gato era Bastet (também conhecida como Bast e Ubasti). Ela começou a ser cultuada por volta de 3000 a.C. e representava o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Além de Bastet, as duas principais divindades egípcias - Ra, o deus do Sol, e Ísis, a deusa da vida - também apresentavam traços felinos."
O gatinho japonês que acena
" Maneki Neko sempre se apresenta acenando pra as pessoas.Existem algumas diferenças de significado com relação a pata que está levantada, ou seja, direita, esquerda ou ambas as patas.
Pata direita levantada: significa que ele trará boa sorte e riqueza.
Pata esquerda levantada: significa que ele trará mais clientes.
Ambas as patas levantadas: significa que trará ambas as coisas: sorte, dinheiro e clientes.
Diz a tradição que quanto mais alta a pata estiver levantada, mais dinheiro, sorte e clientes trará."
E eu concordo plenamente quando o autor do livro diz que, os gatos são misteriosos, inteligentes,sossegados,astutos,intrigantes,iluminados,irritantes,serenos,indiferentes,persistentes,pacientes e cautelosos - e mais uma centena de palavras que podem ser usadas para descrevê-los.São criaturas complexos que nos encantam com seu jeito afetuoso e nos confundem com seu modo de expor sabedoria.
Deus guarda pessoas e animais. Salmo 36:7
A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo.Tu,Senhor,preservas os homens e os animais.
sábado, 1 de novembro de 2014
E mais ASSUNTOS PENDENTES
Dando continuidade ao livro ASSUNTOS PENDENTES, hoje finalizo algumas das principais mensagens que me chamaram atenção ao longo destas páginas de ensinamentos...
Vamos começar pelo AMOR ou pelo MEDO?
"São as características do amor que atraem pessoas e situações para nós. Quando fazemos alguma coisa por amor, criamos mais amor. Em contrapartida, quando fazemos algo por dinheiro ou fama, por exemplo, poderemos obter essas coisas, mas nosso coração e nossa alma ficarão vazios. Quando vivemos com amor, ele nos afeta com características positivas como alegria, felicidade e compaixão.
Pare alguns minutos e reveja certas decisões e escolhas que fez na vida. Elas vieram de um lugar de amor ou de medo? Se você está feliz e realizado, está vivendo num lugar de amor. Mas, se estiver se sentindo frustrado, ansioso ou inseguro, isso significa que deixou o medo comandar sua vida e está vivendo na ilusão da verdade. A partir deste momento, preste atenção nas decisões que tomar. Se ficar preocupado e aflito, isso significa que está vindo de um lugar de medo. Mas se a decisão o deixar feliz, você estará vindo do amor. Afinal, com amor, tudo é possível!
O AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS
Não é possessivo, nem ciumento , não impõe condições e muito menos reprime. Se todos decidissem viver movidos pelo amor e não pelo medo, não haveria sentimentos de culpa , nem guerras e sofrimentos. Como somos feitos à semelhança de Deus e Deus é Amor, precisamos nos esforçar para manifestar nosso amor em tudo que fazemos, dizemos e somos.
A CULPA
A culpa é inerente ao ser humano. Ela nos leva a acreditar que fizemos algo errado. Apesar de experimentarmos a culpa em vários momentos da vida, não sabemos lidar com ela. Nós a sufocamos ou a negamos. É fácil ver a irracionalidade da culpa naqueles que nos cercam, porque é muito mais simples perdoar os erros dos outros do que os nossos. Por alguma razão ilógica, o padrão que nos impomos é mais severo do que o que estabelecemos para os outros. Ao compreendermos que a culpa não muda nada e nos prejudica, talvez possamos nos desvencilhar dela.
PENSAMENTOS E AÇÕES
Oportunidades surgem todos os dias; você pode mudar. O importante é assumir a responsabilidade por seus pensamentos e ações. Sua vida nessa momento é resultado de seus pensamentos, pois eles são energia - são reais. É por causa do poder dos nossos pensamentos que os espíritos de luz nos incentivam a perdoar, mesmo quando parece impossível, e a superar os medos, para que nossos sonhos se concretizem. Se tivermos Deus no coração, seremos capazes de converter conflito em paz e raiva em compaixão. Substituiremos a culpa pela responsabilidade, corrigindo erros e transformando sofrimentos em realizações.
Todos nós estamos destinados a viver uma existência de amor e a ter todas as nossas necessidades atendidas. Cada um de nós está destinado a expressar-se como ser único que é.
RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Nossos sistemas de crenças religiosas são muitas vezes agrupados sob o rótulo da 'espiritualidade'. Para mim, religião e espiritualidade são dois conceitos muito distintos. Uma pessoa religiosa não é necessariamente espiritualizada , e uma pessoa espiritualizada não é necessariamente religiosa. Espiritualidade é a maneira como alguém expressa seu próprio espírito. Religião é um conjunto de regras e restrições impostas ao espírito de um indivíduo. A primeira é natural e infinita; a segunda é uma criação humana e é finita. "
Bem, é isso. Boa leitura à todos! ;o)
Vamos começar pelo AMOR ou pelo MEDO?
"São as características do amor que atraem pessoas e situações para nós. Quando fazemos alguma coisa por amor, criamos mais amor. Em contrapartida, quando fazemos algo por dinheiro ou fama, por exemplo, poderemos obter essas coisas, mas nosso coração e nossa alma ficarão vazios. Quando vivemos com amor, ele nos afeta com características positivas como alegria, felicidade e compaixão.
Pare alguns minutos e reveja certas decisões e escolhas que fez na vida. Elas vieram de um lugar de amor ou de medo? Se você está feliz e realizado, está vivendo num lugar de amor. Mas, se estiver se sentindo frustrado, ansioso ou inseguro, isso significa que deixou o medo comandar sua vida e está vivendo na ilusão da verdade. A partir deste momento, preste atenção nas decisões que tomar. Se ficar preocupado e aflito, isso significa que está vindo de um lugar de medo. Mas se a decisão o deixar feliz, você estará vindo do amor. Afinal, com amor, tudo é possível!
O AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS
Não é possessivo, nem ciumento , não impõe condições e muito menos reprime. Se todos decidissem viver movidos pelo amor e não pelo medo, não haveria sentimentos de culpa , nem guerras e sofrimentos. Como somos feitos à semelhança de Deus e Deus é Amor, precisamos nos esforçar para manifestar nosso amor em tudo que fazemos, dizemos e somos.
A CULPA
A culpa é inerente ao ser humano. Ela nos leva a acreditar que fizemos algo errado. Apesar de experimentarmos a culpa em vários momentos da vida, não sabemos lidar com ela. Nós a sufocamos ou a negamos. É fácil ver a irracionalidade da culpa naqueles que nos cercam, porque é muito mais simples perdoar os erros dos outros do que os nossos. Por alguma razão ilógica, o padrão que nos impomos é mais severo do que o que estabelecemos para os outros. Ao compreendermos que a culpa não muda nada e nos prejudica, talvez possamos nos desvencilhar dela.
PENSAMENTOS E AÇÕES
Oportunidades surgem todos os dias; você pode mudar. O importante é assumir a responsabilidade por seus pensamentos e ações. Sua vida nessa momento é resultado de seus pensamentos, pois eles são energia - são reais. É por causa do poder dos nossos pensamentos que os espíritos de luz nos incentivam a perdoar, mesmo quando parece impossível, e a superar os medos, para que nossos sonhos se concretizem. Se tivermos Deus no coração, seremos capazes de converter conflito em paz e raiva em compaixão. Substituiremos a culpa pela responsabilidade, corrigindo erros e transformando sofrimentos em realizações.
Todos nós estamos destinados a viver uma existência de amor e a ter todas as nossas necessidades atendidas. Cada um de nós está destinado a expressar-se como ser único que é.
RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Nossos sistemas de crenças religiosas são muitas vezes agrupados sob o rótulo da 'espiritualidade'. Para mim, religião e espiritualidade são dois conceitos muito distintos. Uma pessoa religiosa não é necessariamente espiritualizada , e uma pessoa espiritualizada não é necessariamente religiosa. Espiritualidade é a maneira como alguém expressa seu próprio espírito. Religião é um conjunto de regras e restrições impostas ao espírito de um indivíduo. A primeira é natural e infinita; a segunda é uma criação humana e é finita. "
Bem, é isso. Boa leitura à todos! ;o)
domingo, 26 de outubro de 2014
ASSUNTOS PENDENTES - James Van Praagh
Achei que não iria aguentar acabar de ler este livro para correr aqui no blogger e dividir o quanto esta obra tem para dizer. Simplesmente incrível! Independente de sermos espíritas ou não, os ensinamentos do autor é um verdadeiro divisor de águas na vida que qualquer um, com ou sem fé.
Difícil escolher um tema para exemplificar pois todos são maravilhosos. Então, procurarei a cada dia escrever sobre algum.
Hoje irei falar sobre Honestidade. Por quê algumas pessoas não são - para começar - honestas consigo mesmas? criam ilusões, fazem promessas que não podem cumprir, depois fazem até a mãe mentir. O que ganham com isso? custo a acreditar como alguém seja capaz de enganar o próximo desta maneira e pior, fazê-las acreditar o quão verdadeiras se mostram ser.
No capitulo cinco do livro, que fala sobre Perdoar e Esquecer, o autor explana sobre a tendência que as pessoas tem de magoarem os entes mais próximos - parceiros, amigos, membros da família e colegas de trabalho. Se a mágoa que se sente não for tratada ,pode se transformar em ressentimento, que crescem como aves daninhas e arruína uma pessoa. E por adorá-las, não se espera que possam jamais magoar. E "de certa maneira, nos expomos à mágoa, porque esperamos que elas ajam de uma determinada maneira e nos aborrecemos quando não correspondem à nossa expectativa.
Muitos acreditam que, se perdoarmos alguém que nos enganou ou magoou, teremos, de alguma forma, cedido e sido derrotados. Pensamos que o agressor achará que pode nos magoar de novo. Ao não perdoarmos, nos sentimos superiores ao ofensor. Queremos ensinar-lhe uma lição. Mas, na realidade, o ato de nos agarrarmos a ressentimentos alimenta nossas falsas expectativas. Esperamos que nossa recusa faça a pessoa se arrepender e não repetir o que fez. Porém, isso raramente funciona.Se quisermos que um relacionamento ou uma situação mude, precisamos estar dispostos a dizer clara e serenamente o que queremos. Se a pessoa não quiser mudar, só nos resta aceitar a decisão dela e seguir em frente."
Boa reflexão à todos! ;o)
Difícil escolher um tema para exemplificar pois todos são maravilhosos. Então, procurarei a cada dia escrever sobre algum.
Hoje irei falar sobre Honestidade. Por quê algumas pessoas não são - para começar - honestas consigo mesmas? criam ilusões, fazem promessas que não podem cumprir, depois fazem até a mãe mentir. O que ganham com isso? custo a acreditar como alguém seja capaz de enganar o próximo desta maneira e pior, fazê-las acreditar o quão verdadeiras se mostram ser.
No capitulo cinco do livro, que fala sobre Perdoar e Esquecer, o autor explana sobre a tendência que as pessoas tem de magoarem os entes mais próximos - parceiros, amigos, membros da família e colegas de trabalho. Se a mágoa que se sente não for tratada ,pode se transformar em ressentimento, que crescem como aves daninhas e arruína uma pessoa. E por adorá-las, não se espera que possam jamais magoar. E "de certa maneira, nos expomos à mágoa, porque esperamos que elas ajam de uma determinada maneira e nos aborrecemos quando não correspondem à nossa expectativa.
Muitos acreditam que, se perdoarmos alguém que nos enganou ou magoou, teremos, de alguma forma, cedido e sido derrotados. Pensamos que o agressor achará que pode nos magoar de novo. Ao não perdoarmos, nos sentimos superiores ao ofensor. Queremos ensinar-lhe uma lição. Mas, na realidade, o ato de nos agarrarmos a ressentimentos alimenta nossas falsas expectativas. Esperamos que nossa recusa faça a pessoa se arrepender e não repetir o que fez. Porém, isso raramente funciona.Se quisermos que um relacionamento ou uma situação mude, precisamos estar dispostos a dizer clara e serenamente o que queremos. Se a pessoa não quiser mudar, só nos resta aceitar a decisão dela e seguir em frente."
Boa reflexão à todos! ;o)
domingo, 19 de outubro de 2014
Devassos por Natureza - Jesse Bering
Ei esperem!!! não é nada do que estão pensando! ( risos ) Não li nenhum livro erótico - embora esteja escrevendo um nessa linha - "Devassos por Natureza" é uma obra interessantíssima do PhD em Psicologia Jesse Bering que desmistifica temas íngremes que vão desde o homossexualismo ao canibalismo, sem cortes, sem escolha de palavras, enfim, sem censura alguma.
O livro é dividido em oito partes e você pode ler na sequencia ou escolher os tópicos de acordo com sua curiosidade.
Descobri por exemplo que não existe ejaculação precoce, na verdade antes de se romantizar e ligarem sexo ao amor, a ejaculação nos primórdios tinha como fim a reprodução e ponto. Nada mais que três minutos para conseguirem seus objetivos. Com a evolução humana, os homens passaram a "segurarem a onda" para que suas parceiras que necessitam de pré liminares e toda dose de romantismo possível conseguissem a um tempo confortável ,atingirem seu ápice ( tem um tópico só sobre orgasmo feminino ) - o que sempre leva um tempo maior que o homem e por este motivo, uma infinidade de tratamentos explodiram para que os parceiros aprendessem a controlar toda sua 'energia'.
E nessa mistura organizada de assuntos, há explicações até sobre a natureza das pessoas assexuadas ( sim existem! ), mulheres que gostam de homens que gostam de homens, enfim, é uma leitura muito louca - literalmente - mas, o melhor, nada contido nesta obra expressa exclusivamente a opinião do autor, tudo que ele escreve tem embasamento cientifico e foi isso que me chamou atenção, em todas as passagens tem uma citação, uma experiência comprovada.
Por fim, recomendo este livro - para você que é ou não devasso - mesmo porque este titulo não tem nada haver com o conteúdo. A literatura está mais para Darwiniana -sexual - explicativa, que para qualquer inclinação que possa aparentar.
Um beijo à todos e boa leitura!
O livro é dividido em oito partes e você pode ler na sequencia ou escolher os tópicos de acordo com sua curiosidade.
Descobri por exemplo que não existe ejaculação precoce, na verdade antes de se romantizar e ligarem sexo ao amor, a ejaculação nos primórdios tinha como fim a reprodução e ponto. Nada mais que três minutos para conseguirem seus objetivos. Com a evolução humana, os homens passaram a "segurarem a onda" para que suas parceiras que necessitam de pré liminares e toda dose de romantismo possível conseguissem a um tempo confortável ,atingirem seu ápice ( tem um tópico só sobre orgasmo feminino ) - o que sempre leva um tempo maior que o homem e por este motivo, uma infinidade de tratamentos explodiram para que os parceiros aprendessem a controlar toda sua 'energia'.
E nessa mistura organizada de assuntos, há explicações até sobre a natureza das pessoas assexuadas ( sim existem! ), mulheres que gostam de homens que gostam de homens, enfim, é uma leitura muito louca - literalmente - mas, o melhor, nada contido nesta obra expressa exclusivamente a opinião do autor, tudo que ele escreve tem embasamento cientifico e foi isso que me chamou atenção, em todas as passagens tem uma citação, uma experiência comprovada.
Por fim, recomendo este livro - para você que é ou não devasso - mesmo porque este titulo não tem nada haver com o conteúdo. A literatura está mais para Darwiniana -sexual - explicativa, que para qualquer inclinação que possa aparentar.
Um beijo à todos e boa leitura!
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Atibaia SP Brasil
Adoro falar de sabores, aromas e especialmente dos lugares que conheci. Nem sempre consigo ter tempo para dividir estas experiências aqui no blogger mas, mesmo que demore, vou sempre procurar deixar aqui minhas impressões pessoais de tudo que vi por aí...
Hoje vou falar de uma cidade simplesmente encantadora, desde a geografia à população, muito simpática e acolhedora. "De origem tupi, temos Tybaia, sendo o "ty"- baia ( ou aia ), que significa rio manso, de águas tranquilas,abundantes, agradáveis ao paladar. Até chegar ao nome ATIBAIA, o vocabulário passou por várias modificações: Thubaia,Atubaia,Thibaya mas, o significado permaneceu fiel - manancial de água saudável."
E é sobre esta linda cidade pela qual fiquei encantada - literalmente - que quero indicar como uma opção de passeio a todos no final de semana. Para quem aprecia uma vista de tirar o fôlego, um passeio obrigatório é a subida até a pedra grande, dá para subirmos de carro ou a pé, através de trilha. A vista é simplesmente apaixonante, no alto de seus 1450 metros de altura, em dias claros, é possível visualizarmos sete cidades.Minha dica é que você leve casaco pois venta muuuito, aiii que frio! e se tiver um pouco mais de coragem, dá para saltar de paraglider, fazer uma escalada ou rapel - não! ainda não saltei! estou criando coragem para a parte radical do local - enquanto isso, curto o mirante espetacular com direito a por do sol beijando-me a face e me fazendo sentir vontade de voltar e voltar...
Anualmente, acontece a festa do morango e das flores- fui conhecer de perto a tão famosa época na cidade. Palavras são incapazes de descrever a beleza, perfeccionismo e criatividade da comunidade em realizar este evento. Os morangos tornam-se quase coadjuvantes frente a grandiosidade dos cenários de flores montados.
Então, deixo para vocês algumas fotos que tiramos e que traduzem mais de mil palavras!
Hoje vou falar de uma cidade simplesmente encantadora, desde a geografia à população, muito simpática e acolhedora. "De origem tupi, temos Tybaia, sendo o "ty"- baia ( ou aia ), que significa rio manso, de águas tranquilas,abundantes, agradáveis ao paladar. Até chegar ao nome ATIBAIA, o vocabulário passou por várias modificações: Thubaia,Atubaia,Thibaya mas, o significado permaneceu fiel - manancial de água saudável."
E é sobre esta linda cidade pela qual fiquei encantada - literalmente - que quero indicar como uma opção de passeio a todos no final de semana. Para quem aprecia uma vista de tirar o fôlego, um passeio obrigatório é a subida até a pedra grande, dá para subirmos de carro ou a pé, através de trilha. A vista é simplesmente apaixonante, no alto de seus 1450 metros de altura, em dias claros, é possível visualizarmos sete cidades.Minha dica é que você leve casaco pois venta muuuito, aiii que frio! e se tiver um pouco mais de coragem, dá para saltar de paraglider, fazer uma escalada ou rapel - não! ainda não saltei! estou criando coragem para a parte radical do local - enquanto isso, curto o mirante espetacular com direito a por do sol beijando-me a face e me fazendo sentir vontade de voltar e voltar...
Anualmente, acontece a festa do morango e das flores- fui conhecer de perto a tão famosa época na cidade. Palavras são incapazes de descrever a beleza, perfeccionismo e criatividade da comunidade em realizar este evento. Os morangos tornam-se quase coadjuvantes frente a grandiosidade dos cenários de flores montados.
Então, deixo para vocês algumas fotos que tiramos e que traduzem mais de mil palavras!
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
48º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial 2014
Ao contrário do que muita gente pensa, ir a um Congresso passa longe de qualquer ‘Glamour’. São dias intensos de aulas, uma atrás da outra, correria para uma vaga nas aulas extras, fila para comer,dificuldade para encontrar lugar nas salas, enfim, somado a tudo isso, vem a saudade da família, do arroz com feijão e da nossa caminha. No máximo, é possível juntar as folgas e antecipar a viagem e/ou estendê-la para conseguir aproveitar um dia de sol , visitar os parentes - como no meu caso - e almoçar na Confeitaria Colombo.
O Congresso deste ano, que foi na cidade maravilhosa, achei o espaço Sul América excelente! Espaçoso, confortável e de fácil acesso.
Gostei muito das aulas que assisti e do acesso as novas tecnologias, como o equipamento de Hematologia que não usa reagentes, de um equipamento que identifica o patógeno em uma crise de infecção intestinal em 1 hora no pronto socorro, outro que basta assoprarmos um tubo e por um processo de biologia molecular, é capaz de nos dizer em duas horas se estamos com câncer de mama ou até mesmo tuberculose. E por ultimo e mais surpreendente de todos, a tecnologia da Theranos, onde com apenas uma gota de sangue é possível a realização de uma bateria de exames a preços populares.
Coisas simples como o coeficiente de variação de uma análise de urina tipo I manual e automatizada que difere em até 50% !! fiquei surpresa e chocada, isso significa que ao analisarmos uma urina por estes métodos, a diferença de resultado pode ser de até 50% evidenciando é claro que a automatização é muito mais fiel que nossos cansados olhos de analistas.
Na Gestão de compras , programas fabulosos que nos permitem monitorar desde a temperatura quando o insumo sai da fábrica à produtos próximos do vencimento que nos emitem um alerta , tecnologias essa que já existe no país, porém, ainda extremamente cara.
Quero dizer que sou muita grata a Deus pelos dois Ipad que ganhei e pelos prêmios que meus amigos conquistaram também. Por fim, agradeço a equipe que viajou comigo, levando dois trabalhos incríveis que foram apresentados, ter estado com vocês foi uma experiência maravilhosa e fica aqui, meu muito obrigada!
Segue baixo, nossos resumos dos trabalhos: Utilização da capabilidade e seu índice nos processos sob controle da métrica seis sigma como ferramenta estratégica e de gerenciamento. autores:Rodrigues, L.; Salomão, D. F.; Veludo, A. G.; Bezerra, F. R.; Assis, J. M. L. Objetivo: Empregar a capabilidade (Cp e Cpk) em nossos controles de qualidade na seção de bioquímica clínica (Modular – Roche) e marcadores cardíacos (Cobas E411 – Roche), como forma de contribuir perifericamente na marcha de monitorização e gerenciamento da métrica Sigma e do que é desenvolvido atualmente em nosso laboratório, onde lançamos a necessidade deste estudo que contribuirá em nosso progresso e visão crítica de nossas práticas de Controle de Qualidade Interno (CQI) e Externo (CQE). Casuística e métodos: Reunimos os dados obtidos do nosso CQI e CQE no período de 6 meses. Posteriormente realizamos análises de todos os nossos dados dentro do período estabelecido e avaliamos o Cp e Cpk conjuntamente com a evolução da métrica sigma. Resultados e conclusões: Ao analisarmos os dados observamos que alguns analitos possuem valores de Sigma excelentes, porém o Cp e Cpk não assumem tal comportamento. Sabemos que quanto melhor o Sigma menor serão os erros, já quando analisamos pela ótica da capacidade do processo (Cp e Cpk), os valores de Sigma não influenciam para termos um bom Cp e Cpk, ou seja, estas métricas não são diretamente proporcionais, e o objetivo de sua utilização está inerente às suas particularidades. O resultado obtido a partir do método adotado mostrou que as características avaliadas no processo indicado apresentam baixa variação no que tange aos limites de especificação, entretanto a distribuição não está centrada entre os limites de especificação, necessitando que seja realizado um acompanhamento sistemático, com o propósito de melhorar o controle de qualidade com as regras de westgard empregados. Referência: Lourenço Filho, R. C. B. Controle Estatístico de Qualidade. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro, 1976. Comparabilidade da creatinina pelo método de eletrodo seletivo e Jaffé, utilizando o coeficiente de correlação por regressão linear e erro total analítico. Autores:Rodrigues, L.; Salomão, D. F.; Veludo, A. G.; Bezerra, F. R.; Assis, J. M. L. Objetivo: avaliar a dosagem de creatinina realizada em nosso laboratório por duas metodologias distintas: eletrodo seletivo (Gasometria ABL800/Radiometer) e pelo método de creatinina Jaffé. Casuística e métodos: Iniciamos o nosso estudo através da comparabilidade analítica de suas equivalências, onde utilizamos 21 amostras de soro livres de hemólise, lipemia ou icterícia, e que foram dosadas sequencialmente nas duas metodologias. Os resultados destas análises foram equiparados e utilizamos o software EP Evaluator® como ferramenta comparativa dos dados. Resultado e Conclusão: O estudo mostrou que as duas metodologias apresentaram resultados excelentes, onde o coeficiente de correlação linear calculado foi de 0,9979 com equação da reta y = 1,0547x + 0,0075. O Erro Total analítico permitido foi de 7,7; obtido da variação biológica e o erro total alcançado e estimado pelo software EP Evaluator® foi de 0,074. Estes dados indicam uma forte correlação positiva com forte poder de explicação do modelo. Concluímos que ambas as metodologias empregadas em nossa rotina são equivalentes analiticamente, contribuindo com resultados rápidos dentro de um perfil de valores metabólitos realizado em um equipamento de gasometria (ABL800). Referências Bibliográficas: Werkema, M. C. C. e Aguiar, S. Análise de Regressão: como entender o relacionamento entre as variáveis deum processo. Fundação Cristiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG. Belo Horizonte, 1996; Prado-Malucelli, Silvia Regina; Picheth, Geraldo; Scartezini, Marileia; Alcântara, Vânia Manfredini. Estudo comparativo entre as metodologias enzimática e picrato alcalino cinético na determinação da creatinina 28(4):166-170, 1996.
domingo, 31 de agosto de 2014
Um Gato de rua chamado BOB
Sou suspeita para falar sobre o BOB porque sou gatófila assumida desde criança, sempre gostei e sempre desejei ter gatos. Meus pais foram contras até eu crescer um pouquinho mais e assumir toda a responsabilidade da criação. Lembro que no inicio, nem chegavam perto ,depois, já se consideravam "Vô e vó" ! - não tem como não rir quando lembro disso...
O que mais me identifiquei nessa obra foi o fato deste pequeno gatinho ser capaz de encantar até os mais resistentes e na minha vida isso sempre aconteceu com meus bebês.
Para quem não sabe,' a saliva do gato contém um desodorante natural ,razão pela qual eles se lambem muito. Já foi comprovado pelos zoólogos que os gatos que tiram o cheiro de si mesmos com a lambida sobrevivem mais tempo e tem filhos mais bem sucedidos. Esta também é sua maneira de se esconder depredadores como cobras, grandes lagartos e outros grandes mamíferos carnívoros '- como James comenta no livro.
Sugiro este livro também para aquelas pessoas que passam por alguma grande provação - a autor é ex dependente químico - e ao se ver responsável pelo seu gato BOB, conscientizou-se que precisava não ser dependente de nada. É uma grande lição de perseverança, vontade e dignidade.
Por fim, não foi James quem tirou BOB das ruas e sim BOB que o escolheu para voltar mais que dignamente.
#amei#
miauuuuuu.......
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
A Noviça e o Faraó
Embora nunca tenha me aprofundado no assunto, sempre achei a cultura egípcia muito interessante, desde aquelas pinturas faciais à la Cleópatra até suas enigmáticas pirâmides.
Quando comecei a ler a sinopse deste livro, fiquei mais curiosa ainda, pois o autor une a história do Egito Antigo dentro de um romance improvável contado por alguém real à espiritualidade que tornou esse amor "possível".
A personagem principal 'Omm Sety ' - que significa 'mãe do faraó' - em sua simplicidade e lucidez únicas, é narrada pelo autor com exatidão e riqueza de detalhes sobre sua encarnação anterior. E dentro deste contexto, aulas e aulas sobre a cultura do Egito.
E no auge de suas lembranças, emergem conceitos sobre a espiritualidade que merecem de nós, no mínimo, grande respeito.
Apreciei muito esta tese sobre Regressão que o escritor Herminio relatou:
"E para quê e por quê a regressão?
Muitos de nós, seres encarnados, gostaria de se ver ante a maravilhosa oportunidade de mergulhar no passado para tomar conhecimento do plano elaborado para a existência que se inicia, a fim de conhecer erros e acertos, defeitos e virtudes de caráter, potenciais a desenvolver,conquistas já consolidadas sobre as quais trabalhar,pontos fracos a fortalecer e eliminar ,identificar amigos e eventuais desafetos do passado, de modo a se associar produtivamente com os primeiros e reconciliar-se com os segundos - coisas desse tipo.
Mas, e a grande incógnita ? Quem estaria psicológica e emocionalmente preparado para revisitar velhos fantasmas pessoais sem os testes eliminatórios iniciais a essa espantosa viagem no tempo de si mesmo, pelos empoleirados corredores e desvãos da memória multimilenar?Como enfrentar seus medos, incertezas e angustias não resolvidos?
Regressão irresponsável ,atabalhoada e por mera curiosidade expõe o regredido a riscos potencialmente destrutivos, imprevisíveis e de dificílima reversão.
Outra passagem muito interessante, fala sobre o espirito dos que já morreram:
Muitos deles ,interferem sim, na vida dos que ainda se encontram encarnados na terra. Haja ou não consentimento para assim agir. Aí estão os numerosos casos de obsessão e possessão para evidenciar tal realidade. É certo , porém, que entidades desencarnadas mais evoluídas situadas na dimensão espiritual evitam qualquer tipo de interferência ,de vez que cabe a cada um de nós realizar suas próprias escolhas e decisões. Viver é escolher. Sem esse mecanismo, não teríamos como aprender com a própria vida e evoluir, corrigindo rumos e refazendo certo aquilo que outrora tenhamos feito de modo equivocado. Essa posição é particularmente adotada pelos espíritos guias, que acompanham nossos passos, oferecem uma ou outra sugestão via intuição, ou mediúnica ,mas nos deixam espaço suficiente para o pleno exercício do livre arbítrio. Do contrário, seria o mesmo que nos mandar para a escola e fazer por nós todos os deveres de casa que nos fossem solicitados."
Quando comecei a ler a sinopse deste livro, fiquei mais curiosa ainda, pois o autor une a história do Egito Antigo dentro de um romance improvável contado por alguém real à espiritualidade que tornou esse amor "possível".
A personagem principal 'Omm Sety ' - que significa 'mãe do faraó' - em sua simplicidade e lucidez únicas, é narrada pelo autor com exatidão e riqueza de detalhes sobre sua encarnação anterior. E dentro deste contexto, aulas e aulas sobre a cultura do Egito.
E no auge de suas lembranças, emergem conceitos sobre a espiritualidade que merecem de nós, no mínimo, grande respeito.
Apreciei muito esta tese sobre Regressão que o escritor Herminio relatou:
"E para quê e por quê a regressão?
Muitos de nós, seres encarnados, gostaria de se ver ante a maravilhosa oportunidade de mergulhar no passado para tomar conhecimento do plano elaborado para a existência que se inicia, a fim de conhecer erros e acertos, defeitos e virtudes de caráter, potenciais a desenvolver,conquistas já consolidadas sobre as quais trabalhar,pontos fracos a fortalecer e eliminar ,identificar amigos e eventuais desafetos do passado, de modo a se associar produtivamente com os primeiros e reconciliar-se com os segundos - coisas desse tipo.
Mas, e a grande incógnita ? Quem estaria psicológica e emocionalmente preparado para revisitar velhos fantasmas pessoais sem os testes eliminatórios iniciais a essa espantosa viagem no tempo de si mesmo, pelos empoleirados corredores e desvãos da memória multimilenar?Como enfrentar seus medos, incertezas e angustias não resolvidos?
Regressão irresponsável ,atabalhoada e por mera curiosidade expõe o regredido a riscos potencialmente destrutivos, imprevisíveis e de dificílima reversão.
Outra passagem muito interessante, fala sobre o espirito dos que já morreram:
Muitos deles ,interferem sim, na vida dos que ainda se encontram encarnados na terra. Haja ou não consentimento para assim agir. Aí estão os numerosos casos de obsessão e possessão para evidenciar tal realidade. É certo , porém, que entidades desencarnadas mais evoluídas situadas na dimensão espiritual evitam qualquer tipo de interferência ,de vez que cabe a cada um de nós realizar suas próprias escolhas e decisões. Viver é escolher. Sem esse mecanismo, não teríamos como aprender com a própria vida e evoluir, corrigindo rumos e refazendo certo aquilo que outrora tenhamos feito de modo equivocado. Essa posição é particularmente adotada pelos espíritos guias, que acompanham nossos passos, oferecem uma ou outra sugestão via intuição, ou mediúnica ,mas nos deixam espaço suficiente para o pleno exercício do livre arbítrio. Do contrário, seria o mesmo que nos mandar para a escola e fazer por nós todos os deveres de casa que nos fossem solicitados."
Assinar:
Postagens (Atom)